TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos De Qualidade

Monografias: Custos De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

Competitividade, produtos insatisfatórios, falta de qualidade nos serviços, ausência de dados significativos, aumento de custos e desperdícios, são fatores que podemos considerar preocupantes para uma empresa, pois podem interferir em seu crescimento. Portanto, diante desses problemas, as empresas precisam buscar seu aperfeiçoamento, por isso, devemos analisar a importância dos custos de qualidade para a tomada de decisões e aumentar assim a produtividade e lucratividade.

No livro “WERNKE, Rodney. Custos da Qualidade: Uma abordagem prática” podemos analisar diversos conceitos sobre custos, qualidade, desperdícios e o que vem a ser o custo de qualidade, também notamos que no passado existiam muitas criticas a esse respeito. Porém, atualmente, é muito conhecida a mensurabilidade dos custos de qualidade e o papel que elas exercem para o gerenciamento da qualidade total e seu planejamento.

Custos de qualidade tratam-se do controle da qualidade e buscam oferecer suporte às ações de melhorias, além de tentar medir a qualidade das empresas. Conforme Feigenbaum (1994) são custos associados à definição, criação e controle da qualidade, assim como avaliação e realimentação de conformidade com exigências em qualidade, confiabilidade, segurança e também custos associados às conseqüências provenientes de falha em atendimento a essas exigências, tanto no interior da fábrica como nas mãos dos clientes.

Os Custos de qualidade podem ser classificados em custos de prevenção que controlam a qualidade dos produtos, evitando gastos provenientes de erros, custos de avaliação, custos de falhas internas são incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja por falha humana ou falha mecânica e os custos de falhas externas que são decorrentes de falhas fora do ambiente fabril. Esses dados são identificados pela empresa e transformados em relatórios, no qual os gestores podem analisar suas falhas e desperdícios, para que assim possam tomar as devidas decisões para possíveis melhorias na empresa.

Os investimentos em qualidade e programas de melhoria devem trazer retorno financeiro para a empresa. Por esse motivo, a utilização de medidas eficazes para a qualidade torna-se necessário para garantir o crescimento da empresa. Neste contexto, como vimos, custos da qualidade é uma excelente ferramenta de suporte para a tomada de decisões, pois aponta as áreas que necessitam maior atenção e que possibilitam maior retorno para a organização, trazendo grandes benefícios, como por exemplo, o conhecimento do quanto à empresa esta perdendo pela falta de qualidade, o gestor dispõe de informações relevantes para iniciar ações voltadas para a melhoria contínua, diminuindo seus desperdícios e possibilita a fabricação de um produto de alta qualidade utilizando-se do menor custo possível, aumentado assim sua produtividade e lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com