TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Ensaios: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL 4/5

2.2 O Municipio de Manoel Ribas .6

2.3 O Rotary club Internacional 7

2.3.3 A Rotary club instalada no municipio de Manoel Ribas 7/8

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

ANEXOS 11

ANEXO A – Fotos de doações da Rotary Club de Manoel Ribas 12/13

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico local é um conjunto de estratégias e ações para a construção da base produtiva do local.

O trabalho apresenta alguns dados sobre como foi e é gerado o desenvolvimento econômico do Município de Manoel Ribas – PR.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

A década de 1970 foi um período de muitas mudanças, onde a tomada de decisões era realizada pelos políticos. Iniciada em um conturbado processo de reestruturação e ajuste econômico, social e político, principalmente no âmbito dos Estados que passaram a romper medidas elaboradas e consolidadas no pós-guerra, sabendo dos riscos que existiam ao modificar os direitos que foram conquistados pela classe trabalhadora dentro do pacto de desenvolvimento em que se vigorou. A partir dessa crise, a necessidade de uma intensa reestruturação capitalista implicou em novas formas de relações entre capital e trabalho, e entre os estados e as capitais. Flexibilidade seria a porta de saída para a crise.

O propósito do desenvolvimento econômico local (DEL) é construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego.

Uma perspectiva teórica possível para a analise do desenvolvimento econômico local é a do institucionalismo político que centra a sua atenção no papel das instituições, dentre as quais destacam a administração pública municipal, como agentes do desenvolvimento por meio de políticas, estratégias e alianças.

O Desenvolvimento Econômico Local está relacionado aos empreendimentos privados bem sucedidos e as parcerias público/privadas (PPP) geram riqueza nas comunidades locais. No entanto, as empresas privadas requerem um ambiente favorável aos negócios para gerar prosperidade. O governo municipal tem o papel fundamental de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios. Pela sua natureza, o desenvolvimento econômico local é decorrente de uma parceria entre o setor de negócios, os interesses da comunidade e o governo municipal.

Com relação ao texto proposto da autora Claudete de Castro Silva Vitte sobre Desenvolvimento Econômico Local para a realização do trabalho,segundo a mesma com relação ao fim da crise foi que influenciou no desenvolvimento econômico, pois passou a ser discutido pelos setores do município.A professora Claudete diz que o desenvolvimento deve ser feito através dos gastos do município, pois a ideia é a descentralização do poder do estado.As prefeituras municipais têm como objetivo encontrar respostas a soluções para os problemas econômicos e sociais de cada comunidade.Com relação a autora Alessandra Massalo citada no texto pela professora Claudete diz que com toda crise deve-se o foco para as estratégias de desenvolvimento local.G. Cocco e A.P. Galvão acreditam que na virada do século passado houve uma multiplicação total de diversas instituições publicas e privadas para contribuir no desenvolvimento econômico local.Já o autor Coelho também citado pela professora Claudete diz que os municípios não tem capacidade de assumir o desenvolvimento local e transformá-los em projetos baseados na constituição de 1988 por isso dependem do governo.

Dessa forma é possível verificar que quando temos diversificadas opiniões mesmo sendo divergentes todas tem um propósito para um determinado assunto quanto às opiniões de outros autores citados pela professora Claudete no texto Gestão de Desenvolvimento Econômico local: Algumas Considerações, de que todas as opiniões citadas no texto têm pontos de vista diferentes, visto que a partir do momento que varias pessoas pensam em um único assunto cada um pensa de uma forma diferente e apesar das opiniões serem baseadas no mesmo assunto são focos diferentes.Pois uma das características da filosofia é levar o individuo a dimensão critica.

2.2 O MUNICIPIO DE MANOEL RIBAS.

O município de Manoel Ribas segundo dados do IBGE 2010 – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui população de 13.169 Habitantes com área de 571 km².

No inicio antes de ser emancipado município a economia era a criação de suínos, sendo que, plantavam o milho somente para alimentá-los. Os mesmos eram vendidos e conduzidos a pé por uma comitiva com retaguarda de carroças e cavalos para cidades vizinhas. Muitos se perdiam, mas logo vinham outros atrás e levavam junto o porco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com