TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Empresarial

Monografias: Consultoria Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

Seleção dos Serviços de Consultoria Nesta unidade vamos discorrer sobre os diferentes tipos de consultoria, suas características e melhores aplicações. Além disso, serão destacados os cuidados inerentes à seleção de consultores, assim como os cuidados que estes últimos devem ter ao analisar os clientes e os riscos incorridos na aceitação de trabalhos com alto grau de indefinição de informações ou inconsistência de dados. Por fim, mas não com menos importância, serão dadas orientações sobre as melhores práticas na condução dos primeiros contatos entre cliente e consultor.

A Decisão de Contratar uma Consultoria Temos um problema! Assim começa o processo que poderá levar à contratação dos serviços de consultoria. É algo simples, mas que demanda critério!

Os serviços de consultoria representam um mercado gigantesco, tanto em termos de serviços, quanto de valores e que não parece estar próximo de uma retração de crescimento. Isto porque se unem carências múltiplas às muitas competências que os consultores podem oferecer. O problema reside, então, em saber quando os serviços serão realmente necessários, quem contratar e como trabalhar com a parceria de uma consultoria de forma produtiva.

As perguntas básicas que poderiam ser feitas são: • Que tipo de projeto é mais adequado para consultores externos? • Como escolher o consultor ou a firma de consultoria mais adequada? • Que nível de serviço deve-se esperar? • Quais são os segredos para administrar esses relacionamentos?

Mas, antes de se responder a estas questões, é necessário considerar aspectos ainda mais básicos.

3 Universidade Anhembi Morumbi Seleção dos Serviços de Consultorias

Assume-se que há duas razões para se contratar uma consultoria. • quando há uma dificuldade específica que deve ser superada ou um modo pouco eficiente de se fazer algo que precisa ser reestruturado e a empresa não possui competência para promover a mudança. • quando há necessidade de alteração de estrategia para atuar de forma diferenciada em outros mercados, lançando outros produtos ou serviços etc.

Os consultores atuariam, em ambos os casos, como conselheiros. Mas, suas recomendações não substituem certos trabalhos iniciais que precisam ser feitos pelo cliente. Assim sendo, antes de considerar a alternativa de contratar um consultor, é necessário checar se o ambiente é propício à contratação, novamente com perguntas simples e objetivas:

1. Nós sabemos o que queremos? Cliente e prestadores de serviços têm visões diferentes sobre o que está sendo negociado. Isto e normal e comum. E com muita frequência os objetivos são definidos de maneira imprecisa, qualitativa, sem um embasamento numérico que evite subjetividades. Exemplo: queremos melhorar. Quanto? Quando? Em que? Trabalhos de consultoria sem metas mensuráveis costumam resultar em decepções. Se o cliente não define o alcance e a finalidade do trabalho desejado, tudo pode dar errado.

2. Há apoio institucional para que o trabalho seja realizado? O descompromisso da alta gerência do projeto de consultoria é uma certeza de fracasso. Não é a toa que este item consta dos requisitos a serem cobrados na certificação da ISO-9000 e de tantas outras certificações existentes. Com grande frequência, a média gerência defende serviços de consultoria sem o apoio total dos escalões superiores. Ou então a diretoria pode “forçar” seus consultores aos gerentes. É preciso o consenso quanto à necessidade de apoio externo para a solução dos problemas, antes de chamar alguém de fora.

4 Universidade Anhembi Morumbi Seleção dos Serviços de Consultorias

3. Existe um marco para a finalização dos trabalhos? Terceirização é algo distinto de consultoria. A terceirização é uma opção plenamente justificável quando a organização pretende se focar no seu negócio principal, delegando atividades tidas como mais ou menos acessórias a um agente externo, de forma regulada por um contrato de longo prazo entre a empresa e este último. Os trabalhos de consultoria devem ter começo, meio e fim. Não faz sentido (e, em última instância, não é lucrativo) contratar consultores de gestão para dirigir toda a companhia, o que acaba acontecendo nos relacionamentos sem prazo definido.

4. Existem recursos para sustentar o projeto? É preciso garantir que existam recursos para sustentar o projeto: dinheiro e tempo, para dar atenção às solicitações de apoio da consultoria e para acompanhar o que está sendo realizado pelo consultor. Se isto não for garantido, se perderá dinheiro e nenhum benefício será obtido. Pior: a experiência será usada como exemplo para desmotivar pessoas já no início de uma nova tentativa futura.

5. Após a elaboração das recomendações da consultoria a empresa poderá implantar o que foi sugerido e depois manter as mudanças feitas? A consultoria acaba por elaborar um programa semelhante ao que os instrutores de academias fazem: séries de exercícios físicos que devem ser praticadas. Sem dedicação, o uniforme, o tênis e as mensalidades são perdidos, assim como o tempo. Com a consultoria não é diferente: é preciso pensar no programa pós-consultoria e avaliar se esta última etapa poderá ser realizada.

Se as perguntas anteriores forem respondidas enfaticamente de forma afirmativa, pode-se dizer que a empresa está pronta para contratar os serviços de uma consultoria.

Um simples “não” deve levar a organização a reconsiderar a sua opção pela contratação dos serviços.

5 Universidade Anhembi Morumbi Seleção dos Serviços de Consultorias

Tipos de Consultoria O próximo passo é a escolha do tipo de consultoria.

Note que qualquer classificação visa essencialmente o destaque de características comuns a determinado tipo de relacionamento padrão. Na prática estas características podem ser misturadas, o que significa dizer que a classificação apresentada aqui, assim como a maioria das classificações aplicadas a qualquer coisa, não é mutuamente exclusiva em termos de suas distinções básicas, mas pode ser usada como uma orientação geral do tipo de consultoria que uma empresa pode optar por contratar.

Comecemos com um resumo das classificações possíveis para uma consultoria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com