TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO MEDIANTE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO MEDIANTE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  7.263 Palavras (30 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 30

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO MEDIANTE APLICAÇÃO DO BALANCED SCORECARD

Henrique Sergio Cavalcante Rolim

Francisco Mozart Cavalcante Rolim

RESUMO

Em resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado vivenciada nas últimas décadas, cumulada com o avanço tecnológico e a globalização da economia, vários desafios passaram a integrar a agenda de governos e instituições públicas. Garantir maior eficiência da gestão pública, otimizar a aplicação de recursos com redução de gastos e ampliar o atendimento ao cidadão tornou-se imperioso em tempos de consolidação da democracia. Nesse contexto, para que uma empresa pública possa cumprir sua missão, conceitos de estratégia e avaliação de desempenho apresentam-se essenciais. O Balanced Scorecard (BSC) é apontado como uma ferramenta de gestão capaz de atender às expectativas de entidade públicas e formalizar o processo de avaliação de desempenho. No âmbito deste trabalho, concebeu-se um modelo corporativo integrado e, para avaliar sua aplicabilidade, focalizou-se uma sociedade de economia mista como objeto de investigação. O estudo possui natureza qualitativa, iniciado de uma ampla revisão bibliográfica e documental, seguida da pesquisa de campo e consolidação de informações com o uso do software Atlas.Ti®. Os resultados indicaram que o modelo permite nortear a empresa pública na busca de resultados, podendo ser utilizado como instrumento de avaliação por organizações da espécie.

Palavras-chave: Empresa pública. Avaliação.

ABSTRACT

In reply to the expansion of the economic and social functions of the lived deeply State, in the last few decades, cumulated with the technological advance and the globalization of the economy, some challenges had started to integrate the point of governments and public institutions. To guarantee greater efficiency of the public administration, to optimize the application of resources with reduction of expenses and to extend the attendance to the citizen became imperious in times of consolidation of the democracy. In this context, so that a public company can fulfill its mission, concepts of strategy and evaluation of performance are presented essential. The Balanced Scorecard (BSC) is pointed as a tool of management capable to take care of to the public expectations of entity and to legalize the process of performance evaluation. In the scope of this work, a corporative model integrated e was conceived, to evaluate its applicability, was focused a society of mixing economy as inquiry object. The study it possesss qualitative nature, initiate of an ample documentary bibliographical revision and, followed of the research of field and consolidation of information with the use of Atlas.Ti® software. The results had indicated that the model allows to guide the public company in the search of results, having been able to be used as instrument of evaluation for organizations of the species.

Key-Words: Public company. Test.

INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea passou a experimentar momentos de intensas e rápidas transformações a partir da década de 1990, com o avanço tecnológico e a globalização da economia. As funções econômicas e sociais do Estado ampliaram-se, fazendo com que vários desafios viessem a integrar a agenda de governos e instituições públicas.

Em tempos de consolidação da democracia em várias partes do mundo, o contribuinte não mais admite “pagar a conta” decorrente de políticas públicas equivocadas que resultem em aumento do gasto público, burocracia e desleixo para com as necessidades da comunidade. Há, cada vez mais, um maior clamor por repartição de renda, justiça social e maior eficiência da máquina administrativa.

Ciente de seus direitos e deveres, o cidadão acompanha e exige maior fiscalização das empresas públicas, que desempenham um importante papel para a sociedade, e delas espera eficiência e eficácia na aplicação dos recursos colocados à sua disposição. Para tanto, os administradores públicos necessitam adotar um sistema de avaliação não significando, com isso, implantar um longo, custoso e burocrático processo de mensuração de resultados, mas contar com uma clara definição de responsabilidades, participantes, etapas e instrumentos de avaliação, fontes de informações e procedimentos de análise.

A avaliação deve se constituir em um procedimento regular que permite a comparação entre diferentes momentos de um mesmo governo ou, entre a gestão atual e as anteriores. O procedimento metodológico a ser utilizado dependerá do objetivo da avaliação, características da organização e modelo de gestão adotado. De toda sorte, qualquer que seja o método adotado, devem ser destacados os critérios objetivos de análise, o grau de envolvimento dos líderes e colaboradores, a integração entre a avaliação global da gestão e avaliações setoriais e, sobretudo, a divulgação pública dos resultados que confere transparência ao processo.

Uma avaliação de desempenho pressupõe a criação de metas, contratos, instrumentos e acordos para regulamentar a prestação regular de serviços. Para os órgãos governamentais, as informações sobre o próprio desempenho são muito importantes na elaboração de políticas voltadas para o gerenciamento eficaz de recursos públicos, aperfeiçoamento de programas e relatos de suas ações à população, gerando responsabilização pela boa (e até mesmo pela má) gestão do dinheiro público.

Mensurar resultados, na cadeia de decisão, tem se constituído elemento fundamental ao processo de gestão. Do entendimento, vem a famosa máxima – “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” – e, por conseguinte, não há como decidir quanto às ações a tomar.

Administrar uma organização pública exige conhecimentos da atividade, habilidades, competências, visão estratégica e, principalmente, saber tomar decisões. Para atender a tais requisitos, vários modelos e ferramentas de gestão têm sido desenvolvidos, com diferentes graus de aplicabilidade e eficácia. A revisão da literatura científica revela que existem múltiplos sistemas de avaliação, dentre os quais podem ser relacionadas contribuições de Juran (1992); Campos (1992); Harrington (1993); Rummler e Brache (1993); Sink e Tuttle (1993); Ernest e Young (1994); Hronec (1994), além dos estudos desenvolvidos em diversos fóruns, congressos e seminários técnicos. Não menos importante, são as formulações teóricas de Kaplan e Norton (1997), que conceberam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com