TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correios

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Pesquisar uma marca de um produto ou serviço que tenha passado recentemente por mudanças. A mudança deve estar atrelada ao logotipo da empresa. Feita a seleção da marca, construa um breve histórico da empresa, mencionando ano de fundação, tamanho atual, produtos principais e outros logotipos que ela possa ter usado no passado.

  • O Correio hoje com sede em Brasilia foi fundado  no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com isto ocorreu  a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).
  • Os Correios tem 6.447 Agências próprias, 31 Agências Filatélicas, 152 Agencias comerciais(permissionárias, 1.014 Agências franqueadas, 4.589 Agencias   comunitárias, 18.424 Caixas de coletas e 1.519 Postos de vendas de produtos.
  • Os seus principais produtos são carta, telegrama e correspondência agrupada e o Sedex sendo eles e-Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex Mundi

[pic 1]

Passo 2: Compare os logotipos, antes e depois da mudança. Observe as intenções da empresa ao realizá-la. Observe o que foi alterado (cores, design, tipologia das letras, etc.). Aponte detalhes significativos e, caso encontre, exiba comentários sobre as intenções da agência e dos executivos da empresa sobre a mudança.

  • O Logotipo de 1970 tinha  um certo movimento, dinamismo, a seta da logo se parece com a aba de um envelope. Na logo de 1990 mantiveram o padrão do desenho, mas houve algumas mudanças,  foram poucas mas de grandes diferenças sendo elas, a adição das cores amarela e azul  e o nome Correios, que na primeira não havia.  E por fim na logo de 2014 houve mudanças bem visíveis, como a tipia do nome correios, e as setas que agregaram um toque moderno e com mais movimento, mas mantiveram o padrão de cores azul e amarelo de 24 anos. Com esse redesign as Agencias dos Correios estão tentando ser mais presente e amiga de seus clientes. Uma grande coquista na opinião de   alguns clientes, mas pra outros nem tanto, alguns acham que o correio perdeu sua identidade e já outros que são Designer acham que ela foi baseada em outras logos que já estão no mercado
  • A Agencia CDA Branding e Design diz ; que foi um orgulho Redesenhar uma das marcas mais conhecidas e queridas dos brasileiros foi uma oportunidade inesquecível e também um grande desafio para a nossa equipe." 

Passo 3: Faça uma análise pessoal sobre a decisão da empresa, considerando a pesquisa realizada e os assuntos relacionados às decisões sobre a marca estudados até agora no curso. É possível observar uma relação entre a mudança no logotipo e a estratégia de posicionamento da empresa? Como você observa isso?

  • Na minha visão quanto à empresa Correios, é que não adianta somente fazer o redesign de uma marca, gasta milhões na reformulação de suas lojas, transporte, uniformes, etc.. Marca e muito mais que isso, marca é atendimento, e respeito, compromisso com seus clientes. Eles se preocuparam em apenas mostrar seu lado exterior, mas, além disso, o que teria de novo? O tratamento com seus funcionários seria diferente? O atendimento aos seus clientes também seria melhor? Pelo jeito não virão que o mais importante do que um redesign, e a sua estrutura interior. Do qual os Correios deixa a desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com