TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Com O Mercado

Artigo: Comunicação Com O Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 15

Comunicação com o Mercado:

Case

Cerveja Devassa

"Atividade complementar relacionada à disciplina de Comunicação com o Mercado, conforme orientação do Professora Doutora Selma Felerico"

Integrantes Matrícula

Carolina Vieira Leite 21310493

Joicy Almeida Forti 21310508

Rafael Reis Júnior 21310519

Weslei Barbosa de Lima 21310507

José Eduardo Sadzevicius 21310525

Setembro 2013

Índice

I. Empresa / Produto;

II. Análise de Macro ambiente;

III. Análise de Mercado;

IV. Matriz Swot;

V. O Problema;

VI. Objetivo de Marketing;

VII. Objetivo de Comunicação;

VIII. Públicos a serem trabalhados;

IX. Definição do Mix de Comunicação;

X. Tabela / Cronograma / Budget

XI. Conclusão

XII. Referências Bibliográficas

I. Empresa / Produto

A história da marca Devassa começa na cidade do Rio de Janeiro em 2002, quando dois jovens empresários serviam em um bar do Leblon a Cerveja Devassa, produzida por encomendada e fabricada em forma de terceirização, ao mestre cervejeiro André Nothaft.

O sucesso da cerveja artesanal atraiu investimentos e em 2003 foi fundada a União das Devassas Cervejaria Ltda. Em agosto do 2004, com a conclusão da montagem da primeira fábrica, localizada zona portuária do Rio de Janeiro, a produção da cerveja deu um salto para 8 mil litros por mês e capacidade para até 55 mil litros. Produzindo as cervejas Devassa Loura (pilsen) e Devassa Ruiva (pale ale).

escoada apenas pelo miúdo bar do Leblon, com decoração descontraída e cardápio com petiscos típicos de boteco tiveram rápida fama pela cidade e caíram no gosto dos clientes, que passaram a ser comercializada também nas lojas do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, ganhando mais visibilidade no mercado ao ingressar em um poderoso canal de venda. A partir daí a Devassa passava a agradar não só aos brasileiros, mas também consumidores de outros países.

Em 2005, a marca inicia um bem-sucedido movimento de internacionalização quando um distribuidor inglês quis vender o produto em pubs londrinos. Ao ver a cerveja citada numa reportagem, foi o inglês que se interessou pela importação do produto, no sentido inverso ao habitual.

Hoje, a cerveja é vendida em mais de 14 pubs de Londres e recebeu, em 2005, um prêmio de melhor cerveja brasileira vendida na Inglaterra, dado por uma conceituada revista inglesa. Tanto sucesso chamou a atenção de cervejarias maiores, e no dia 6 de agosto de 2007, o Grupo Schincariol, comprou por R$ 30 milhões 70% da União das Devassas Cervejaria (UDC). A empresa assumiu as marcas da UDC, a unidade de produção e a estrutura de distribuição, o que foi de suma importância para a expansão da Devassa no Brasil.

Os proprietários atuais da UDC continuaram como sócios e gestores das franquias, que englobavam três estabelecimentos próprios e 10 franqueados. Após a compra os novos proprietários optaram por expandir a rede de franquias existente, inaugurando outros bares em

grandes cidades brasileiras.

A Devassa passou a utilizar as 12 fábricas da Schincariol espalhadas pelo país para produzir o chope e as cervejas da marca. Como a produção é toda artesanal e as bebidas não são pasteurizadas, precisa ser fabricado o mais próximo possível do local onde serão consumidas.

Com a recente compra do Grupo Schincariol pela Kirin Holdings Company, a Devassa passou a fazer parte da tradicional empresa japonesa considerada a sexta maior cervejaria do mundo.

Entre seus controladores, está o grupo Mitsubishi.

II. Análise de Macro Ambiente

O ambiente de Marketing é constituído por atores e forças que ocasionalmente estão fora do controle das empresas que afetam, direta ou indiretamente,a capacidade e a tomada de decisão da administração de Marketing, com vistas a desenvolver e manter transações bem sucedidas com seus clientes-alvo.

Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de Marketing às tendências e desenvolvimento dos ambientes em que atua.

Idéia defendida por especialistas no assunto, este ambiente é abordado em dois aspectos: macro ambiente e micro ambiente de marketing.

O macro ambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente:forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Demográfico

A população brasileira é constituída por aproximadamente 191 milhões de pessoas, destacando-se como a quinta

nação mais populosa do planeta. (Censo IBGE, 2010)

Seguindo a tendência de crescimento, em 2050, a população será de aproximadamente 260 milhões de pessoas e a expectativa de vida média será de 81 anos, a mesma expectativa de vida dos japoneses na atualidade.

Dentro deste contexto, a maior concentração de densidade demográfica está restrita às regiões Sul, Sudeste e as regiões litorâneas da região Nordeste, onde se encontram os maiores mercados consumidores.

Ao se analisar a participação por sexo, temos que:

As mulheres respondem por mais de 51 % deste universo com cerca de 97 milhões de pessoas;

Os homens respondem por 49% deste universo, com 93 milhões de pessoas;

e47% das mulheres concentradas na faixa etária entre 20 e 49 anos, constituindo um mercado consumidor considerável.

Apesar da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com