TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO COM A EMPRESA 3M NO BRASIL

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO COM A EMPRESA 3M NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

SEIS SIGMA E BALANÇO SCORECARD

TUTOR:

RONDONÓPOLIS – MT, MAIO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONCEITO 4

3. APLICAÇÃO NA EMPRESA 3M NO BRASIL 4

3.1 Aplicação do Seis Sigma na 3M do Brasil 4

4. CONCEITO DE BSC OU BALANÇO SCORECARD 5

5. APRESENTAÇÃO - SIEMENS 5

5.1 Aplicação BSC 6

6. CONCLUSÃO 7

1. INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa será abordado os temas:Seis Sigma, Balanço Scorecard (BSC) e também exemplo de estudo de caso na implantação do BSC.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar exemplos de como essas duas ferramentas de gestão trazem resultados positivos dentro de uma organização.

Serão demonstradas as etapas para a implantação do Sistema de Informações Gerenciais (o Seis Sigma) sua definição ,e também exemplos da implantação da ferramenta Balanço Scorecard ( BSC) bem como implicações durante a implicação da mesma.

2. CONCEITO

O Seis Sigma é uma forma de aumentar a qualidade e prevenir defeitos, assim como encontrar formas mais rápidas e econômicas de produzir; através de métodos estratégicos e sistemáticos. Teve sua origem com a Motorola nos anos 80, onde a empresa estava sendo substituída pelas empresas Japonesas, pois era alegado que seus produtos eram de baixa qualidade.

Então, o presidente Robert Galvin, que foi o principal criador do trabalho, desenvolveu uma técnica para mudar este cenário, que é o chamado Seis Sigma;

Ela funciona da seguinte maneira:

• Utiliza- se a produção na escala de Milhão;

• DMPO: “Defeitos por milhão de oportunidade”,

Significa que; de um milhão de produtos produzidos, a quantidade que possuir defeito representará o nível Sigma da empresa.

Nível de perfeição DMPO Nível SIGMA

30.9 % 690.000 1.0

69,2% 308.000 2.0

93.3% 66.800 3,0

99.4 % 61.210 4.0

99.98% 320 5,0

99,9997% 3,4 6,0

Normalmente, uma empresa sem utilizar a técnica Seis Sigma gasta 30% do seu faturamento no conserto e reparo de seus produtos, utilizando – se da técnica este percentual cai para 10%.

O nível Sigma é composto de uma grande análise das necessidades dos clientes, e aplica-se a como os produtos devem ser para que o lançamento tenha sucesso.

3. APLICAÇÃO NA EMPRESA 3M NO BRASIL

A 3M nasceu nos Estados Unidos em 1902, teve dificuldades em seu inicio com a falta de sucesso de seu produto principal, seu mineral abrasivo corindo, mas ela criou outros produtos que de fato chamaram a atenção da população e conquistou seu espaço no mercado, como por exemplo o durex.

Em 1946 ela se instalou no Brasil, e de lá para cá continua com seu conceito inicial, que é proporcionar soluções inovadoras e de fácil manuseio para a população em geral.

3.1 Aplicação do Seis Sigma na 3M do Brasil

Estava havendo complicações (perdas excessivas) com uma linha de fitas elétricas, então foi desenvolvido um projeto Seis Sigma para a área.

Ele durou cerca de 6 meses, entrou em vigor em Setembro de 2002 e finalizou em março de 2003, o objetivo era diminuir a perda das fitas (reduzir cerca de 17%) e melhorar a qualidade, aumentando o ganho por valor unitário em 30%.

Para a implementação do projeto foi usado o sistema DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar):

1. Definir: objetivos e identificar os problemas;

2. Medir: identificar as variáveis do processo, medir seu desempenho; no caso, foram identificadas 239 variáveis de entrada.

3. Analisar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com