TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisão de investimento entre Pizzaria delivery ou Pet Shop

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Pós-graduação - Especialização em Gestão Empresarial [pic 1]

Disciplina: Estratégia Empresarial e Gestão da Informação

Atividade: Produção Individual                Data: 18 de abril de 2018

Aluna: Rodrigo Domingos de Oliveira                Turma: 1702

Objetivo:

A produção individual a seguir tem por objetivo apoiar tecnicamente a tomada de decisão como um pequeno empreendedor que deseja iniciar um negócio sem grande investimento e tem como potencias mercados a abertura de um pet shops ou de uma pizzaria delivery, realizando análises externas dos dois mercados, indicando as principais características de cada um baseando se na cadeia genérica de Porter e na matriz SWOT.

Área de Atuação: 

A área de atuação pretendida é o município de São João Nepomuceno, uma cidade de aproximadamente 30.000 habitantes localizada na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, que tem sua economia baseada na agropecuária (gado leiteiro e agricultura familiar), vestuário (confecção e lavanderia) e comercio varejista.

Segundo o IBGE em 2015 a taxa de ocupação da população era de 27,4% com renda média mensal dos trabalhadores formais de R$ 1.500,00.

Seguimento de Mercado: 

Pet shops: Serviço de banho e tosa, com busca e entrega do pet em domicilio, serviços de hospedagem e venda de acessórios no sistema de e-comerce.

Pizzaria delivery: Produção e entrega de pizzas tradicionais, de variados sabores e tamanhos inclusive produtos específicos para o público vegetariano e vegano, sem loja aberta, vendas por telefone, WathsApp e outros aplicativos específicos para fast food delivery.

Pesquisa de Mercado: 

        O mercado de Pet Shops, vem crescendo em média 7 % a cada ano e vem se consolidando como um atrativo mercado, com a expansão da classe C, existem cada vez pessoas dispostas a gastar com o bem-estar de seus animais de estimação, no município de São João Nepomuceno existem atualmente pelo menos 5 empresas dedicadas ao ramo sendo que todas são associadas clínicas veterinárias ou casas especializadas em produtos veterinários.

        Já o mercado de pizzaria delivery, cresce em torno de 12%, no brasil o habito da população vem mudado e a cada dia mais pessoas optam por fazer suas refeições fora de casa e isto inclui fast foods como pizzaria, hamburguerias e outros seguimentos, a cidade em questão conta com mais de 40 empreendimentos no seguimento de comida rápida sendo que pelo menos 12 são pizzarias e praticamente todos oferecem serviços de entrega a domicilio.

Cadeia Genérica de Porter: 

Pet Shops:

Infraestrutura: Galpão de 120 M² adaptado as operações e localizado em bairro, aparelhos e instrumentos para banho e tosa, Gaiolas para alojamento e hospedagem dos animais, veículo utilitário para a busca e entrega.

Recursos humanos: 1 veterinário, 2 ajudantes (operação), 1 motorista, 1 administrativo.

Tecnologia: Canais de vendas on-line, telefone, WhatsApp, redes sociais, e home Page.

Operações: Banho, tosa, cuidados veterinários e vendas de artigos pet.

Logística interna: Veículo utilitário Próprio.

Logística externa: Compras no mercado local e compras no e-comerce com entrega na empresa.

Marketing e vendas: Veiculo adesivado, redes sociais, rádios locais, vendas por telefone, wathsapp e aplicativos específicos para o serviço.

Serviços: Locomoção dos animais, hospedagem, convenio com análises clinicas e plano de saúde animal.

Pizzaria delivery:

Infraestrutura: cozinha de 60 M² adaptado as operações e localizado em bairro, forno a lenha ou a gás de media produção, 1 freezer 1 refrigerador para conservação dos ingredientes fogão industrial, uma motocicleta com baú.  

Recursos humanos: 1 entregador 1 ajudante e um pizzaiolo.

Tecnologia: Canais de vendas on-line, telefone, WhatsApp, redes sociais,

Operações: Preparo dos recheios, preparo da massa, montagem das pizzas, cozimento e embalagem.

Logística interna: Motocicleta.

Logística externa: Compras no mercado local.

Marketing e vendas: Veiculo adesivado, redes sociais, rádios locais, vendas por telefone, wathsapp e aplicativos específicos para o serviço.

Serviços: entrega em até 1 hora.

Análise SWOT: 

Pet shops:

Forças: Local adequado, serviços de logística, convênios, plano de saúde animal.

Fraquezas: Nenhuma experiência no seguimento, dependência de veterinário, pouca visibilidade do ponto comercial, barreira de entrada devida aos empreendimentos estarem ligados com clínicas e cassas veterinárias tradicionais na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com