TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação interna

Artigo: Comunicação interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Interna

A importância do RH no processo

A comunicação sempre foi à base do relacionamento humano e é responsável pela difusão de experiências, informações e idéias desde a Antiguidade.

Com o passar do tempo e adquirindo um sentido mais amplo, foi necessário aperfeiçoar os canais de comunicação. Surge então a comunicação interna como meio de relacionamento e é comum que a área de Recursos Humanos esteja á frente englobando todas as práticas e processos comunicativos, estabelecendo de forma correta, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável evitando o surgimento de suposições e comentários errôneos, estabelecendo uma imagem harmônica e clara que transmite confiabilidade e credibilidade. Contudo todos os departamentos devem estar envolvidos, já que as informações compartilhadas são de interesse da empresa, não de um setor especifico.

Quando esse conceito é compreendido e trabalhado de forma coerente, o processo de comunicação fica mais transparente, democrático e participativo, requisitos vitais para o desenvolvimento. A dificuldade é desenvolver nas pessoas a cultura de buscar informações. É necessário despertar nas pessoas uma postura proativa, enfatizando sua importância e benefícios.

Um ambiente no qual impera comunicação clara e aberta contribui para o desenvolvimento organizacional e estimula as pessoas a participarem ativamente dos processos de mudança como protagonistas dos mesmos.

“Ninguém gosta daquilo que não conhece”

A comunicação interna é algo prioritário que deve merecer grande atenção para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram.

A falta de informação acaba gerando desmotivação e falta de comprometimento. Ao se avaliar o assunto, há algumas justificativas para os problemas de comunicação:

- Excesso de informação;

- Falta de envolvimento e participação das pessoas;

- Falhas na comunicação;

- Inconsistência das mensagens;

- Pouco de trabalho em equipe;

- Dificuldade em personalizar as mensagens para os diferentes níveis;

- Integração da comunicação no processo de planejamento da empresa.

A comunicação Interna visa proporcionar meios de promover maior integração mediante o dialogo, a troca de informações, experiências e a participação de todos os níveis. Alguns especialistas afirmam que há cinco Cs para uma comunicação eficaz:

- Clara;

- Consistente;

- Continua e freqüente;

- Curta e rápida;

- Completa.

Conhecer o publico e saber como chegar a cada um é o ponto de saída e a garantia de sucesso de um programa de comunicação interna. Não se pode informar a todos da mesma maneira, com o mesmo linguajar e com os mesmo veículos, a não ser que para esse caso dê preferência para a linguagem simples.

Qualquer tipo de comunicação deve passar por planejamento, revisto e discutido por uma equipe que contemple varias áreas da empresa, desde que a área de comunicação e a de recursos humanos interajam e se comprometam com o processo. Enquanto não houver integração nas próprias áreas, é ilusão acreditar que a comunicação interna vai fluir.

A comunicação Interna deixou de ser apenas uma forma alternativa de comunicar. Visto sua importância no ciclo de crescimento da empresa, agora é vista como área fundamental e suas atividades integradas ajudam a empresa em seu planejamento estratégico e êxito na conclusão de seus objetivos.

Não podemos esquecer que em todas as empresas, sem nenhuma exceção, se não foram bem informadas pelas fontes certas, entram no chamado radio peão, ou seja, comunicação informal. Este é o pior informante dos funcionários, uma simples decisão de conter gastos pode virar na imaginação dos funcionários e pelos burburinhos dos corredores, corte de quadro de funcionários, não pagamento de benefícios entre outras idéias mirabolantes causadas pela falta da comunicação clara e objetiva.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »