TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Rural

Artigos Científicos: Contabilidade Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  7.644 Palavras (31 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 31

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é, foi e será uma das mais importantes ciências sociais aplicadas, pois tem como objetivo principal prestar informações úteis e confiáveis aos seus usuários, sobre o patrimônio das entidades, uma vez que a principal preocupação do empresário e saber os resultados de sua empresa.

Dentre os vários ramos da contabilidade, um que merece destaque é a contabilidade agrícola. Esta é aplicada as empresas agrícolas, uma vez que com a evolução do mundo capitalista, tem-se cada vez mais a necessidade de saber os custos da produção, para que haja um controle preciso, principalmente do valor do lucro e no que diz respeito aos valores devidos ao fisco.

Outro ponto importante da contabilidade agrícola, é o fato das informações prestadas pela contabilidade contribuir na tomada de decisões, principalmente porque os preços dos produtos variam conforme sua oferta e demanda . Os preços são repassados aos produtores que não tem influência sobre os mesmos, fazendo com que seja importante o controle de custos para saber a rentabilidade da produção, ou melhor ainda, saber o momento da venda da produção.

Neste estudo, serão apresentados os principais custos relacionados a cultura do milho, vendido em grãos para as cerealistas. Estes ocorrem desde o preparo para o plantio até o produto acabado final, ou seja, o grão colhido. Como também serão relacionados os ganhos com a produção leiteira para analisar a vantagem ou desvantagem econômica da diversificação da produção ao invés da cultura do milho.

Um dos principais objetivos é auxiliar os produtores rurais, a decidir a melhor alternativa para a propriedade rural, plantar o milho e vender ou o manejo de vacas leiteiras, pois os custos para a produção de ambas as atividades são relativamente elevados, e corre-se o risco da produção não render o esperado, devido principalmente aos fatores climáticos, reduzindo assim a lucratividade da empresa rural.

1.1 Contextualização do Problema

O tema do projeto, pertence à Contabilidade Rural, pois o milho é classificado como cultura temporária, porque está sujeito ao replantio anualmente. Ao iniciar o plantio, para que a produção renda o esperado, é necessário realizar alguns investimentos, como por exemplo: adubo, ureia e tratamentos, mais principalmente precisa-se que o clima esteja favorável.

A pecuária leiteira, também esta relacionada a contabilidade agrícola, onde os animais estão classificados no balanço patrimonial no Ativo Permanente, na conta de Imobilizado.

Com os investimentos, o produtor aumenta seus custos, estando assim relacionado com a Contabilidade de Custos. O patrimônio empregado pelo produtor rural é relativamente alto e como o milho esta sujeito ao replantio anualmente, os investimentos ocorrem novamente no ano seguinte.

Com as vacas leiteiras, o investimento também é permanente, porque os animais precisam ser bem tratados e cuidados para que a produção seja rentável, aumentando assim, os custos de produção.

Assim, com o objetivo de auxiliar os agricultores, a melhorar o desenvolvimento da propriedade rural, pretende-se verificar: A atividade de cultivo de grãos é mais vantajosa para o produtor em contrapartida à criação de vacas leiteiras ocupando o mesmo alqueire de terra?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Demonstrar dentre as opções apresentadas, sendo a produção de grãos ou a leiteira, qual é a alternativa mais vantajosa para ocupação da terra pelo produtor rural.

1.2.2 Objetivos específicos

 Verificar qual das alternativas é a mais viável ao produtor rural, sendo a que apresentar maior lucro, no período estudado;

 Comparar os custos produtivos do milho para a venda e da produção leiteira, em uma área de terra de 1 (um) alqueire;

 Demonstrar a importância da Contabilidade Rural para os produtores;

1.3 Justificativa

Na propriedade rural, muitas vezes o agricultor encontra-se com dúvidas referentes a qual o melhor investimento, o que vai trazer um resultado bom, plantar as culturas temporárias obedecendo o ciclo de plantio e colheita ou investir na pecuária leiteira?

Em nossa região a maior parte das propriedades rurais é de pequeno porte, e geralmente cultivadas pela agricultura familiar. A produção leiteira esta presente na maior parte delas, por trazer um rendimento mensal, desperta mais interesse.

O investimento na compra das vacas leiteiras é elevado, e o animal precisa de alguns cuidados, por exemplo, alimento em fartura e com valor nutritivo, médicos veterinários que realizem o acompanhamento, para que o agricultor não venha a ter problemas com doença ou até a perda desses animais e também a produção seja rentável.

Por outro lado, os preços dos insumos, sementes e agrotóxicos utilizados na produção do milho estão cada vez maiores, devido ao fato de que os insumos utilizados na produção são resultantes da importação, assim, demandam de um investimento maior, além de que precisa-se levar em conta os riscos de fatores climáticos, tais como, ventos, granizo, escassez ou excesso de chuva, geadas, pois as culturas são a céu aberto.

Uma vez que, os custos são relativamente altos em quaisquer dos investimentos, a principal preocupação é quanto ao lucro, e só será possível saber a partir de um bom controle das receitas e despesas e o valor dos investimentos que estão se realizando.

Esta pesquisa visa auxiliar o produtor rural, a escolher a melhor opção de cultivo a propriedade, sendo esta, a que apresentar menor custo de produção e maior rentabilidade em um determinado período, observando alguns fatores que podem impedir um maior aproveitamento do investimento.

1.4 Delimitação do Assunto

A pesquisa será realizada na região do Sudoeste do Paraná, no município de Boa Esperança do Iguaçu, em uma propriedade rural, obedecendo ao ciclo de plantio de colheita do milho, onde o inicio acontecerá no mês de agosto e a colheita em meados de janeiro do ano seguinte e também o período de lactação das vacas leiteiras.

O comparativo acontecerá em uma área de terra de apenas 1 (um) alqueire, independente da quantidade de terra utilizada para as propostas apresentadas.

1.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com