TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Marketing

Tese: Conceitos de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  Tese  •  8.290 Palavras (34 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 34

CAPITULO 1 INTRODUÇÃO

CAPITULO 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceitos de Marketing

Para Kotler (2006, p. 04) “marketing é o gerenciamento da demanda” o marketing, ou seja, mercado surgiu com o foco em obter e manter cliente. É também o estudo das trocas no mercado que visa à melhoria para os clientes, planejando e executando a concepção, distribuindo idéias, estabelecendo preços e também se defini marketing como o estudo do mercado que nos dá a possibilidade de observar as novas tendências e oportunidades de perceber os desejos do consumidor.

Com o surgimento na década de 1950 no pós-guerra, o marketing veio para oferecer ao cliente melhor opção na hora da compra. Nos anos 60 as empresas tinham poder sobre seus clientes, onde praticamente decidiam e davam a palavra final em relação a compra do cliente, mas o mercado foi crescendo, as concorrências foram aumentando, o cliente foi percebendo que poderia dominar sua forma de pagamento onde poderia escolher e determinar a melhor relação entre custo e beneficio, afinal de contas o dono do dinheiro é ele.

O conceito de marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: preço, comunicação e distribuição (DIAS, 2006 p. 02).

O marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades ou desejos, ou seja, sempre colocando o cliente como foco principal. Um profissional de marketing precisa trabalhar as necessidades do cliente. Feito isso o marketing pode oferecer os produtos ou serviços que proporcionam a satisfação do mesmo.

O marketing é orientado a criação, e não ao controle de um mercado; baseia-se na educação desenvolvimentalista, no aperfeiçoamento incremental, e no processo continuo, e não em simples táticas para conquistar fatia de mercado, ou em eventos únicos. E o que é mais importante: baseia-se no conhecimento e na experiência existente na organização (MCKENNA, 1992 p. 03).

2.2 Marketing como Processo de Troca

De acordo com Kotler (2006, p. 06) “para realizar trocas bem sucedidas os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação”. Um dos pontos a ser analisado é satisfazer necessidades e desejos dos indivíduos, pois o ser humano precisa de diversos elementos para sobrevivência para isso é essencial, entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação.

Segundo (TELLES, 2003 p. 02), “a atividade humana dirigida para satisfação de suas necessidades e desejos, por meio dos processos de troca”, os produtos são sempre analisados de acordo com os hábitos dos consumidores, pois tudo pode ser melhor internamente ou externamente, uma boa estética na embalagem do produto também ajuda na hora da decisão de compra, afinal além de custos também querem ter satisfação. O marketing vai além de satisfazer essas necessidades e desejos que constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno. Ele encanta e surpreende nas suas diversas formas de se adaptarem e conhecer seu consumidor. Portanto há cinco condições básicas para as trocas:

• Estar presentes e atuantes, no mínimo duas pessoas envolvidas;

• Cada parte com algo a oferecer que atribui valor;

• Capacidade de comunicação e entrega livre arbitrariedade em aceitar ou rejeitar a oferta;

• Capacidade para se relacionar com outra pessoa, acreditando que é apropriado e desejável com a outra parte;

Para (TELLES, 2003 p. 03) “marketing é a ciência da troca”, quando reunidas todas as condições necessárias a transação pode ser efetuada, e com isso a concretização de troca ganha valor, quando ambas as partes saem mais satisfeitas do que estavam antes. Sendo assim surge uma confiança onde o processo de troca passa a ser natural, criando ainda um relacionamento duradouro beneficiando a todos.

2.3 Compostos de Marketing ou Mix de Marketing

O marketing tem como função especifica ações que compõe o mix, ou seja, os 4 ps referentes as variáveis que são: produto, preço, promoção, praça. E então essas quatro ferramentas são relativamente decididas pelo profissional responsável que é o gerente de marketing.

Produto tem como objetivo identificar a preferência de um cliente ou seja, estar atento a lançamentos de produtos e serviços que são necessários para a satisfação dos clientes, sempre buscando saber suas necessidades e desejos, posicionamento de mercado, seu ciclo de vida. Segundo Kotler (2002, p. 126), “a base de qualquer negocio é um produto ou serviço”.

Para decidir sobre o preço é preciso ser cauteloso, para colocar um produto no mercado é bom saber se ele estar de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, e ao mesmo tempo gere uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência e também trazer um retorno maximizado para a empresa. No entanto Kotler (2002, p.129) diz, “o preço difere dos três outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita, os demais geram custos”.

A promoção é aquela que visa o investimento da empresa, ou seja, através da propaganda, publicidade entre outros são elaboradas as comunicações para que o cliente conheça melhor o produto e ao mesmo tempo sente enorme desejo de tê-lo, tem também a promoção de vendas onde são promovidos eventos possibilitando o cliente a participar de sorteios, ganhar brindes, ter descontos especiais, carteirinha do melhor cliente, etc. Kotler (2002, p. 136) diz que a, “promoção, cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público alvo”.

Praça (distribuição) o gerente de marketing tem que fazer a distribuição do produto, sabendo exatamente a hora certa e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com