TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação - Produção Textual

Trabalho Escolar: Comunicação - Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho acadêmico tem por finalidade apresentar o processo de comunicação da Braskem com seus investidores e a escolha da melhor ferramenta de gestão para padronizar as atividades desta multinacional.

Antes de falarmos sobre o processo de comunicação da Braskem eu gostaria de por um breve momento falar sobre a comunicação em si.

A comunicação acontece quando um emissor envia uma mensagem a um receptor através de um código e de um canal dentro de um referente, logo podemos entender que comunicação, basicamente, é partilhar informações.

A mensagem é o conjunto de informações transmitidas, já o código é o conjunto de sinais pelo qual a mensagem será enviada, e o canal é o veículo através do qual a mensagem é enviada, e por fim o referente, que é a realidade extralinguística, ou o contexto.

A Braskem realiza reuniões periódicas onde os investidores se reúnem com a equipe de comunicação e outras equipes para alinhar as principais mensagens, e discutir sobre o futuro da empresa. Além disso bimestralmente a Braskem também o Geração Brasken, uma revista para os seus colaborados com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, a empresa também investe em informações oferecidas na conta de luz como mensagens simples e diretas sobre segurança por exemplo, gerando assim uma relação mais próxima entre empresa e clientes.

A análise SWOT é perfeita para padronizar as atividades desta empresa, uma vez que a ferramenta de gestão divide a empresa em quatro dimensões faz uma coleta precisa de dados, no Strengths, os pontos fortes são avaliados como, diferencias que poucos tem ou atividades que dão lucro ou atraem clientes. Pode ser um produto especial, equipe qualificada ou um modelo de distribuição inovador por exemplo, e no Weaknesses os pontos fracos são avaliados como, áreas em que há deficiências que causam problemas ou prejuízos constantes. Pode ser, por exemplo, um produto ultrapassado, alta rotatividade de pessoal ou pouca capacidade de investimento, e no Opportunities e a vez das oportunidades serem analisadas, isso tem relação com as chances que poucos concorrentes conseguem aproveitar de imediato. São situações como a saída de um concorrente importante ou interesse de investidores em seu segmento de mercado, e no Threats as ameaças são analisadas, pode ser a entrada de um concorrente poderoso no mercado, a criação de um novo produto que você não tenha acesso ou a descoberta de uma nova tecnologia que mude as regras atuais ou ainda um aumento de custos que você não consiga acompanhar.

Normalmente, os pontos fortes e fracos estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças são situações de mercado que não dependem, em princípio, de nossa atuação. Se feita com critério e profundidade, a análise SWOT, além de custar muito pouco, me dará informações valiosas para planejar ações que aumentem as chances de sucesso da Braskem no mercado.

Outra coisa importante para o sucesso de uma empresa é a efetiva comunicação interpessoal, pois ela é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização.

Esta relação interpessoal pode ser vista de forma clara na Braskem quando vemos a equipe de comunicação disponibilizando um colaborador a percorrer todas as áreas da empresa fazendo auditoria para saber quais são os temas realmente importantes, e há também os Stakeholders que são responsáveis por compreenderem a estratégia de relacionamento e as ações de comunicação, ou seja eles conseguem ter uma visão mais ampla de todos os envolvidos no processo ou projeto e saber de que maneira todos podem contribuir para a otimização deste, fazendo assim a comunicação com públicos estratégicos para a empresa, como colaboradores, empresa e demais formadores de opinião se tornar possível e lucrativo para ambas as partes.

É importante destacar que uma das marcas da Braskem é a sua transparência e coerência entre discurso e pratica, como podemos observar no decorrer deste trabalho.

A Braskem é uma empresa que sabe se comunicar tantos com os seus clientes, como com seus colaboradores, de forma bem clara, o objetivo da empresa Braskem é levar a comunicação de forma precisa aos seus clientes, colaboradores, investidores e parceiros, agindo de forma transparente e coerente.

Este trabalho acadêmico tem por finalidade apresentar o processo de comunicação da Braskem com seus investidores e a escolha da melhor ferramenta de gestão para padronizar as atividades desta multinacional.

Antes de falarmos sobre o processo de comunicação da Braskem eu gostaria de por um breve momento falar sobre a comunicação em si.

A comunicação acontece quando um emissor envia uma mensagem a um receptor através de um código e de um canal dentro de um referente, logo podemos entender que comunicação, basicamente, é partilhar informações.

A mensagem é o conjunto de informações transmitidas, já o código é o conjunto de sinais pelo qual a mensagem será enviada, e o canal é o veículo através do qual a mensagem é enviada, e por fim o referente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com