TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo marketing comercial para Casa Jota C

Relatório de pesquisa: Compreendendo marketing comercial para Casa Jota C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

Cidade: Brasilândia do Tocantins

Data: 12/2008

Resumo e Palavras-chave

No contexto mercadológico podemos dizer que o marketing empresarial objetiva não e só incentivar uma simples troca (produto x dinheiro), mas uma relação entre empresa e cliente que satisfaça a necessidade do comprador, estabeleça o relacionamento de confiança e provoque o ato da compra. Considerando-se a importância do marketing para qualquer que seja a empresa e seu segmento, o estudo realizado na empresa Casa Jota C de artigos variados e produtos de bazar, situada na cidade de Brasilândia do Tocantins – TO analisou e resultaram entendimentos sobre marketing empresarial para a empresa estudada no artigo. Com embasamentos em fatores que são vantagens ou desvantagens para a empresa por falta de um programa de marketing. Palavras Chave: Marketing, empresa e produtos.

Introdução

O marketing empresarial envolve, em grande parte o desenvolvimento de relações, através delas, a orientação do futuro da empresa. Neste enfoque os proprietários da empresa têm que ser interados do posicionamento da empresa. Tem que projetar a posição para o mercado através do treinamento e estabelecimento de relação com membros da infra-estrutura. O posicionamento forte permite que uma empresa estabeleça relações com parceiros fortes.

Kotler (1998) definiu marketing como um processo social e gerencial pelo qual indivíduo e obtêm o que necessitam.

Para uma boa administração é necessário conhecimento do setor de marketing, para o empreendedor ter visão dos rumos mercadológicos de seus produtos e serviços.

Aponta Las casa (2001). Planejar e por em prática o marketing empresarial tem três dimensões, estratégica que envolve todas empresa, tático que e elaborado para cada função da empresa e operacional que detalha os procedimentos.

Através de ações de marketing a empresa em estudo, busca atender diferentes anseios e necessidades, tendo em seu ambiente externo a comparabilidade de sua capacidade de reter e fidelizar clientes através de estratégias de marketing elevando e usufruindo-se de sua estrutura mantendo sua cultura e visando resultados mercadológicos com o objetivo de estreitar laços com os clientes e aumentar sua rentabilidade.

A empresa possui forças e fraquezas mediante a atualidade do mercado em ação, no artigo apresenta-se ameaças e oportunidades com suas análises e resultados.

Desenvolvimento

O Marketing e sua Evolução

Analisando a historia do marketing é possível observar que antes dos anos 50, o marketing era conhecido como a atividade responsável pela comercialização de produtos, ou seja, as organizações preocupavam-se quase que exclusivamente em vender. (LAS CASAS, 2006, p. 6).

Nesta época os consumidores compravam o que as empresas ofereciam e segundo o mesmo autor, prevalecia á idéia de que uma propaganda e uma criativa eram suficientes para vencer a resistência do cliente. No entanto, este conceito foi importante para o marketing moderno, pois, para alcançar às vendas as empresas passaram a agregar outras atividades a este departamento, tais como propaganda e pesquisa e paralelamente ao desenvolvimento dessas áreas surgiu á necessidade de especialização criando assim o departamento de marketing para apoiar a comercialização. (LAS CASA, 2006).

A partir dos anos 50, no pós-guerra, a concorrência se intensificou com o avanço da industrialização mundial e impulsionou as organizações a buscarem seus clientes, orientando seus produtos e serviços para o mercado estabelecendo novas forma de comercialização, ou seja, as empresas passarem a identificar as necessidade e desejo dos consumidores e o conceito de vendas tornou-se mais amplo e dinâmico. Os consumidores passaram a ter poder de escolha e produzir um produto ou serviço de qualidade e com custos competitivos deixou de ser um diferencial para ser trivial.

Robert Hás (1978) definiu o marketing como o processo de descobrir e interpretar as necessidades e desejos dos consumidores para a criação dos produtos e serviços, criara a demanda para os mesmos e continuar a expandir essa demanda. (LAS CASAS Apud COBRA, 2006, p. 10).

Analisando a definição acima, é possível concluir que o marketing deixou de ser definido e entendido apenas como uma atividade que envolve troca de mercadorias para ser algo que deve estar presente desde a criação do produto ou serviço até a pós-venda, levando-se em consideração, entre outros fatores, as necessidades do consumidor, a missão organizacional e o macroambiente.

Mix Marketing

O composto de marketing também identificado como os “4 Ps” (Produto, preço praça promoção). É um conjunto de instrumentos à disposição do administrador para implementar uma estratégia de marketing.

Produto

Segundo Kotler (2000), produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços, não podem ser tocados), para organizações e para consumidores.

As organizações utilizam-se do “P” produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados “carros-chefe”, outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários. Neste ponto de vista, importante salientar que a decisão sobre cada um será relativa à marca, design, embalagens e rótulos, que conseguem influenciar diretamente a decisão de compra.

Preço

O preço é a expressão monetária do bem ou serviço. Neste sentido, Nichels e wood (1999: 222) definem preço como sendo “… quantidade de dinheiro ou algo mais de valor que a empresa pede em troca de um produto”. O marketing envolve trocas, e essas, por sua vez envolvem benefícios. Neste caso a troca deve ser mutuamente benéfica. Ambas a partes procuram algo de valor em uma troca.

Segundo Tucker (1999: 177), para determinar o preço, existem modelos teóricos que resumem em 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com