TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS E O DESEMPENHO DOS COLABORADORES NO SETOR DE SERVIÇOS DE ESTÉTICA E BELEZA

Monografias: DIRETRIZES ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS E O DESEMPENHO DOS COLABORADORES NO SETOR DE SERVIÇOS DE ESTÉTICA E BELEZA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A proposta do trabalho é de fazer um estudo de caso aplicado em uma empresa de pequeno porte do segmento de beleza e estética do setor de serviços. No Brasil, este setor é o terceiro que mais cresce e que ano após ano aumenta a sua participação na economia nacional. O objetivo do trabalho é de analisar o desempenho dos colaboradores de um pequeno negócio a partir das diretrizes estratégicas definidas no seu respectivo negócio. A hipótese de trabalho é que as diretrizes estratégicas da empresa pesquisada contribuem para um melhor resultado organizacional considerando que a intenção é que todos os colaboradores da organização estejam alinhados com a missão, visão e valores do negócio. A abordagem de pesquisa utilizada no trabalho foi do tipo qualitativo e o tipo de pesquisa adotado foi descritivo-explicativo. Os resultados da pesquisa mostraram que o fato da organização ter sua identidade expressa pela missão, visão e valores contribui, de forma direta, para um melhor desempenho organizacional.

Palavras-Chaves: Diretrizes estratégicas, missão, visão e valores.

SUMÁRIO

SUMÁRIO Pg?

ABSTRACT Pg?

INTRODUÇÃO Pg?

REFERENCIAL TEÓRICO Pg?

Teoria da estratégia Pg?

Teoria das diretrizes organizacionais Pg?

A teoria da administração estratégica Pg?

Missão, visão, valores e objetivos estratégicos Pg?

Desempenho organizacional Pg?

Apresentação do setor de beleza no Brasil: o caso dos centros de estéticas

Pg?

O ambiente competitivo e os desafios dos pequenos centros de estética

Pg?

Principais deficiências do empreendedor e dos pequenos negócios

Pg?

MÉTODOS Pg?

Resultados e discussões Pg?

Considerações finais Pg?

REFERÊNCIAS Pg?

I - INTRODUÇÃO

O desafio de muitas empresas de qualquer porte é compreender o mercado em que se encontram inseridas. Feito isto, outros desafios aparecem para o gestor – desafios, esses, nos planos financeiros, de processos, de marketing e de gestão de pessoas. Nosso foco, aqui, será debater a questão das diretrizes estratégicas entendidas, essas, como a identidade organizacional determinante para estimular, definir o negócio e dizer aonde se quer chegar com a organização.

O estudo das diretrizes estratégicas (que vai além da identidade organizacional) é uma das partes centrais do planejamento estratégico ou um dos temas principais da administração estratégica. Não é uma abordagem rara na gestão das empresas, mas, atualmente, ganha outros contornos tendo em vista à complexidade do ambiente externo em que todas as empresas encontram-se inseridas. Não é exagero dizer que o ambiente externo é um grande contingenciador (até mesmo limitador) de práticas razoáveis de planejamento estratégico.

O tema desta pesquisa é bem delimitado – é de analisar a influência das diretrizes estratégicas (primeira variável ou variável independente) no desempenho dos colaboradores (variável dependente ou segunda variável). É, neste sentido, um estudo de caso aplicado ao setor de serviços – centro de estética e beleza que se apropriará, para a verificação dos resultados, a aplicação de questionário.

A empresa em questão, já tem missão (desde 2013). Neste sentido é a seguinte: Nosso compromisso é promover o bem-estar dos nossos clientes de maneira personalizada, oferecendo-lhes atendimento e serviços de alta qualidade. Buscamos a total satisfação do cliente por meio de relacionamentos humanizados, ambiente agradável, profissionais qualificados e equipamentos de última geração.

Igualmente a empresa tem uma visão de futuro. Neste sentido, é a seguinte: Tornar-se referência no mercado regional por meio da excelência de qualidade na prestação de serviços de estética, saúde e bem estar, se referenciando aos desafios da inovação e atualização constante nos tratamentos.

Os valores da empresa afixados em seu mapa estratégico são:

- Compromisso com o cliente: identificar e satisfazer as expectativas do cliente e agir de maneira transparente quando não for possível atende-las;

- Respeito com o cliente: tratar, cuidar e respeitar cada cliente dentro de suas necessidades individuais e exclusividade desejada;

- Humanização do tratamento: Proporcionar aos clientes e colaboradores um ambiente agradável, estimulando a comunicação e relacionamentos baseados na confiança, transparência e lealdade;

- Ética profissional: colaboradores que trabalham com honestidade, profissionalismo e transparência nos relacionamentos com clientes, fornecedores e colegas de trabalho

Os objetivos estratégicos da empresa são oito – e todos estão alinhados com os pressupostos do balanced scorecard que estabelece o alinhamento dos objetivos nas suas quatro perspectivas (finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento) e são os seguintes:

Finanças: aumentar a receita e reduzir os custos.

Cliente/mercado: fidelizar clientes e aumentar a base de clientes.

Processos internos: implementar os 5S e a política de qualidade.

Aprendizado e crescimento: capacitar colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Ainda nesta questão introdutória, do tema, diga-se que serão abordados então, logo de início, três categorias chaves do trabalho e que serão objetos de aprofundamento no referencial teórico:

• Diretrizes estratégicas;

• Desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com