TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor No Processo de Compra

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE LUTERENA DO BRASIL

ULBRA TORRES

Bárbara Trombim Fregulia

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O comportamento consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias, ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Ele busca entender o motivo pelo qual leva os consumidores a comprarem certos produtos e não outros.

O fato é que estamos sempre a consumir algo e nos podemos comprar o que quisermos porque as empresas precisam de nos consumidores, nunca pode nos perder de vista.

O PROCESSO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

É apresentado em cinco etapas: reconhecendo necessidades, busca de informação, avaliação das alternativas, decisão de compra e avaliando compra.

  • Reconhecendo as necessidades: identifica as necessidades de compra ou problema.
  • Busca de informação: busca informações para encontrar aquilo que satisfaça a necessidade destacada.
  • Avaliação de alternativa: avalia as opções disponíveis em função da importância que confere a certos atributos ou benefícios do produto ou serviço. Realiza a compra e há fatores que influem neste momento, como a facilidade e a rapidez para efetuar a transação.
  • Decidindo compras: utiliza compra ou serviço, este estagio é que produz satisfação ou insatisfação, que pode ou não construir fidelidade.
  • Avaliando a compra: esse etapa o consumidor tem o potencial de desinvestimento. Pois nessa etapa o consumidor se não satisfeito pode causar um grande prejuízo a empresa.

Então nos temos um desejo, pesquisamos, decidimos a compra, compramos e expressamos nossa satisfação que pode ser positiva ou negativa.

TIPOS DE TOMADAS DE DECISÕES DOS CONSUMIDORES

O processo de tomada de decisões dos consumidores envolve todos os cinco processos de compra do consumidor.

O consumidor depende do tipo e serviço do produto que comprara ou consumira, da importância pessoal de cada compra ele investira o tempo que achar devido para tomar sua decisão.

As decisões rotineiras que são as que tem baixo risco, pois tem poucas opções, fonte de informação é interna e é investido pouco tempo e tomada a decisão no ato da compra.

As decisões limitadas o envolvimento do consumidor passa a ser moderado, consideram varias marcas, as fontes de informações internas e externas.

E as decisões extensivas o envolvimento aumenta, o consumidor leva em conta muitas marcas e diversos atributos pesquisam varias ofertas ate chegar a sua decisão.

INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

São eles fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

Os fatores culturais é os que mais exercem influencia sobre os consumidores, pois neles esta as crenças, costumes, grupos racionais, religião, membros que compartilham valores e comportamentos similares.

Fatores sociais são os que provocam interação de modo sistemático entre os seres, neste esta os grupos de referencia a família e papeis e posição social.

Fatores pessoais dizem a respeito as características particulares das pessoas, estes acabam por interferir nos hábitos e nas decisões de consumo, pertence a estes fatores idade e estagio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com