TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de Correios e Telégrafos

Trabalho acadêmico: Empresa de Correios e Telégrafos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

LOGÍSTICA REVERSA

CAMPINAS

2010

ÍNDICE

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1. Empresa de Correios e Telégrafos..........................................................................5

2. Logística Reversa....................................................................................................7

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................10

INTRODUÇÃO

Atualmente as Empresas Brasileiras vivem um momento extremamente desafiador. Esse novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu capital intelectual.

Para superar esses desafios, algumas empresas buscam tomar ações para redução de custos de forma isolada (eliminação de posições, controle de ligações e outras práticas conhecidas). Outras, por sua vez, enxergam a Logística como uma estratégia competitiva bastante eficaz.

Estas empresas planejam e coordenam suas ações gerenciais de uma forma integrada avaliando todo processo desde o fornecimento da matéria prima até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue. O resultado é a superação dos desafios apresentados e conseqüentemente um melhor posicionamento no mercado.

Alguns pontos são primordiais para que a Logística Empresarial obtenha bons resultados, tais como: Visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa. A ausência deste conceito faz com que cada área ou departamento da empresa pense e trabalhe de forma isolada. Isso gera conflitos internos por poder e faz com que os maiores concorrentes de uma empresa estejam dentro dela mesma; fazer com que materiais e informações se movimentem o mais rápido possível, conseguindo assim otimizar os investimentos em ativos (estoques).

Além disso, enxergar toda cadeia de suprimentos como parte integrante do seu processo. Seus fornecedores, colaboradores, comunidade e clientes são como elos de uma corrente e estão intimamente interligados. Por isso, devemos sempre avaliar se suas necessidades e expectativas estão sendo plenamente atendidas; o Planejamento (Estratégico, Tático e Operacional) e a constante avaliação de desempenho, por meio de indicadores, também são ferramentas gerenciais essenciais o desenvolvimento de um bom sistema logístico.

A Logística está em destaque atualmente e vem se tornando uma das áreas centrais para as organizações, devido sua importância no cenário das

transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos, as integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial. Este reconhecimento é derivado do potencial da logística em agregar valores aos clientes e criar vantagens competitivas às empresas.

A globalização e a necessidade de reduzir os custos com as entregas, distribuição e armazenagens ampliam a sua importância. Mas devemos lembrar que é necessário que seja realizado um bom trabalho em operações logísticas para que aja redução de custos, vantagens e benefícios para a empresa e para todos os que fazem parte deste elo.

1. Empresa de Correios e Telégrafos

A Empresa de Correios e Telégrafos conta hoje com aproximadamente 115.000 funcionários e possui como missão fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo; como visão ser uma empresa de classe mundial e como valores preserva a ética, meritocracia, respeito às pessoas, compromisso com o cliente e a sustentabilidade.

Do início dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo, que aproxima as pessoas e de instituição respeitável, que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de progresso do Brasil, promovendo incessante melhoria dos seus serviços e produtos oferecidos à sociedade.

A Logística Reversa é a nova aposta da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) para melhorar a pós-venda e fidelizar os clientes que compram à distância. A estratégia da companhia foi traçada após identificar nas empresas que utilizam o serviço de encomendas, o desejo de receberem soluções completas de movimentação.

O serviço que já era oferecido pontualmente para alguns clientes, agora entrou na carteira da empresa. Isso porque a venda do produto muitas vezes não termina com sua entrega ao cliente final. Alguns itens terão de retornar às lojas por razões comerciais ou legais, como arrependimento da compra, garantia dada pelo fabricante contra defeitos ou falhas de funcionamento ou erros de processamento dos pedidos.

Alguns segmentos, como o de comércio eletrônico, telefonia celular e de eletroeletrônicos, estão mais expostos a essa realidade e merecem uma política pontual de logística reversa, a fim de realizar as devoluções ou trocas de produtos no período da garantia ou devido à assistência técnica.

Segundo o assessor do Departamento Comercial de Encomendas, Ailton Fogos, a ECT contabiliza, apenas nesses setores, uma demanda mensal de 410 mil pedidos. Deste total cerca de 50 mil retornam. Fogos divulga que o principal investimento da empresa para as operações de logística reversa é nos sistemas de

informação, será necessário mais investimentos em infra-estrutura para dar conta do crescimento dos pedidos de coleta domiciliar, como também a contratação de carteiros e a compra de veículos. O assessor comenta, contudo, que não há uma estrutura dedicada nos Correios para a atividade de logística reversa. “No roteiro de entrega dos carteiros existe um ponto em que ele coletará uma encomenda. Estamos agregando um canal de captação na operação da distribuição”, afirma.

2. A Logística Reversa nos Correios

A Logística Reversa nos Correios envolve um sistema de coleta e entrega de produtos que são devolvidos por motivos de troca, devolução pura e simples ou para reparos, e o grande motivador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com