TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumerismo, consumismo e MKT social

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

  • Consumismo

O consumismo é a prática de consumir em excesso, marcas, produtos ou prestações de serviços, muitas vezes sem necessidade, pelo prazer de consumir. O consumo é impulsivo, sem medir consequências.

O consumismo também é uma forma de exibição de status, logo, diferente do consumo, o consumismo é a compra de bens desnecessários e fora do valor disposto pelo consumidor, e muitas vezes esse consumismo é movido pelos meios de comunicação em massa.

O consumismo é divido em três níveis.

No primeiro nível o consumidor adquire bens foras do padrão que ele está acostumado mais com consciência, ele faz pesquisas e sabe o valor final do que está comprando.

No segundo nível ele adquire bens e não sabe o valor ou mesmo a serventia de tal coisa, se tornando já inconsequente e não se programando para futuros imprevistos.

No terceiro nível o consumidor é movido pelo status, aonde ele adquire produtos, marcas ou prestação de serviços por pura influência do círculo social,

  • Consumerismo

Enquanto o consumismo é uma pratica inconsequente, o consumeirismo demonstra o contrário, é uma forma de consumo responsável, aonde o consumidor leva em conta as consequências do seu consumo e o que ele irá influenciar ao seu redor, desde o convívio em sociedade até no maio-ambiente.

Então o consumerismo tem o papel de ensinar as pessoas a controlar seus gastos, e pensar antes de adquirir algum bem que pode não ser necessário.

  • Marketing Social

O marketing social tem como principal função tornar o consumo favorável a todos, não somente ao consumidor ou ao fornecedor. Fazendo a sociedade se beneficiar ds produtos adquiridos.

Então para esse ciclo funcionar as empresas devem fornecer um produto ao consumidor que não somente agregue valor ao consumidor e lucro para a empresa, mais que não seja degradante as demais pessoas ao redor.

Por exemplo, uma empresa fabrica um autofalante de potência 2200WRMS que agrada ao consumidor, o comprador em si, gera lucro ao fabricante mas incomoda os vizinhos, tornando o convívio desconfortável.

Existem movimentos de cunho social que trabalham para tornar a sociedade confortável para todos, evitando assim conflitos.

[pic 2]

O marketing social pratica funções que protegem não somente o conforto dos consumidores, mais o meio ambiente, a saúde pública e demais órgãos que circulam ao redor de tal sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com