TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação De Um Modo Geral Com Foco No Setor Empresarial

Casos: Comunicação De Um Modo Geral Com Foco No Setor Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

Comunicação de um modo geral com foco no setor empresarial

Diferentemente do que muitos imaginam, se comunicar não é apenas emitir um número significativo de palavras, mas sim ser capaz de fazer o intérprete compreender a informação que queremos transmitir sem que haja qualquer tipo de interpretação equívoca.

O processo de comunicação é quando uma pessoa fala e outra entende o que foi dito. Apesar de aparentemente simples, na prática esse processo apresenta uma série de pequenos detalhes que podem ocasionar ruídos na comunicação. Alguns exemplos de problemas que podem gerar ruídos: dicção ruim do emissor; falar acelerada ou lentamente demais; ser linear, ocasionando monotonia e consequentemente desatenção; falta de gestos, expressão do corpo e a forma de usar a voz não coerentes com o conteúdo; ideias desorganizadas; vocabulário limitado; agressividade ou ironia ao falar; uso inadequado de gírias e vícios de linguagens, por exemplo, “tipo assim”, “então”, “né”, “tá”; e outros. Obviamente se o locutor não possui essas limitações consegue um resultado melhor no processo de comunicação.

Um dos principais problemas encontrados no setor empresarial é a falta de comunicação. Uma comunicação falha pode vir a trazer consequências significativas para a equipe, tendo impacto no desempenho e na produtividade dos funcionários, o que interfere de forma direta o negócio da empresa. Se a quantidade de informação que as pessoas tem sobre os processos da empresa for pequena, a chance de haver boatos é grande, na maioria das vezes, insignificantes, mas que podem acabar prejudicando os resultados da empresa.

A Comunicação Escrita

Para qualquer profissional a comunicação é uma indispensável ferramenta, para o ajudar a ter efetividade no desempenho do seu papel na função que exerce. O objetivo do processo é transmitir informações, dissolver problemas, impulsionar negócios de forma em que quem passa a informação e quem a recebe, se entendam. Contudo, não é isso que realmente acontece; nota-se que os profissionais, por terem por habilidade, criam ou potencializam conflitos, não entendem, nem tão pouco se fazem entendidos. Quando isso ocorre, problemas que atingem tanto a sua vida pessoal profissional surgem.

A comunicação oral

Mensagem inapropriada, comunicações confusas, falta de habilidade para estruturar e realizar apresentações, falta de feedback ou distorção deste, ultimamente tem se tornando verdadeiros problemas nas organizações. Os profissionais não devem temer ao externar suas ideias, apenas devem se atentar a se expressarem de forma coerente para serem compreendidos, ou seja, de forma clara e objetiva. Antigamente, achava-se que saber apresentar-se em público era um privilégio de poucas pessoas que tivessem qualidades especiais, ou até mesmo algum tipo de dom, porém, hoje vemos outra realidade. Atualmente, profissionais de diversas áreas de atuação devem se preocupar com a oratória, pois empresas passaram a dar maior valor para as habilidades comunicativas. Acima de tudo espera-se que alguém com cargo de liderança saiba causar entusiasmo nas pessoas a sua volta e as influenciar positivamente.

A comunicação não verbal

Esta forma de comunicação não é menos importante dos que as mais conhecidas, pois a forma de se vestir e a postura transmitem claramente características do profissional. Durante toda a sua apresentação, ou até mesmo em um momento de silêncio, mensagens estão sendo emitidas e podem sem bem ou mal recebidas. Nesta situação, é indispensável prestar atenção na coerência entre os gestos e as palavras, para perceber se seu corpo está transmitindo a mesma mensagem que as palavras.

Certamente se lembra da brincadeira chamada “telefone sem fio”. Forma-se um grupo de participantes e o primeiro deles cochicha no ouvido do seguinte uma frase qualquer. Este, por sua vez, faz o mesmo em relação a outro membro do grupo e assim sucessivamente. Ao chegar ao último participante, a mensagem quase sempre sofreu algum tipo de distorção.

Isso ilustra muito bem como o processo de comunicação pode ser influenciado por uma série de fatores que interferem na transmissão da informação correta. Esses fatores podem ter relação com o meio ou forma de envio da mensagem, com o nível de conhecimento dos envolvidos, com as sensações ou sentimentos do emissor ou receptor em relação ao assunto abordado, etc.

Como brincadeira para se fazer com crianças ou amigos, o “telefone sem fio” até que é engraçado. Mas, numa empresa, uma informação distorcida ou mal interpretada não tem graça nenhuma e pode causar danos consideráveis.

E se essa mensagem que passou por “desvios” fosse do diretor geral da organização, que a transmitiu aos gerentes, durante uma reunião, os quais deveriam se encarregar de divulgá-la para sua cadeia de subordinados e ela acabasse, por fim, chegando desfigurada junto ao pessoal da área de produção?

Que atire a primeira pedra quem nunca viu isso acontecer na empresa em que trabalha.

E, normalmente, não é por má fé dos envolvidos. Como já foi dito, são inúmeras as situações e causas que podem provocar falhas no fluxo de comunicação.

Comunicação: um processo concreto e mensurável

Mas sejam quais forem os motivos que as determinam, uma coisa é certa: as falhas de comunicação geram custos desnecessários, desperdício de tempo, recursos e talentos, desvio de rumo em direção aos objetivos, falta de integração e sintonia em torno de metas comuns, etc.

Resumindo: provocam aquilo a que chamo de 7 Ds na comunicação corporativa - desinformação, desestímulo, desperdício, desconfiança, desencontro, desorientação e desestabilidade.

Geralmente, quando se fala em comunicação, costuma-se tratá-la como uma entidade extremamente “abstrata”. Todos sabem que é importante, mas sempre fica a dúvida de como aplicar suas ferramentas na prática corporativa e no dia-a-dia da organização, de forma a obter resultados “palpáveis”.

Mas, como veremos, os 7 Ds ocasionados pelas falhas de comunicação são problemas bem reais e concretos, que podem ser analisados objetivamente e até mesmo mensurados.

O que são os 7 Ds?

Empresas não se comunicam diretamente com outras empresas, pois são entidades abstratas. Máquinas não se comunicam com outras máquinas, no máximo trocam dados. Prédios não se comunicam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com