TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.046 Palavras (17 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 17

                                                                                                                                     [pic 1]

Instituto Superior da Maia

Relações Públicas

Turma A

1ºano

 A Comunicação Interna

                                                        

Trabalho Realizado por:

                                                                                                 Andreia Azevedo

                                                                                                Diana Dourado

                                                                                                Tiago Neves

                                                               Profª. Orientadora: Fábia Borges

                                Maia,2016

Índice:

Introdução

A Comunicação Interna e a sua importância

A Comunicação Interna e a participação

Relações Públicas e a Comunicação Interna

As Diferentes Perspectivas da Comunicação Interna

Case study- Ikea

Conclusão

Bibliografia

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Relações Públicas II, do curso de Relações Públicas, foi-nos solicitada a realização de um trabalho com um tema ao nosso critério. Desta forma, após alguma reflexão, o tema pelo nosso grupo escolhido foi a Comunicação Interna. A razão pela escolha desta temática é o facto de a Comunicação Interna ser um tópico abordado durante as aulas e ser bastante pertinente, na medida que muitas empresas necessitam da mesma para o seu bom funcionamento.

A Comunicação interna é a função responsável pela comunicação efetiva entre os integrantes de uma organização. Desde os tempos mais remotos, a necessidade de comunicar sempre foi um dos factores mais importantes para a sobrevivência do ser humano. No mundo dos negócios não é diferente. A necessidade de tornar os funcionários integrados na empresa e informados do que acontece na mesma, fez surgir a comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às organizações, merecendo cada vez mais atenção.

Através da Comunicação Interna, torna-se possível estabelecer canais que possibilitam o relacionamento ágil e fácil com a organização, com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público.

        A Comunicação Interna envolve vários pontos que serão abordados ao longo trabalho: Perceber a sua importância, a sua relação com a participação, expor o envolvimento de um profissional de Relações Públicas na Comunicação Interna, observar todas as suas faces e por último, com toda a informação recolhida durante o decurso do trabalho, analisar se todas estas temáticas estão integradas no case-study escolhido pelo grupo (IKEA).

        Assim, o trabalho será dividido em cinco capítulos que irão abordar os tópicos acima referidos para analisar detalhadamente a Comunicação Interna.

         


A Comunicação Interna e sua importância

A comunicação interna nas organizações nem sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. A Comunicação interna, durante vários anos foi definida como aquela voltada para o público interno das organizações, como por exemplo directores e funcionários, procurando informar e reintegrar os diversos segmentos desse público aos objectivos e interesses da organização.

Hoje, é possível definir a comunicação interna como o conjunto de acções que a organização coordena com o objectivo de ouvir, informar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de uma boa imagem. “Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento (KUNSH, 2002).”

A Comunicação Interna é um processo pelo qual se desenvolvem a qualidade das relações e trocas entre os envolvidos na empresa, determinando o seu bom funcionamento.

Para que a comunicação seja eficaz, é essencial compreender o perfil da empresa, saber como são processadas as informações, como são codificadas as mensagens, quais os meios utilizados, como se processa a comunicação e principalmente qual o seu fluxo comunicacional.

Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais", e desta forma dividiu o fluxo nos padrões: descendente, ascendente, horizontal e diagonal.

A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte do nível mais baixo até ao topo através dos níveis hierárquicos, até aos superiores. Geralmente este fluxo de informação é mais eficaz quando é feita de maneira mais informal e espontânea. Apresenta funções, como por exemplo, proporcionar aos diretores o feeback necessário sobre os assuntos e problemas atuais da empresa e aliviar tensões ao permitir aos funcionários de nível inferior compartilhar informações relevantes e estimular a participação e compromisso de todos.

A comunicação descendente é o tipo de fluxo em que a informação se desloca desde a direção até aos restantes membros da organização seguindo a linha hierárquica. Esta é o género de comunicação que procede dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da empresa. Esta apresenta funções, como por exemplo, oferecer aos membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados e facilitar o resumo do trabalho realizado;

Porém, esta comunicação apresenta alguns problemas dado que muitas empresas saturam os canais de comunicação descendente sobrecarregando com mensagens dando ordens que podem confundir os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com