TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Marketing para o século XXI

Tese: Definição de Marketing para o século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

Definição de Marketing para o Século XXI

A Evolução Mercadológica está acerca de tomadas de decisões, estudo de mercado e constantes transformações da sociedade e economia, que interferem diretamente nas organizações. Diante destas transformações para se manter a frente, criar, conquistar e se manter no mercado se faz necessário estudo de Marketing, com a objetividade de determinarem quais serão seus clientes, concorrentes, aceitação de produto, enfim definir nicho de mercado.

O estudo de Marketing abrange todas as áreas, praticamos Marketing nas organizações, na sociedade e sempre que identificamos, criamos e atendemos necessidades, suprindo expectativas, agregando valor a este processo. Marketing constitui um processo social, onde indivíduos e grupos têm suas necessidades satisfeitas através de produtos e serviços. Através deste conceito surgem diversas ramificações de estudo: Marketing Pessoal, Marketing de lugares, Marketing de propriedade, Marketing das organizações, Marketing de informações e Marketing de ideias.

Seguindo a evolução dos modelos de Marketing, surge a modernização através da percepção onde muda-se os objetivos até então voltado para centralização de produtos(demanda) e passa-se a ter como foco o modelo centrado no mercado e cliente (satisfação de necessidades).

Em meio as constantes evoluções de mercado, é ideal que as empresas analisem as exigências de seus clientes e as forças competitivas, onde o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã, onde a tecnologia e a globalização se tornaram forças competitivas interligadas, onde uma movimenta a outra surgindo à necessidade de gestão do conhecimento, onde deter conhecimento agrega-se valor e capacita a compreender mudanças rapidamente. A partir destas transformações as empresas passam a comparar práticas administrativas e adaptá-las a realidade focando na qualidade, melhoria de serviço e customização.

Com a evolução da informação e da tecnologia consequentemente, ocorrem mudanças no comportamento da sociedade, que atualmente estão se voltando para sustentabilidade, preocupações sociais e ambientais, diante deste cenário cabem às organizações conhecer seus consumidores, pois estes fatores devem estar engajados para que ocorra a aceitação de produtos e serviços no mercado, valorizando a marca mantendo a fidelidade dos clientes sendo primeira opção de compra no mercado consumidor, porém o foco continua sendo o comportamento do consumidor. Investimentos em Marketing, parcerias com empresas e pessoas de credibilidade proporcionam maior confiança e aceitação de mercado.

Dentro deste contexto para criar, as empresas precisam estar sempre inovando, identificar que globalização é movida pela tecnologia, a influência da digitalização, estar conectado atendendo as necessidades com precisão e agilidade. Para conquistar mercado requer a capacidade de aprender e se adaptar, entender que a capacidade de mudança se torna vantagem competitiva, praticar gestão do conhecimento em todas as áreas, disseminar as informações com aperfeiçoamento e adaptabilidade. Dominar o mercado comparando conceitos de monopólio e concorrência integrando-os, a fim de desregulamentar e segmentar o mercado e para manter deve-se vencer com qualidade superior a dos concorrentes, proporcionar menores preços com otimização de recursos, adaptação e customização.

A fim de criar, conquistar, dominar e manter mercados no século, as empresas devem se atentar para alguns pontos importantes:

• Refletir sobre os impactos revolucionários das novas tecnologias, e das novas mídias, sobre o mercado e as práticas de marketing, tendo em vista que o cenário do mercado está mudando rapidamente;

• Os gestores de marketing, com o objetivo de tomarem as melhores decisões, precisam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências.

• É necessário entender que o conceito central do marketing é a troca.

• O marketing não tem como única tarefa aumentar a demanda por determinado produto ou serviço. Existe também o demarketing. Esse é o nome dado às medidas a serem tomadas quando é necessário buscar um equilíbrio entre demanda e oferta.

• Quando se quer acabar com a demanda por produtos considerados inseguros ou prejudiciais à saúde, como drogas pesadas, tabaco, alimentos ricos em gordura, armas de fogo e outros controversos, a tarefa do marketing é chamada de não-venda.

• O propósito central do marketing é a administração da demanda, isto é, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, a regulagem do tempo e a composição da demanda.

• O marketing mostra que se deve mudar o modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente.

• As forças da tecnologia e da globalização avançam em passo acelerado. Os computadores e a internet já causam e ainda causarão imensas mudanças comportamentais no processo de compra e venda.

• Há uma aceleração nas mudanças de mercado e as empresas devem se perguntar o que encontraram pela frente.

• As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. É necessário entender que as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos. Sendo assim, é preciso se adequar, pois há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.

• O panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: tecnologia e globalização e a tecnologia move a segunda força principal: a globalização.

• Além da tecnologia e da globalização, outras forças estão remodelando a economia, como por exemplo, a desregulamentação (em que empresas protegidas, muitas delas monopólios, enfrentam novos concorrentes); e também a privatização.

• À medida que o ritmo da mudança se acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade.

Case de Estudo

Gráfica Escorpião Ltda.

Sociedade Empresaria Ltda. - Micro Empresa – ME

Localização – Rua Salvador Nunes, Nº 361

RELEASE

A EMPRESA: A Gráfica Escorpião acumula mais de 20 anos de experiência no mercado gráfico de São Paulo. Conta com uma equipe de profissionais experientes e tecnologia atualizada para garantir a entrega de serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com