TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVA A SITUAÇÃO PROBLEMA

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

1 APRESENTAÇÃO

O trabalho tem como objetivo principal conscientizar as empresas da grande importância das organizações atuarem em partes estratégicas, sendo que a principal ferramenta estratégica será: as pesquisas de mercado. Aqui também serão realizados planos mercadológicos que sejam mais eficientes, para que o (supermercado Compre Bem) venha a melhorar suas vendas na área de eletrodomésticos.

Você vera á seguir pesquisas que estarão destinadas á área de pesquisa de mercado e que envolvera diretamente partes estratégicas, e encontrara também diversas opiniões de estudiosos nessa área. Lembrando que será trabalho principalmente em cima do tema proposto que é: Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem: a importância da utilização de Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja.

2. DESCREVA A SITUAÇÃO PROBLEMA

Será elaborado um projeto para o Supermercado - Compre Bem, que tem por objetivo a abertura de uma nova filial e tudo dependera dos resultados da pesquisa de mercado. A loja tem como ponto principal a venda de eletrodomésticos. Hoje em dia ainda existem varias organizações que não utilizam a pesquisa de mercado na abertura de uma nova loja e isso acaba sendo prejudicial às empresas, pois segundo Alexander Luiz, especialista e diretor executivo a pesquisa de mercado identifica agentes que trarão impactos diretos ao negócio como: Demanda, concorrência, projetos de venda, localização, entre outros.

Infelizmente essa ferramenta às vezes é deixada como ultima opção, ou até mesmo é totalmente esquecido, tornando um fator agravante para a empresa. É claro que para a empresa se sair bem na abertura de uma nova loja, existem outros quesitos a serem analisado, um deles além da pesquisa de mercado é também a analise de mercado- alvo. Além disso, para a abertura de uma nova loja é necessário conhecer também o publico- alvo, para isso você descobrirá se o publico é mais feminino ou masculino, descobrira qual valor que o mesmo quer gastar, entre outras coisas e isso ajudara muito na abertura de seu negocio.

'' As empresas têm maiores chances de se saírem bem quando escolhem seus mercados-alvos com cuidado e preparam programas de marketing customizados''. (KOTLER, 2000 P.42)

O principal motivo para uma organização aderir a pesquisa de mercado é descobrir uma nova oportunidade de mercado. Quando a pesquisa já estiver concluída, a organização devera observar suas oportunidades e tomar a decisão de qual mercado irá entrar. Os gestores ainda dependem dessa pesquisa para poder descobrir o que os consumidores querem. Com a pesquisa de mercado espera-se que a organização tenha uma vantagem competitiva sustentável.

Conforme Willian Bill:

“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua, você tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços”,

Hoje em dia encontramos o consumidor cada vez mais exigente. Para acompanhar este ritmo o supermercado precisa ter um diferencial, para poder solucionar a situação problema do mesmo e fazer com haja mais vendas na parte de eletrodomésticos do mesmo. Para isso o Supermercado (Compre bem) deve ter algum diferencial e para isso criará estratégias cada vez mais agressivas de marketing e vendas. O marketing é uma ferramenta essencial, pois a organização consegue identificar as necessidades dos consumidores e ter seus preços e projetos bem definidos.

QUESTIONÁRIO:

PORQUE AS ORGANIZAÇOES NECESSITAM DE UM PLANO DE MARKETING DE SERVIÇOS?

Para as organizações o plano de marketing é primordial pois é o responsável pela busca de informações sobre o mercado e verifica as oportunidades de negócios. O plano também pode auxiliar os negócios para serem mais efetivos e com maior retorno a empresa.

De acordo com Las Casas (2001, p. 18) “O plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa.”.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO DENTRO DE UM PLANO DE MARKETING E DE QUE FORMA A GESTÃO DE PROJETOS PODE CONTRIBUIR?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta indispensável nas organizações, principalmente tratando-se de um supermercado. É com ela que os gestores conseguem ter uma visão mais ampla do aspecto em lucratividade dentro da organização. A gestão de projetos tem evoluído muito e poderá contribuir significativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com