TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento dos universitários de Ribeirão Preto/SP na compra de chuteiras.

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.715 Palavras (27 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 27

TRABALHO DE COMPORTAMENTO

DO CONSUMIDOR

TEMA: Comportamento dos universitários de Ribeirão Preto/SP na compra de chuteiras.

Ribeirão Preto, 2014

Sumário

  1. Objetivo
  2. Público-Alvo
  3. Entrevista em Profundidade (O que é? Roteiro? Quantas entrevistas?
  1.  Resumo da Entrevista
  1. Observação
  2. Análise de Conteúdo
  1.  Processo de Compra
  2.  Influência de Grupos
  3. Percepção e Imagem
  4. Motivação

Bibliografia

ANEXO A:  Roteiro da entrevista semi-estruturado

ANEXO B:  Entrevista em Profundidade Completa

  1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo identificar, de forma qualitativa, os comportamentos visíveis e os elementos psicológicos do consumidor de chuteira, através da análise do processo de compra, da percepção e imagem do produto, aprendizado e posicionamento das marcas, motivações de compra e consumo, crenças e atitudes em relação ao produto e marca, estilo de vida como influência do consumo, influências situacionais e de terceiros na compra e uso do produto, e por fim, a satisfação e lealdade do cliente após a compra. Para a coleta desses dados foram realizados a partir de uma entrevista com profundidade com sete alunos de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/SP além de observações e realização de Grupo de Foco com outros oito alunos da mesma faculdade. Os entrevistados foram intencionalmente selecionados, considerando o fato de que eles praticam esportes como futebol, futsal, rugby e por isso são consumidores de chuteira. O objetivo do trabalho tem também fins acadêmicos, já que com o crescente aumento do poder do cliente no mercado, é de extrema importância que nós, futuros administradores, tenhamos uma noção de como são realizadas essas pesquisas que fornecem informações sobre seu comportamento no processo de compra e pós-compra, não só para satisfazer as necessidades e as vontades do nosso público-alvo, como também para auxiliar na tomada de decisão. Espera-se que esse trabalho funcione como uma forma de simulação prática de como são feitos os estudos acerca do comportamento do consumidor nas empresas e prestadoras de serviço, contribuindo para a nossa formação acadêmica e preparando o grupo para o mercado de trabalho.

  1. Público-Alvo

O público-alvo no consumo de chuteira corresponde a homens, na sua maioria, geralmente crianças, adolescentes e adultos, que praticam esportes como futsal, futebol e rugby regularmente, seja como hobby, como diversão com os amigos ou por profissão. As mulheres também, com o passar do tempo, se tornaram um público considerável no consumo de chuteiras, tendo em vista que o futebol há muito tempo deixou de ser um esporte exclusivamente masculino. Entretanto, pelo que notamos nas entrevistas e observações, a quantidade de homens que compram chuteira continua sendo muito maior do que a quantidade de mulheres. Conclui-se também que o público-alvo desse artigo esportivo é bem específico, já que apenas quem pratica esportes procura consumir esse tipo de produto, não basta apenas gostar de futebol, tem que jogar também para se tornar um cliente em potencial da linha de chuteiras de marcas como Adidas, Nike, Mizuno, Puma entre outras, e geralmente são pessoas que valorizam muito o nome da marca. Para a nossa pesquisa o público-alvo foi homens e uma mulher, com idade entre 20 e 23 anos, estudantes de graduação da FEA-RP que cursam administração, economia ou ECEC, a maioria de classe AB, todos praticam esporte regularmente e compram chuteiras com freqüência.

  1. Entrevista em Profundidade

No nosso estudo qualitativo sobre o comportamento do consumidor foi usada, primeiramente, a técnica da entrevista. De acordo com Godoi e Balsini (2010), o objetivo de usar a entrevista “em profundidade” como método de coleta de dados é abordar a complexidade organizacional e das relações que a permeiam, a partir do ponto de vista subjetivo dos atores sociais envolvidos nesse contexto. O primeiro passo foi produzir um roteiro semi-estruturado com perguntas que o grupo achou relevante para a pesquisa sobre o comportamento dos alunos da FEA-RP na compra de chuteiras, mas que poderia ser alterado ou enriquecido durante a entrevista, conforme o entrevistado fosse revelando dados ou aspectos curiosos da sua compra que atiçassem o grupo a fazer outras perguntas para desvendar ainda mais seu comportamento de compra. Em seguida, selecionamos os entrevistados de forma intencional, levando em conta quais alunos de graduação da FEA-RP são esportistas e aptos a compra chuteira com freqüência, em seguida foi aplicado a entrevista. Tudo o que foi dito foi transcrito para a análise que faremos nesse projeto. Os objetivos da entrevista em profundidade são alcançados, conforme sublinha Poupart (2008), com base em quatro princípios fundamentais:

  1. Obter a colaboração do entrevistado, ou seja, ele deve aceitar verdadeiramente cooperar, jogar o jogo, não apenas consentindo na entrevista, mas também dizendo o que pensa no decorrer da mesma, o que requer várias negociações que podem ocorrer antes ou durante a entrevista.
  2.  Deixar o entrevistado à vontade, em que nós temos que partir da ideia de que quanto mais o entrevistado ficar à vontade, mais ele falará com facilidade e abordará questões que lhes são significativas.
  3. Ganhar a confiança do entrevistado, já que o entrevistado deve se sentir suficientemente confiante para aceitar “verdadeiramente falar”, de modo que os pesquisadores devem tranquilizá-los quanto às suas boas intenções e quanto ao uso que será feito de suas palavras.
  4. Levar o entrevistado a tomar a iniciativa do relato e a se envolver, pois quanto mais o discurso do entrevistado for espontâneo, menos ele poderá ser maculado pelo pesquisador, permitindo assim a aproximação ao ideal pesquisado, de um discurso “verdadeiro”. O discurso mais significativo é aquele no qual o entrevistado se refere o mais próximo possível à sua própria vivência, ou seja, quando se envolve mais.

  1. Resumo da Entrevista

Freqüência de compra: de 1 a 2 vezes por ano, aproximadamente

Preço pago por chuteira pelo público-alvo: De 150 a 500 reais, aproximadamente

Característica dos produtos que influenciam a compra: Preço, design, qualidade, material de que é feito, formato do molde, conforto, firmeza, durabilidade, desempenho em campo, status da marca, preferem que o material da chuteira seja de couro ao invés de sintético. As mais citadas foram Adidas e Nike, pela qualidade e pelo status que elas oferecem aos entrevistados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com