TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS - ATIVIDADE

Por:   •  16/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Uma das ferramentas mais importantes para o profissional de produto é o entendimento de ciclo de vida do objeto. Para Las Casas (2004, p.175), o ciclo de vida de um produto começa desde o momento em que é inserido no mercado até a sua retirada total. Ele passa pelos estágios de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Com a previsão de comportamentos, estratégias de precificação e tecnologias podem ser viabilizadas com maior precisão.

LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Uma empresa que domina esse conceito e suas aplicações é a Apple. Entre 2007 e 2010, momento em que seu portfólio de produtos mudou consideravelmente, ao descontinuar os players de música. Durante esse período, a Apple baixou consideravelmente o preço do iPhone e acrescentou impressionantes recursos de fotografia, vídeo e games, um processador mais rápido e centenas de milhares de aplicativos adicionais. A Apple faturou US$ 13 bilhões em vendas mundiais do iPhone em 2009 e em 2010. Quando o iPhone 4 foi apresentando chamadas com vídeo via FaceTime, Steve Jobs declarou que se tratava do “lançamento de produto mais bem-sucedido na história da Apple”. Com ganhos crescentes na receita anual, a Apple continua a aumentar seu orçamento anual de P&D, tendo gastado US$ 1,3 bilhão em 2009. A empresa leva muito a sério a criação, a produção e o lançamento de novos produtos. Contando com o suporte de um marketing criativo, esses produtos são a razão por que consumidores e analistas de mercado ficam ansiosos por notícias do próximo lançamento de produto da Apple.

WORLD’S most admired companies. Fortune, 2010.

IPHONE4: the “most successful product launch” in Apple’s history.Independent, 28 jun. 2010.

Analisando sobre a ótica do ciclo de vida do produto, descreva o cenário do aparelho (iPhone) em relação à inovação e à transição entre as fases do ciclo de vida de produto.

Em 2022 a Apple comemorou a marca de 15 anos desde o primeiro lançamento do Iphone em meio a um mercado, que me lembro bem, tinha a Nokia como o primeiro nome a ser lembrado quando o assunto era telefonia móvel. O que hoje se tornou essencial, em 2007 o carregador de celular que a grande maioria das pessoas tinham era bem diferente da USB tipo C de hoje. Vale destacar que esse mercado foi repaginado pela empresa que inventou o conceito de computador digital em uma garagem(1). Sempre com campanhas muito bem feitas e com um time impressionante, a Apple continuou a fazer do Iphone um dos produtos mais desejados do seu portfólio de produtos, e desta feita têm mantido uma clientela fiel indiferente das cifras que venham influenciar essa relação.

Associando o Iphone ao ciclo de vida do produto, ótica essa desenvolvida por Theodore Levitt da Universidade de Havard e publicada em 1965(2), temos cada etapa ilustrada a seguir:

  • DESENVOLVIMENTO[pic 9]

Com o avanço dos meios de comunicação e estes recursos podendo chegar em mais pessoas (clientes), era crucial que a palavra chave para o sucesso de um dispositivo pensado a princípio em fazer chamadas de voz (por favor não esqueçam disso) fosse intuitivo. E conforme Steve Jobs menciona no evento de lançamento do primeiro Iphone, “este é um dia pelo qual anseio há dois anos e meio”.

  • INTRODUÇÃO[pic 10]

Em 09 de janeiro de 2007 a Apple apresentou o primeiro dispositivo multitoque, o que ofereceu ao público a possibilidade de usar o movimento de pinça(3) com os dedos para aproximar imagens na tela associado ao que Jobs se referiu como “revolucionário telefone móvel”. Algo realmente inovador. Tudo isso numa tela de 3,5”. Era a fusão do já bem sucedido Ipad (lançado em 2001) , telefonia móvel e comunicação de internet entre dispositivos.

  • CRESCIMENTO[pic 11]

O espaço tempo entre o Iphone lançado em 2007 para os tempos atuais pode ser refletido em, se é de crescimento que estamos falando: tamanho. O primogênito dispositivo veio ao mundo medindo 3,5” era apresentando em versões de 4, 8 e 16 GB, o que era espantoso uma vez que essa versão não gravava vídeos e suas fotos eram captadas por lentes de 2 megapixels. Em 2022, o prometido iPhone 14 Pro Max apresenta tela de 6.7"(4).

Fazendo uso da metodologia BCG, temos esse dispositivo como sendo a estrela da Apple, um produto que só cresce em vendas e que se apresenta sempre como a referência no seguimento ainda que tenha acontecido em alguns anos, seus concorrentes tenham levado vantagem sobre a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com