TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência Perfeita

Artigo: Concorrência Perfeita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 6

Concorrência Perfeita

INTRODUÇÃO

A concorrência perfeita é um conceito exato e forma a base dos mais importantes modelos de comportamento econômico. A essência do conceito, que será definida abaixo mais detalhadamente, é de que o mercado é inteiramente impessoal. Não há "rivalidade" entre os vendedores no mercado e os compradores não reconhecem a sua competitividade vis-à-vis. Portanto, num certo sentido, a concorrência perfeita descreve um mercado no qual existe uma ausência completa de concorrência direta entre os agentes econômicos. Como conceito econômico teórico é o exatamente oposto ao conceito empresarial de concorrência.

Na conversa usual, os mercados para automóveis, ou, digamos, para lâminas de barbear seriam considerados como altamente competitivos; cada firma concorre vigorosamente com suas rivais, que são numericamente poucas.

A principal área de concorrência é na propaganda. A propaganda de uma firma dirá que seus produtos são superiores aos de seus rivais os quais (produtos) ela virtualmente indicará. As firmas também lutam para atrair fregueses por meio do estilo de apresentação, modelos de embalagem, afirmação de durabilidade e outros. Generalizando, existe uma ativa e, às vezes, espúria qualidade competitiva. De fato, as firmas concorrem de quase todos os modos concebíveis, exceto pela redução de preços.

Portanto, o tipo de mercado, assim descrito, está longe daquele que o economista pretende quando fala de concorrência perfeita. Quando este conceito rigoroso é usado, nenhum traço de rivalidade pessoal pode surgir. Todas as magnitudes econômicas relevantes são determinadas pelas forças impessoais do mercado.

1. A CONCORRÊNCIA PERFEITA

O mercado de concorrência perfeita é o mercado ideal. Na concorrência perfeita, nenhum vendedor ou comprador, considerado isoladamente, tem influência sobre o preço de mercado. De fato, nenhum vendedor conseguirá vender o produto a um preço superior ao preço de mercado, simplesmente fará aquisição numa empresa concorrente.

Portanto, é somente a influência conjunta de todos os vendedores e de todos os compradores quem determinam o preço de mercado. Quatro importantes condições definem a concorrência perfeita. Consideradas, conjuntamente, estas condições garantem um mercado livre e, impessoal, no qual as forças da demanda e da oferta – ou receita e custo determinam a alocação de recursos e a distribuição das receitas.

1.1 Características

Mercado pulverizador de tal forma que nenhum comprador ou vendedor teria condições de influenciar os preços ou o comportamento dos demais agentes;

• Perfeito conhecimento do mercado, a começar pelo preço por parte dos que o integram;

• Perfeita mobilidade de recursos;

• Ausência de entraves ao ingresso de novas empresas;

• Homogeneidade de produtos;

• A capacidade de absorção dos produtos pelo mercado é um dado para as empresas.

Curto prazo

No curto prazo é possível uma dada indústria ter lucro positivo, superior à melhor aplicação alternativa. O lucro das empresas depende largamente da optimização da sua produção, por isso sobretudo no curto prazo, estas serão tanto mais lucrativas, quanto mais optimizada for a sua produção. A falta de entraves à entrada de novas empresas na indústria, faz com que num mercado de concorrência perfeita.

Longo prazo

No longo prazo, a indústria terá lucro nulo. Dada a livre entrada e saída da indústria, no longo prazo está vai adaptar-se à procura. Estas atingirão o número óptimo, e a dimensão óptima para a produção optimizada, de maneira a atingir o mínimo custo médio possível.

1.2 Grande Número de Pequenas Empresas

Primeiro, a concorrência perfeita requer que todos os agentes econômicos no mercado sejam pequenos, em relação a todo o mercado, não podendo exercer influência perceptível no preço. Do ponto de vista dos compradores, isto significa que cada consumidor tomado individualmente, deve ser tão insignificante que não consegue obter regalias especiais dos vendedores. Talvez a mais familiar regalia é o desconto, especialmente na área de serviços de transportes. Podem porém existir muitas outras, tal como os contratos de crédito especial aos grandes compradores, ou retribuições de serviços adicionais gratuitos. Nenhum destes pode vigorar, se o mercado é perfeitamente competitivo.

Do ponto de vista dos vendedores, a concorrência perfeita requer que cada produtor seja tão pequeno que não pode afetar perceptivelmente o preço de mercado por variações na sua produção. Isto significa que cada produtor em concorrência perfeita acredita que sua curva de demanda é uma reta horizontal. Se todos os produtores agem do mesmo modo e ao mesmo tempo, variações na quantidade afetarão, definitivamente, o preço de mercado. Mas, se a concorrência perfeita prevalece, cada produtor é tão pequeno, que as variações individuais não serão notadas.

1.3 O Produto Homogêneo

Uma segunda condição é que o produto de qualquer vendedor num mercado de concorrência perfeita deve ser idêntico ao produto de qualquer outro vendedor. Isto significa que os compradores são indiferentes quanto à firma da qual eles adquirem o produto.

Neste contexto, a palavra "produto" tem significado muito mais detalhado que no sentido usual, onde se poderia considerar um automóvel ou corte de cabelo como um produto. Para nós, esta não é uma descrição adequada: todos os aspectos variáveis do bem devem ser incluídos. Quando tal é feito, é possível determinar se o mercado é caracterizado por uma mercadoria homogênea, ou perfeitamente padronizada. Caso não o seja, o produtor que tem um produto levemente diferenciado tem um grau de controle sobre o mercado, e, consequentemente, sobre o preço de mercado de seu produto específico. Portanto, pode afetar o preço de mercado variando sua produção. Esta condição é compatível com a concorrência perfeita.

1.4 A Livre Mobilidade dos Recursos

Uma terceira pré-condição para a concorrência perfeita é que todos os recursos têm mobilidade perfeita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com