TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negócios para uma empresa de consultoria empresarial

Tese: Plano de negócios para uma empresa de consultoria empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Tese  •  9.557 Palavras (39 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 39

Plano de Negócios para a empresa de assessoria Ferramenta Business.

Análise de Mercado:

A partir do estudo das 05 forças competitivas de Porter nota-se que o setor de consultoria/assessoria é atraente se considerarmos os seguintes termos:

A rivalidade entre os concorrentes é diluída devido ao grande número de segmentos para atuação o que permite a uma empresa iniciante encontrar com facilidade um nicho de atuação.

Os grandes concorrentes estão na maioria em grandes centros econômicos o que diminui a concorrência fora destes centros.

O maior canal de divulgação é o cliente o que torna o resultado do serviço o seu grande diferencial e o maior seguro em relação aos concorrentes sendo assim, o conhecimento do mercado e dos concorrentes resulta em melhoria contínua.

Ao considerarmos a ameaça a novos entrantes com a criação de barreira de entradas e retaliação notamos que pouca ameaça acontece em segmentos do setor de serviços de consultoria. O conhecimento adquirido, o know How pré estabelecido, o relacionamento com setores onde atuam blindam em parte o setor

O poder de barganha dos compradores é relativamente baixo dadas as características próprias do setor como a customização e o valor futuro do serviço contratado que é visto como um investimento e não como um custo.

Já o poder de força dos fornecedores é alto pois, estes tem condições de impor condições unilaterais para adquirir conhecimento, aliado a construção de uma carreira profissional o que obriga o comprador a aceitar as condições de comercialização oferecidas pelo fornecedor.

A força dos bens substitutos é baixa no setor de consultoria/assessoria pois, mesmo com o acesso que se tem á informação principalmente pela internet isso não substitui o serviço especializado prestado por uma assessoria com profissionais experientes e qualificados para prestar esse serviço.

Baseado no artigo de Anderson Alves(andersonalves.com/post)

Pontos Fortes e Fracos da concorrência

Como ponto fortes podemos indicar a diversificação dos setores atendidos pelas assessorias o que resulta em uma grande variedade de serviços oferecidos e o conhecimento que tem do mercado devido ao tempo de atuação. Já como pontos fracos, esta a grande concentração na área central da cidade de Belém e uma atuação preferencial a grandes empresas e órgãos do governo, o que permite a nossa empresa explorar o nicho das pequenas empresas da periferia de Belém que devido ao seu porte não dispõe de capital para contratar uma empresa de assessoria de renome e por isso mesmo mais cara.

Perfil do Cliente:

Decisão de Consumo: O cliente que buscará a nossa assessoria será aquela pequena empresa da periferia que percebendo que enfrenta problemas e que por vários motivos, não tem como resolve-los procura a nossa ajuda especializada antes que essas dificuldade possam até leva-lo á falência. Também atenderemos a empresas pequenas que desejam crescer e percebem que para isso necessitam de ajuda profissional para o planejamento desse crescimento.

Fatores Sócio-Econômicos – As empresas atendidas serão empresas pequenas de preferência da periferia da área metropolitana de Belém e que tem grande importância nos locais onde atuam como geradoras de emprego e renda.

Serviços oferecidos pela empresa – Cursos na área de gestão de pequenas empresas, treinamentos realizados de preferência na própria empresa para que possa ser rapidamente colocado em prática. Exemplos: Atendimento ao Público, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Planejamento de Custos e os cursos de Como se Manter no Mercado e Como Planejar o Crescimento.

Preço:

Localização:

Risco

Do Negócio: Como em todo o negócio que se inicia existe um grau de risco no nosso não é diferente principalmente porque buscamos atender a um nicho de mercado mas como administradores/empreendedores confiamos em nossa capacidade de superar os riscos inerentes ao negócio

Estrutura de Custos

O escritório de consultoria estará sujeito à norma regulamentadora aplicável a sua principal área de conhecimento / atuação

(Administração, Engenharia, Advocacia, etc.), conforme a CBO Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e

Emprego, disponível em http://www.mtecbo.gov.br/regulamentacao.....

Estrutura

A estrutura básica do escritório deverá contar com uma área útil que varie entre 30 m² e 50 m², que poderá ser instalado em um imóvel ao nível da rua ou em sala(s) de um prédio O espaço escolhido deve ser planejado para adequada instalação das estações de trabalho (workstations) dos consultores e distribuição das máquinas e equipamentos.Entre outros itens, o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) deverá contar também com local para atendimento aos clientes e reuniões.

A área externa também deverá ser planejada e adaptada (fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) para a

integração das atividades e conforto de clientes e empregados.

Pessoal

O número de empregados irá variar de acordo com o número de clientes atendidos e projetos em andamento. O IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organizações relaciona as seguintes categorias para seus membros associados, o que demonstra a diversidade de estrutura existente em relação ao porte e faturamento das empresas de consultoria:

Categoria B1 = Consultor Autônomo (B1A = Aspirante)

Categoria B2 = Consultor Interno

Categoria A1E = Empresa de Consultoria com 1 consultor

Categoria A1 = Empresa de Consultoria com 2 consultores

Categoria A2 = Empresa de Consultoria com de 3 a 15 consultores

Categoria A3 = Empresa de Consultoria com de 16 a 50 consultores

Categoria A4 = Empresa de Consultoria com de 51 a 200 consultores

Categoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com