TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria

Artigos Científicos: Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente trabalho aborda os principais conceitos de consultoria, e como essa área esta se tornando promissora no mercado de trabalho. também demostra o que leva o cliente a bucas o serviço de consultoria. Embora seja um mercado promissor, algumas características tornam-se essenciais no perfil do profissional.

CONCEITO DE CONSULTORIA.

O serviço de consultoria nada mais é, do que uma atividade profissional, no qual, é feita uma transferência de conhecimentos específicos, onde o profissional contratado para formulação de diagnósticos ou soluções expõe aos clientes internos ou externos de uma forma ampla, a situação atual do negocio em relação ao mercado de atuação.

“É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para dar-lhes, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções (QUINTELA, 1994).

Todavia o trabalho do consultor tem por objetivo prover informações; dar a solução de um problema; fornecer diagnóstico capaz de redefinir a problemática; recomendar ou prescrever; e principalmente acompanhar sua implementação.

Assim, a eficácia em relação ao serviço de consultoria é vista a medida que as coisas, ou seja, processos, atividades são feitas modo certo. A consultoria se torna eficiente quando produzir além de simplesmente resolver o problema. Oferece alternativas criativas, otimizar suas utilizações além de poupar recursos. Cumprir deveres. Aumentar retorno e reduzir custos operacionais, assim otimizando o lucro do cliente.

Quintella, (1994) define as funções da consultoria: [...] em ajudar as pessoas a resolver problemas que as impeçam de atingir objetivos, conseguir que as pessoas façam as coisas acontecer, dar às pessoas novas perspectivas ou enfoques a seus problemas, criar as condições para que ocorram mudanças, auxiliar as pessoas a se ajudarem.

Esse entendimento é fundamental para que o consultor possa decidir se determinado trabalho pode ser aceito, pois os papéis que lhe serão exigidos devem ser considerados a priori, para saber se terá condições de desenvolver a consultoria de forma satisfatória.

PERSPECTIVAS DA CONSULTORIA EMPRESARIAL

Na avaliação de Oliveira (2001), “a consultoria empresarial é um dos segmentos de prestação de serviços que mais tem crescido no mundo”. Identifica ainda, algumas tendências da consultoria empresarial no atual momento:

Aumento da demanda de consultoria provocado pela busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia;

Aumento da demanda de consultoria para as empresas consolidarem suas vantagens competitivas;

Aumento da demanda de consultoria como consequência dos processos de terceirização;

Aumento das demandas de consultoria pela necessidade de questionamento progressivo das realidades da empresa-cliente visando a um processo de melhoria contínua sustentada;

NECESSIDADE DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL

De modo geral, segundo Pereira (1999), a maior parte dos clientes procuram um consultor nas seguintes situações:

Quando percebe que tem um problema e não sabe como solucioná-lo;

Quando necessita de uma visão isenta ou de uma parte neutra para intermediar conflitos;

Quando tem necessidade de uma contribuição específica, de natureza temporária, inexistente em seus quadros;

Na introdução de novas tecnologias de produto ou de gestão;

Para planejar e conduzir programas de treinamento, capacitação ou desenvolvimento;

Quando necessita avaliar ou auditar a empresa ou estabelecer cenários e prospecções;

Quando deseja rever a estratégia da empresa, suas políticas, planos ou introduzir modelos de gestão apropriados ao contexto;

Quando necessita modificar as estruturas organizacionais;

Quando há necessidade de incrementar o desempenho, a qualidade do produto e a produtividade.

MODALIDADES DE CONSULTORIA EMPRESARIAL

É interessante salientar que a consultoria tem como principais características de atuação: colaboração; independência; imparcialidade; profissionalismo; caráter investigativo; orientação;acompanhamento.

Consultoria externa.

Refere-se ao fato de que “a relação Consultor – Cliente tem prazo determinado de duração e o profissional não pertence aos quadros, não mantém nenhum vínculo empregatício formal, nem, subordinação funcional, a rigor, de um tipo de parceria” (LEITE 2005).

Consultoria interna.

Refere-se ao “conjunto de atividades desempenhadas pelo profissional que faz parte do quadro efetivo de empregados da organização. Ele mantém, portanto, um vínculo empregatício com a organização, ainda que tal posição ou cargo na arquitetura existente mostre-se terceirizado” (LEITE 2005).

PERFIL DO PROFISSIONAL DE CONSULTORIA

O consultor empresarial é o agente de mudanças externo à empresa-cliente que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais no processo decisório, não tendo entretanto, o controle direto da situação. (OLIVEIRA 2001)

Características do consultor .

Uma das características mais marcantes do consultor é apresentada por Holtz (1997), ao indicar que a consultoria não é uma profissão em si, mas sim a forma como o profissional de determinada especialidade atua. Dessa forma, faz-se necessário o desenvolvimento de diversas habilidades, além da capacitação técnica, para se relacionar com a empresa-cliente e obter os resultados esperados.

Segundo Oliveira (2001) as características do consultor são divididas em Características Comportamentais, de Habilidade e de Conhecimento.

Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com