TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Empresarial

Trabalho Universitário: Consultoria Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 7

Consultoria Empresarial

Introdução

A empresa que servira como base para a consultoria, se trata de uma ME, mas precisamente um supermercado de pequeno porte que atua no setor varejista, ele está localizado na cidade de Santa Ernestina – SP. A principal finalidade desta consultoria é realizar uma avaliação dos resultados atuais e sugestões de melhoria para a gestão de estoque e armazenagem que atenda as reais necessidades da empresa.

O supermercado possui um mix de produtos, que varia entre 10 000 a 11 000 produtos, conta com 30 colaboradores. A empresa dispõe de dois depósitos, sendo um alojado ao próprio prédio comercial onde são armazenados produtos de maior demanda e perecíveis, já o segundo depósito fica a cerca de 100 metros do prédio comercial e armazena produtos não perecíveis e de maior volume e quantidade, esses produtos de maior volume e quantidade são diretamente recepcionados no próprio local posteriormente conforme necessidades são trazidas para o prédio comercial.

O ambiente econômico mundial está em uma onda de modernização, a modernização brasileira visivelmente criou e vem criando, vários problemas na gerência de empresas em geral independentemente se são pequena, média ou de grande porte.

Com o acesso facilitado as tecnologias e informações, cada vez mais rápidas acontecem mudanças no mercado. Para que o mercado acompanhe essas repetidas mudanças, é preciso uma avaliação continuada de suas ações (MOURA 2004).

Podemos considerar consultoria empresarial uma maneira de dar conselhos, e ao passar os anos ela vai se tornando uma das estratégias mais antigas e de maior importância na tomada de decisões. Durante muito tempo as micros e pequenas empresas não conseguiam fazer uso dos benefícios que a consultoria empresarial proporcionava, pelo fato de que na maioria das vezes elas desconheciam as técnicas e também por falta de disponibilidade dos consultores, já que, o foco deles eram as empresas de médio e grande porte (QUINTANILHA 2010).

Consideramos consultoria é uma consulta médica na empresa, só vamos ao médico se estamos mal, ele nos examina, dá o diagnóstico e receita o remédio (solução), e só se faz consultoria onde existe problema, ou seja o consultor é chamado, analisa o ambiente, apresenta os problemas e proporciona a melhora. Vai do dono da empresa aceitar e aplicar ou não.

Metodologia

A metodologia de pesquisa do estudo de caso será uma pesquisa aplicada que objetiva gerar conhecimentos posteriormente aplicados, soluções de problemas específicos pré-definidos no inicio do estudo de caso. Trata-se também de uma pesquisa qualitativa onde o ambiente é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave para avaliar, descrever e disseminar a atual situação da organização. Possui também traços de uma pesquisa descritiva e exploratória visando proporcionar maior familiaridade com o problema e descrever as características do estabelecimento em questão. Terá fundamentos em uma pesquisa bibliográfica com dados levantados a partir de artigos da internet, livros, etc.

A metodologia de pesquisa da consultoria empresarial terá como natureza realizar um diagnóstico empresarial que é o método onde os consultores avaliam os recursos da organização, as políticas de administração e seus resultados, a fim de definir suas forças e fraquezas e identificar problemas que afetam diretamente o desempenho da organização. Também será realizada a elaboração de soluções para problemas específicos onde os clientes necessitam de mais que apenas um diagnóstico, buscam soluções para problemas específicos.

Após ter sido realizado um diagnóstico empresarial e a elaboração de soluções para os problemas específicos, o processo será finalizado com a aplicação da assistência na implementação dos métodos de gestão de estoque e armazenagem que mais se adequem as necessidades da empresa, pode envolver treinamento de pessoal e adequação de sistemas de controle de estoque. Quintalha 2010

Segundo Oliveira (apud JACINTHO, 2004) a intervenção do consultor empresarial na empresa-cliente deve ser feita de maneira planejada, respeitando as seguintes etapas:

• Identificação: reconhecer a situação da empresa cliente pelo consultor;

• Introdução: elaborar o contrato de trabalho; estabelecer às expectativas e compromissos de ambas as partes; identificar o sistema alvo que irá trabalhar; clima e cultura organizacional, etc;

• Auditoria de posição: fazer entrevistas e levantamentos; analisar; definir situação e mudanças; identificar e analisar os problemas; analisar as causas alternativas; custos; resistências; acomodações; avaliar o potencial de mudanças e identificar os pontos fracos e fortes do sistema-alvo;

• Planejamento: definir as estratégias e suas políticas de sustentação; definir os participantes e suas responsabilidades; detalhar o projeto e suas atividades, sequências, tempo, recursos, etc.;

• Ação: operacionalizar o plano de trabalho estabelecido; treinar o pessoal envolvido; institucionalizar a mudança, através de métodos e atitudes para solução dos problemas;

• Acompanhamento e avaliação: controlar os resultados; auto-avaliação pelo pessoal envolvido; avaliação pelos consultores e estudo das necessidades de uma nova auditoria de posição;

• Conclusão: desligar o processo por um tempo.

A empresa a qual será aplicada a consultoria empresarial se trata de uma empresa de pequeno porte, o processo de identificação de falhas não será de tanta dificuldade, pois visivelmente no dia-a-dia é possível identificar onde estão a maioria dos erros, com a ajuda do material bibliográfico encontrado facilita ainda mais a identificação das falhas.

Sistema de operação

O supermercado possui um sistema de informação eficiente atual, porém, não é utilizado da maneira correta pelo fato de ser muito complexo, tornando inutilizado incompreendido por grande parte de todos os funcionários, o que gera um total desperdício tanto do próprio sistema e também tempo, produtos e agilidade no serviço.

O supermercado tem vários fornecedores, que entregam seus produtos em diferentes prazos. Na maioria das vezes geram filas para o recebimento das mercadorias pelo fato das entregas não serem programadas. Consequentemente as mercadorias que são estocadas no próprio prédio comercial são descarregadas nos corredores da loja e logo em seguida vãs para o depósito.

Existe uma deficiência na organização do depósito devido à precariedade do armazém. Sendo assim os produtos são armazenados de forma incorreta trazendo dificuldade de observar quantidade de produto e o trabalho dos repositores. As datas de validade são controladas através da memória e usando os produtos que já estava no depósito primeiro do que os que chegaram, devido à falta de um controle que tenha eficácia no controle do depósito. Esse sistema de localizar por memoria cria diversos resultados que não são favoráveis para a empresa, alguns deles são:

• Não há uma visualização completa e virtual do depósito;

• Localizar o produto demora, já que o repositor não sabe a localização correta do determinado produto.

Não se indica esse sistema de memória, já que a memória é limitada e só o repositor sabe qual é e onde se encontra o produto de data mais curta. Quando lidamos com variedade de produtos e alta quantidade deles dificulta a identificação e observação da data de validade, já que ela pode estar em dia/mês/ano ou mês/ano.

Sendo assim, adotar um novo modo ou sistema de programação de estoque no supermercado, ira minimizar os problemas que são ligados à desorganização e disposição dos produtos, filas, utilização imprópria do espaço, avaria de produtos e consequentemente, o custo de estocagem será menor.

Propostas de melhoria

A gestão de estoque no varejo teve uma evolução desde as altas quantidades de produtos e vários depósitos, para a gestão logística de quantias adequadas para suprir a demanda da loja, com entregas programadas pelo fornecedor, e modificação na maneira de estocar e comprar. Acompanhando essa evolução, não é mais viável projetar depósitos para armazenagem de grandes quantidades de produtos.

Dessa maneira, será proposto um novo jeito de armazenagem e um sistema de controle de estoque para possivelmente otimizar o espaço e organizar os materiais no depósito.

Feedback Interno (Membros do Grupo)

1. Há um desafio colocado? Os problemas e dilemas da situação foram contextualizados? Um bom caso deve desafiar os alunos a criar uma solução com uma ou mais decisões tomadas; os problemas não devem ter resposta certa ou óbvia. Um bom caso deve provocar os alunos a pensar sob várias perspectivas.

2. Que teorias ou conceitos pretendem ser ensinados por meio do caso?

3. Os elementos políticos que influenciaram na situação foram explicitados?

4. O caso se prestaria a uma abordagem de ensino e aprendizagem interessante (ex.: encenações, simulações)? Quais?

5. Para quais cursos ou outras abordagens o caso poderia ser utilizado?

6. O caso deve ser tão breve quanto possível. Um bom caso deve fornecer informações suficientes para que os alunos possam analisar, de maneira eficaz e eficiente, os fatos relevantes. O caso tem informações suficientespara uma boa análise?

7. O caso não deve produzir qualquer diagnóstico ou prognóstico. Não há resposta certa, solução única.

8. Um bom caso deve promover habilidades tanto de análise como de síntese. O caso deve ser orientado para decisões e movido para a ação. Os alunos são motivados quando têm que converter análise em ação.

9. Quais foram as fontes utilizadas? Elas foram múltiplas? Houve entrevistas? Informantes-chave?

10. O caso identifica o ator ou atores que influenciaram nas ações, devem resolver o problema e/ou devem tomar as decisões? O leitor poderá se ver no papel do tomador de decisões ou em outros papéis?

11. Existe tensão dinâmica suficiente no caso para produzir pontos de vista controversos e competitivos?

12. O caso é atraente (contém um insight surpreendente; prazos fatais, conflitos, oportunidades e ameaças atraem o leitor rapidamente para o caso)?

13. Um caso, especialmente aquele documente situações reais, não deve ser visto simplesmente como autopromoção da parte do autor ou da organização patrocinadora.

14. O caso possui uma nota pedagógica? Ela está bem estruturada?

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »