TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competitividade De Porter

Artigo: Competitividade De Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de competitividade: As cinco forças de Porter.

TAGS: Dicas, Ferramentas.

O modelo teórico das Cinco forças de competitividade foi desenvolvido por Michael Porter em 1979 e tem como finalidade analisar a competição de empresas de vários setores da economia. Para desenvolver uma estratégia eficiente, uma empresa deve analisar esses 5 fatores, forças competitivas, onde uma depende do microambiente, interno, e as demais do macro ambiente, externas, em relação ao setor de atuação. Qualquer mudança em uma das forças requer uma nova pesquisa, de forma a reavaliar o mercado. Este modelo permite analisar o grau de atratividade da empresa em relação as outras.

As 5 forças de competitividade são:

Rivalidade entre concorrentes

Para a maioria das industrias, é essa força que determina melhor a competitividade de mercado. Para analisar esse fator, deve-se considerar as atividades dos concorrentes diretos, aqueles que vendem o mesmo produto. Os fatores à serem respeitados são: o número de concorrentes, diversidade dos concorrentes e publicidade.

Barreira a entrada de concorrentes

São fatores que dificultam o surgimento de novos concorrentes. As principais barreiras a serem analisadas são: Economia de escala, patentes e direitos, capital necessário e acesso aos canais de distribuição.

Poder de barganha dos clientes

Este fator está relacionado com o poder de decisão dos consumidores entre as marcas, principalmente levando em consideração qualidade e preço. Alguns aspectos importantes a serem analisados são: disponibilidade de informação em relação ao produto e existência de produtos substitutos.

Poder de barganha dos fornecedores

Análise parecida aos fatores de barganha do cliente, porém, voltados aos fornecedores de insumos e serviços à empresa. O fornecedor tem o poder de negociar quando existem poucas empresas fornecedoras e grau de diferenciação dos insumos.

Bens substitutivos

São aqueles produtos que não são os mesmos, mas atendem as mesmas necessidades, no geral não são concorrentes primários, nem com a mesma intensidade dos demais, porém são relevantes. Um fator a ser estudado é se o produto produzido pela empresa passa a ser obsoleto com o tempo, para evitar isso é necessário investimento em pesquisa.

Em um determinado momento, uma ou mais forças são mais importantes para um determinado setor industrial, assumindo maior influência na determinação da sua lucratividade.

E você quer melhorar sua competitividade? Tenha um diferencial na sua produção. Clique abaixo e realize nosso diagnóstico gratuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com