TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Da Qualidade

Trabalho Universitário: Custos Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Com a crescente competitividade no mercado de construção civil, diminuir custos torna-se um diferencial para que as empresas se mantenham nesse mercado. É necessário, cada vez mais, diminuir custos sem perder em qualidade, nesse contexto aparece a importância do controle de custos na gestão da qualidade. Este trabalho refere-se a uma pesquisa teórica que enfoca os conceitos e a importância dos custos da qualidade, dentro de uma empresa do ramo de construção civil, para tomada de decisões baseadas na estratégia competitiva de oferecer produtos de qualidade a custos baixos sem prejudicar o desempenho econômico das empresas. São analisados os critérios básicos para o controle e manutenção da qualidade, as normas que regulam os custos com vista ao crescimento econômico com qualidade. Portanto, este trabalho busca não somente meios de mensurar os custos referentes à Não-qualidade e dificuldades encontradas pelos gestores com o sistema do custo da qualidade, mas também as formas para superá-las.

Palavras-chave: Custos da qualidade. Custos da não qualidade. Construção civil.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Analisar os benefícios da qualidade e da não qualidade no setor de produção das empresas do ramo da construção civil.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Definir o conceito de qualidade aplicado à construção civil;

• Objetivar a importância da qualidade na construção civil;

• Identificar os custos da qualidade;

• Identificar os custos da não-qualidade;

• Apresentar sistemas de gerenciamento de custos da qualidade.

3. JUSTIFICATIVA

O estudo desse tema justifica-se pela sua importância e atualidade, diante dos problemas da economia moderna, da necessidade que as empresas têm de controlar seus custos e ao mesmo tempo manter sua postura de eficiência e produtividade, além de contribuir para a melhoria do ambiente e redução do desperdício.

A experiência empresarial reconhece que, as melhorias de qualidade implicam, muitas vezes, em aumentos de custos que precisam ser controlados rigorosamente para evitar que os produtos desenvolvidos sejam inviabilizados economicamente.

A justificativa do tema está presente no fato de que nos últimos anos o mercado global tornou-se mais exigente e o conhecimento e aplicação dos custos da qualidade nada mais é que uma ferramenta vital para a sobrevivência das empresas, auxiliando a produção com alta qualidade e o menor custo possível.

4. QUALIDADE

O conceito de qualidade apresentado na Norma ISO 8402 é descrito como um conjunto de propriedades e características de um produto, processo ou serviço, que lhe fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas.

Diversos outros autores conceituaram qualidade. Segundo Deming, a qualidade significa um grau previsível de uniformidade e confiabilidade a baixo custo, estando adequada ao mercado.

Outra definição de qualidade é apresentada por Juran, que a entende como adequação ao uso.

Há autores que separam qualidade em dois aspectos: qualidade técnica e qualidade humana. Afirma que a qualidade técnica está em satisfazer exigências e expectativas concretas, tais como tempo, finanças, taxa de defeitos, funcionalidade, durabilidade, segurança e garantia. A qualidade humana diz respeito à satisfação de expectativas e desejos emocionais, tais como atitude, comprometimento, atenção, credibilidade, consistência e lealdade. Além disso, trabalha-se com cinco tipos de qualidade: a pessoal, a departamental, a de produtos, a de serviços e a da empresa. Em todas elas deve-se verificar a qualidade técnica e humana.

Outros, ainda, em vez de conceituar qualidade, preferem adotar dimensões da qualidade compostas em oito categorias: desempenho do produto, suas características, sua confiabilidade, sua conformidade ao uso, sua durabilidade, o atendimento aos quesitos, sua estética e a qualidade percebida pelo cliente. Essas dimensões são estanques e distintas, pois um produto pode ser bem cotado em uma dimensão mas não ser em outra, estando essas dimensões em muitos casos inter-relacionadas. Em seu entender, a qualidade como conceito existe há muito tempo, mas só recentemente passou a ser utilizada como uma forma de gestão.

5. CUSTOS DA QUALIDADE

Os conceitos de custos da qualidade passaram a ser disseminados com a bibliografia que tratava do controle da qualidade e buscavam oferecer suporte às ações de melhorias, além de tentar medir a qualidade das empresas. As definições de custos da qualidade variam de acordo com a definição de qualidade e as estratégias adotadas pela empresa, que induzem a diferentes aplicações e interpretações.

Os custos da qualidade foram discutidos inicialmente por Juran em 1951 em seu livro Quality Control Handbook. Para JURAN e GRYNA (1991), o termo “custos da qualidade” assumiu díspares significados para pessoas diferentes.

Alguns os compararam aos custos para se atingir a qualidade. Outros equipararam o termo aos custos para o funcionamento do Departamento de Qualidade. A interpretação a que chegaram os especialistas em qualidade foi equiparar os “custos da qualidade” com o custo da má qualidade (notadamente os custos para se encontrar e corrigir o trabalho defeituoso).

Assim, Juran e Gryna afirmam que os custos da qualidade são aqueles custos que não existiriam se o produto fosse fabricado de forma perfeita na primeira vez, estando associados com as falhas na produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade.

Segundo CROSBY (1994), os custos da qualidade estão relacionados com a conformação ou ausência de conformação aos requisitos do produto ou serviço. Assim, se a qualidade pode ser associada à conformação, deduz-se que os problemas de conformação e as medidas que visem evitá-los acarretam um custo. Então, o custo da qualidade seria formado pelos custos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com