TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES DO BRASIL

Resenha: A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

O termo Gestão do conhecimento ainda é muito novo no Brasil, muitas empresas “especialmente as menores” não compreendem sua necessidade, isso acaba por dificultar sua disseminação, a mentalidade que a implantação de um projeto como esse é “geração custo”, é comum nas organizações que ainda não perceberam quantos benefícios pode trazer para a empresa “investir” no aprendizado continuo.

Infelizmente desde o início da vida educacional de um cidadão, em muitas escolas brasileiras as pessoas não são incentivadas a buscar conhecimento, muito menos a se prepararem para uma vida profissional, o que gera profissionais desqualificados e despreparados para as necessidades do mercado. Por isso a necessidade da empresa buscar inserir na sua cultura organizacional a Educação Corporativa e mostrar a importância em se manter o Novo Conhecimento.

Além desses fatores que acabam por dificultar o conhecimento, ainda podemos encontrar gestores inflexíveis a mudanças, pessoas com medo do novo, do desconhecido, que acabam por impedir o desenvolvimento de sua equipe e consequentemente a evolução da organização. Outro problema é a dificuldade que muitas pessoas ou profissionais possuem em compartilhar informações, muitos por medo de serem substituídos, acabam retendo conhecimento ao invés de dividi-lo, pessoas que não compreende o quanto essa troca é benéfica até mesmo para si próprio.

Desta forma não é difícil perceber que o brasileiro precisa perder o medo do compartilhamento e para isso é preciso que as organizações adotem esta politica, somente assim poderá haver um grande avanço nas empresas quanto à geração de conhecimento e aprendizado contínuo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com