TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria

Resenha: Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das principais questões relacionadas à consultoria é, em algumas vezes, a lacuna que se apresenta entre o universo de conhecimento do consultor com a realidade da empresa contratante. Isso se torna ainda mais claro em casos de consultorias altamente especializadas em situações específicas, como o caso do pesquisador Rochel Lago: extremo conhecimento em química e baixo conhecimento empresarial.

Diferentemente do ambiente acadêmico, onde os resultados são analisados dentro da própria pesquisa, quando se trata de um ambiente empresarial, o número de questões a ser levado em conta é muito maior, passando por uma avaliação holística de resultados esperados. Uma empresa é vista como um organismo vivo, onde todos os fatores têm importância na sobrevivência da mesma. Fazer uma análise de resultados unidimensional pode ser perigoso e, com certeza, nem um pouco adequado quando se presta uma consultoria.

Assim, é muito importante que haja uma correta análise e adequação do conhecimento que vai ser oferecido pelo consultor, baseado em conhecimento próprio, com a realidade da empresa contratante. Essa verificação prévia é essencial pois demonstra capacidade de implantação de um sistema de consultoria externa por parte do profissional, bem como uma consistência maior do trabalho proposto.

Resumindo, é muito importante que, antes de elaborar o projeto de consultoria, o profissional vá além do seu conhecimento e estude todas as causas e efeitos que compõe o problema do cliente, assim como ter bem claro quais os objetivos do contratante.

Vale diferenciar duas questões que, apesar de semelhantes, são bastante diferentes: “a visão no cliente” contra “a visão do cliente”. Ter a visão no cliente é algo absolutamente comum em qualquer relação comercial, ou seja, todo prestador de serviços ou vendedor do produto está de olho no seu cliente, cercando-o contra os possíveis concorrentes. Porém ter a visão do cliente é muito mais importante, pois dessa forma, o consultor vai se colocar no lugar do contratante e vai calibrar a sua visão de acordo com a forma de pensar do próprio cliente, fazendo com que compartilhem de objetivos comuns.

Um consultor tem sempre que estar atualizado em todas as dimensões empresariais. A consultoria tem sido uma forma bastante eficaz e crescente na gestão de empresas, porém cabe ao consultor estar cada vez mais preparado para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com