TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria - O Que é?

Projeto de pesquisa: Consultoria - O Que é?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho apresenta alguns conhecimentos sobre o empreendedorismo, como a falta de políticas públicas para incentivar e movimentar a área de negócios no país, também apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as fontes de financiamentos existentes hoje em nosso país.

Desenvolvimento

1.1 Consultoria o que é? História

Entendemos a consultoria como a atividade profissional exercida por um profissional especializado - consultor, através de uma intervenção intencional, com a transferência de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes, com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho de uma organização empresarial. Nesse contexto, intervenção é qualquer ação adotada em relação a um sistema do qual o consultor não faz parte formal.

A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.

Tipos De Consultoria: A consultoria pode ser dividida de quatro formas diferentes:

1. De acordo com o serviço ou produto oferecido,

2. De acordo com sua estrutura,

3. De acordo com sua abrangência,

4. Ou ainda de acordo com a forma de relacionamento adotada.

Registros antropológicos definem como traço comum às sociedades humanas o surgimento de indivíduos adotados como guias, que aconselhavam suas comunidades em todas as questões, desde relacionamentos, até ações para caça ou a guerra, inclusive aspectos da saúde física e psicológica. Desta forma, podemos concluir que a consultoria deriva da tradição xamãnica, que também deu origem aos homens sagrados (sacerdotes).

Fonte: http://www.admbrasilconsultoria.com.br/o-que-e-consultoria.asp

1.2 Consultoria Interna

Para escolher tanto um consultor interno quanto externo, irá depender da estrutura da empresa e da necessidade que ela está passando no momento.

O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta), O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente. Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui certo poder informal que pode facilitar seu trabalho, em outro lado, o consultor interno carece de atualização prática, pois seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas ideias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

1.3 Consultoria Externa

Consultoria externa é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.Considera-se como consultor externo aquele que presta serviços ocasionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com