TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competitividade de Porter

Tese: Competitividade de Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 4

Forças competitivas de Porter

- Ameaça de Produtos Substitutos

Há muitos produtos substitutos aos produtos Grendene disponíveis no mercado, principalmente artigos pirateados, advindos não só dos Tigres Asiáticos e da China, mas também de Crato, Ceará. A Grendene S/A identifica como substitutos sandálias manufaturadas por um processo de imitação ou reprodução das sandálias Grendene, as quais ameaçam, diretamente, o mercado interno, à medida que os consumidores passam a verificar a relação preço x desempenho do substituto, reduzindo, assim, os seus lucros. São, sobretudo, compradores do mercado interno, pelo fato de pertencerem às diferentes classes sociais, e, como natural, as de menor poder aquisitivo são as que mais buscam diminuir gastos, procurando, então, consumir artigos mais baratos.

No mercado internacional, embora o produto Grendene seja mais diferenciado do que o do interno, o que dificulta a imitação é o fato de ser posto à venda, , estes não se preocupam somente com o preço, mas também com a qualidade e tendências da moda, e, como decorrência, há menor influência do produto substituto, embora não deixe de existir. Mesmo diante da ameaça dos artigos substitutos nos mercados interno e externo, surpreendentemente, a Grendene S/A não mantém controle quantitativo dos lucros que deixou ou deixa de auferir dentro do prescrito no pressuposto um, segundo o qual atua no mercado internacional sem mapeamento estruturado dos jogadores.

- Poder de Negociação dos Fornecedores

Com relação ao mercado internacional, a Grendene S/A , produz os componentes necessários à fabricação de seus calçados: gáspeas, tiras, amortecedores, logotipos, solas, EVA e PVC para sola, isto é, com relação a tais insumos é a sua própria fornecedora. A indústria de componentes está localizada em Fortaleza, CE. Os acessórios (fivelas aplicadas às sandálias femininas para fechamento ou para enfeitar) são fornecidos por quatro metalúrgicas, sediadas em São Paulo e Rio Grande do Sul. Os insumos químicos, por sua vez, são adquiridos no Pólo Petroquímico de Camaçari por cinco fornecedores da Bahia. Das máquinas e equipamentos, 80% são adquiridos do mercado externo (Itália), face à tecnologia mais avançada. Máquinas de costura e injetoras pertencem às marcas Phaff, Otogali e Semerano. O que é paradoxal é que, não obstante o avanço tecnológico, a Grendene S/A adota para a manufatura dos seus produtos os equipamentos CAD, empregando, na etapa de corte, facas e balancins, o que corresponde a um processo nitidamente tradicional, visto que os processos modernos utilizam corte a laser ou jato d’água. Ainda em relação às maquinarias, acrescenta-se que os 20% restantes provêm de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Na verdade, são esses insumos extremamente relevantes, uma vez que interferem em todo o processo produtivo dos calçados, aperfeiçoando a qualidade, diminuindo o tempo de execução, diversificando modelos, reduzindo mão-de-obra e custos, enfim, elevando as chances de competitividade.

- Poder de Negociação com Compradores

A comercialização dos artigos Grendene se dá por intermédio de representantes que apresentam aos interessados os produtos e as propagandas a serem veiculadas na mídia. A distribuição é efetuada diretamente da Grendene S/A para o cliente, mediante pedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com