TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação comunitária

Por:   •  17/10/2016  •  Dissertação  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

AULA 1

HISTÓRICO O homem é um ser social; Desde os primórdios: reúne-se em grupos (tribos); tem líderes; utiliza a comunicação (gestual, oral) para tratar os subordinados (chefe, homem, mulheres, crianças).

 ∙ DESENVOLVIMENTO HUMANO Busca de soluções para os problemas; Adaptação ao meio e a situações; Construção e transformação da escala de valores humanos; Líderes - controle, respeito às regras; Ameaças e punições (violência consentida pelos demais); A Comunicação se desenvolveu paralelamente ao crescimento dos grupos humanos (expansão territorial, domínio sobre o território e descobertas).

 ∙ ATUALMENTE As populações são organizadas em famílias e sociedades; A liderança é representada pelos governantes, líderes sociais, econômicos, religiosos e carismáticos; As regras são definidas conforme a escala de valores construída com o tempo, os interesses declarados ou camuflados dos grupos organizados e do Poder; As punições e as ameaças são do tipo psicológico, rituais, sistema judiciário, atitudes e comportamentos não previstos pelo sistema e pela lei; Os grupos utilizam a mídia para se manifestarem e obterem o efeito desejado. ∙ Civilização Oral (palavra);

 ∙ Civilização Caligráfica (escrita); ∙ Civilização Impressa (difusão de massa da imprensa); ∙ Civilização Visual (reprodução estática da fotografia e do desenho); ∙ Civilização Audiovisiva (televisão, videogravação, Internet).

GRUPO: “reunião de coisas que forma um todo; pequena associação ou reunião de pessoas ligadas para um fim comum”

∙ PODER: “ter a faculdade de; ter possibilidade, autorização, ter força para; ter força física ou moral, ter influência; rigor, potência; faculdade de ação em relação à personalidade e capacidade jurídica: legislativa, executiva e judiciária. ∙ PRESSÃO: “ato ou efeito de comprimir ou apertar; influência constrangedora ou coercitiva; ação insistente sobre a vontade alheia por parte ou com a intervenção de quem tem autoridade ou força; procurar induzir alguém a comportar-se num certo modo.” ∙ GRUPOS DE PRESSÃO: “organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm – exercitando a influência que possuem ou pressionando – nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembléias ou centros de poder político, com o fim de obter uma particular política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar um decisão importante.”

AÇÃO E SEUS MEIOS

 Ação Direta e Indireta. Para obter o que desejam, os grupos de pressão podem agir direta ou indiretamente. ∙ AÇÃO DIRETA: quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessada contra o poder oficial (opressor e oprimido). Exemplo: sindicatos (greves), lobbies (ameaça diplomática ou violenta), terrorismo, seqüestros. ∙ AÇÃO INDIRETA: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sobre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia). Exemplo: pesquisas de opinião dirigidas. ∙ SABOTAGEM: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima. ∙ BOICOTE: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.

∙ OPINIÃO PÚBLICA: É a reação de um público que pode julgar e opinar diante de um fato da atualidade, existindo já uma opinião matriz. ∙ A pressão pode ser feita através da informação e formação (manipulação e persuasão) com uma intensidade que provoca a reação do público, formando uma opinião pública que faz pressão sobre uma determinada questão.

 GRUPOS SOCIAIS

 ∙ Políticos: partidos, coligações e movimentos dentro dos partidos ∙ Econômicos: grandes empresas, multinacionais etc. ∙ Sociais: defesa de direitos, classes ou a grupos excluídos socialmente ∙ Espirituais: tem sua base nos princípios religiosos  Aristóteles viu na política “a ciência por excelência” da sua época e do próprio sistema filosófico. A política cobria um campo muito vasto, para além da ciência política que conhecemos. Tratava-se de um estudo global de todas as relações morais e sociais do homem. “O homem é um animal político”. As relações econômicas e sociais são condicionadas pela política.

∙ Regimes totalitários: a pressão pode chegar ao extremo, sendo permitidos todos os meios para manter o poder absoluto e incontestado. Podem ser de caráter militar ou civil, leigo ou religioso, de esquerda ou de direita. ∙ Prática de prisão, tortura e até o assassinato de dirigentes políticos da oposição, de sindicalistas, artistas, intelectuais e qualquer pessoa que se oponha ou tenha idéias antagônicas ao regime vigente.

∙ PARTIDO: “grupo de pessoas estavelmente organizado com a finalidade de alcançar o Poder e conservá-lo em benefício de seus dirigentes, como também dar aos seus membros os benefícios materiais e espirituais que isto comporta, realizando uma junta na qual o grupo em questão deseja incluí-lo”. (Laswell, Kaplan e Friedrich) ∙ Os partidos são quase exclusivamente políticos, enquanto que os grupos tendem a preocuparse com problemas específicos e não se dirigem ao povo (ou eleitores) em termos amplos. Um partido pode se tornar um grupo de pressão (quando não está no governo).

 OS GRUPOS DE PRESSÃO ∙ Preocupam-se com uma questão de cada vez. Exemplo: obter a aprovação ou a não-aprovação de uma lei; induzir o governo a alguma ação, como construir uma rodovia etc. ∙ Não governam, mas se interessam pelo governo. ∙ Tentam influir sobre as decisões dos políticos e dos administradores, sem assumir, porém as responsabilidades da gestão do Poder. ∙ Em certas circunstâncias os grupos de pressão se tornam partidos. ∙ Pode acontecer que um partido de menor importância se submeta a serviço de um grupo de interesse: a este partido tocará a função de ser somente um aliado e de mover-se nos rastros de um grande partido que procura alcançar o Poder. A

∙ Organizações internacionais de partidos políticos; ∙ Organizações maçônicas; ∙ Sindicatos internacionais; ∙ Associações e sociedades mundiais; ∙ Organizações religiosas, de libertação nacional, patrióticas, humanitárias, ideológicas etc. ∙ Organizações que dispõe de filiais próprias em outros países para a defesa dos seus interesses. AS SOCIEDADES E OS GRUPOS ∙ Um grupo de pessoas excluídas socialmente se reúnem para formar um grupo de pressão, lutando pelas próprias exigências, próprios direitos, contra os poderes políticos, em ações pacifistas ou violentas. ∙ Pacifista: WWF, Greenpeace. ∙ Violentos: Skinheads, neonazistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com