TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna

Trabalho Universitário: Comunicação Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  9.288 Palavras (38 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

A comunicação interna atualmente é um dos requisitos básicos e necessários para a obtenção de sucesso nas organizações, pois uma equipe que é talentosa e criativa traz bons resultados quando esta motivada e com bons níveis de satisfação e desempenho de suas atividades laborais. Em situações contrárias o problema pode ser facilmente resolvido em relação à comunicação interna, pois será trabalhado o capital humano da organização.

Por diversos motivos, muitas organizações têm utilizado este termo como estratégia competitiva, pois, apesar de ser um termo que já é utilizado há bastante tempo, tem se mostrado muito mais maduro e inovador quando ao tratamento de funcionários, uma vez que possibilita as organizações criar relações mais estreitas com seus colaboradores para gerar mudanças benéficas na parte financeira, na prestação de serviço e nas relações humanas.

Neste projeto, iremos apresentar fatos sobre a política de comunicação interna e as estratégias que contribuem para o desenvolvimento saudável no ambiente das organizações, gerando impactos tangíveis e intangíveis para seus administradores.

O trabalho é composto por quatro capítulos, distribuídos da seguinte forma:

No primeiro capítulo será feita uma apresentação sobre o conceito de comunicação interna a partir do resgate de seus fundamentos históricos.

No segundo capítulo será apresentado o processo da comunicação humana e a sua aplicação efetiva nas organizações, sendo basicamente discutido sobre os meios mais utilizados para a comunicação dentro da organização, especificar-se-á cada elemento da comunicação e como ele deve estar estruturado para conseguir o efeito esperado.

No terceiro capítulo será dissertado sobre os impactos gerados pela aplicação da comunicação interna adequada nas empresas.

No quarto e último capítulo serão apresentados dados sobre a importância do papel do administrador atual, na concretização da política da comunicação interna nas organizações, serão levantados e apresentados.

Por fim, serão feitos as considerações finais, em que serão exibidos os resultados alcançados com o levantamento dos dados e aslimitações encontradas durante o processo de realização deste.

1. FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA

1.1 Conceitos e abrangência Comunicação Interna

A comunicação nada mais é que a troca de informações entre pessoas. A muito tempo atrás, a necessidade de se comunicar já era algo bem presente por questões de sobrevivência, pode-se dizer que tais atitudes permanecem intactas até os tempos atuais. Com o passar do tempo as organizações se tornam mais sensíveis ao tema “colaborador”, pois surge a necessidade de torná-los mais influentes, integrados e informados sobre toda a rotina diária da organização, tais atitudes fazem com que eles se sintam realmente parte da organização, foi a partir desta percepção que começa a ganhar força à temática Comunicação Interna que atualmente é de vital importância para a organização.

Segundo Ruggiero (2002), em uma organização apenas não basta ter uma equipe talentosa, com profissionais estruturados e motivados, se a mesma não obtiver entre seus integrantes uma comunicação adequada, onde todos possam trocar idéias e se posicionar, preservando a boa comunicação e potencializando a força humana.

A realidade que deve ser implantada é o incentivo em relação à empatia com os colegas de trabalho e desenvolvimento da cooperação mútua entre as áreas da organização, descartando assim qualquer ruído ou falha de comunicação, justamente porque haverá o envolvimento do colaborador em todos os processos que ocorrem tanto internamente quanto externamente com a organização.

Uma empresa comunica-se de maneira perfeita quando os funcionários comunicam-se de forma continua e informal, com os vários departamentos e escalões da empresa e quando contam a mesma “história” para os clientes, acionistas, governos e outros públicos. Em resumo, a empresa que se comunica com os seus funcionários tem mais chance de obter êxito no mercado (Zenone e Buairide, 2003).

Segundo Kitchen e Daly (2002), na medida em que as organizações estão mais focadas em manter a força de trabalho motivada e efetiva, elas têm necessariamente que pensar em como se comunicar com seus funcionários, o que normalmente é feito através de programas de comunicação interna.

O termo comunicação interna nada mais é que as atividades e ideias que são trocadas internamente nas organizações, relacionam as questões interpessoais dentro da organização para uma única finalidade eficiente e eficaz, com o objetivo principal de alcance dos resultados com maior amplitude.

Em uma organização há vários elementos que são fundamentais para seu processo de crescimento, alguns deles são: o seu capital humano e o desenvolvimento de um bom relacionamento e comunicação entre seus colaboradores. Há destaque particular á Comunicação Interna, pois ela é base de sustentação de qualquer processo bem sucedido de Comunicação Integrada. Sem ela, falta sustentabilidade para qualquer outro processo de comunicação. (CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de Comunicação Interna – Nós as pessoas, fazemos a diferença, p.18)

A importância da Comunicação Interna nas organizações ocasionou sua expansão e aprimoramento, pois passou a fazer parte de todos os níveis hierárquicos, se tornando ferramenta estratégica para atingir a excelência quanto à eficácia na organização, a compreensão de todo o processo de implantação e desenvolvimento permite que as organizações façam o uso dela em momento oportuno, de forma que ela contribua para o alcance dos objetivos traçados.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos colaboradores e da empresa, mediante o estimulo ao dialogo, a troca de informações e de experiência e a participação de todos os níveis (KUNSCH, 1997, p. 128).

A comunicação interna deriva-se da necessidade de transmitir ao público da casa, ou seja, todos os funcionários, com freqüência e clareza, o pensamento e ações da empresa, destacando-se as posições que assumem seus dirigentes e a consciência da função social que têm. (BAHIA, Juarez. Comunicação Empresarial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com