TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing no século XXI

Tese: Marketing no século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1: Passo 1:

Marketing para o século XXI.

A medida que o mundo avança pelo novo milênio, tanto os cidadão como as empresas se perguntam o que encontrarão pela frente. Não há apenas mudanças, mas uma aceleração delas, as empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. A estratégia do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada hoje, como alguém observou, há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.

Yogi Berra Norte Americano diz na seguinte frase: “O futuro não é o que costumava ser”. E poderia ter acrescentado: “Você acha que sua empresa é perseguida por animais selvagens. Se não acha, deveria!. Os mercados são impiedosos. Poderia começar as reuniões administrativas com a seguinte advertência: “Mudanças ou morte”. O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva. A capacidade de mudar requer a capacidade de aprender. Peter Senge e outros autores popularizaram a ideia de uma “Organização em aprendizagem”. Previsivelmente, empresas como Coca Cola, General Electric e Skandia criaram os cargos de vice presidentes tem a missão de elaborar sistemas de gestão do conhecimento, permitindo que a empresa aprenda com rapidez sobre tendências e aperfeiçoamentos que envolvem consumidores, concorrentes, distribuidores e fornecedores.

Existem praticas empresariais vencedoras, sera que existe um conjunto de praticas vencedoras em marketing? Como frequência, ouvimos falar de formulas que prometem o sucesso no marketing, a seguir estão nove das mais notáveis: Vencer com qualidade superior, vencer com o melhor serviço, vencer com preços menores, vencer com uma grande fatia do mercado, vencer com adaptação e customização.

Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.

Seja bom, tenha clientes mais fieis e ganhe mais dinheiro. Da Florida o pesquisador americano Philip Kotler concedeu por telefone a seguinte entrevista a EXME.

O Marketing 3.0 prega que as empresas devem ter preocupações ambientais e sociais. Isso não e uma visão romântica dos negócios? A Home Depot, uma grande cadeia de material de construção e bricolagem, fez um experimento em que oferecia dois tipos de madeira semelhantes. Uma das opções era madeira certificada como sustentável e a outra era madeira comum. Com preços iguais, a maioria absoluta dos consumidores comprou a madeira certificada. Em uma segunda etapa, a madeira certificada foi oferecida por um preço um pouco mais alto do que a comum. Ainda assim, 35% dos consumidores se dispuseram a compra la. O experimento mostra que, pelo mesmo preço, um produto ou uma marca verde sera o escolhido.

Essa abordagem se aplica a qualquer produto ou apenas aquelas que atingem consumidores engajados? Estaria limitada países ricos? Em qualquer mercado, há espaço para uma empresa que se concentre no consumidor integral, com seus valores e preocupações, o que a leva a se envolver com questões mais abrangentes para a sociedade. É um caminho aberto, e não apenas para empresas que vendem para consumidores ricos. Mesmo em países em desenvolvimento existe uma parcela de pessoas que vao as comprar com essas preocupações e se sentem bem ao comprar das empresas 3.0. quem segue esse caminho tem consumidores mais leais.

No Brasil e em paises latinos a cultura do capitalismo beneficente e menos difundida e o publico costuma desconfiar das intenções das empresas. O que fazer? A empresa que escolhe a abordagem 3.0 não deve so abraçar valores importantes, mas comunica los de forma efetiva. Uma maneira de ganhar a confiança do publico e ter a aprovação publica de celebridades respeitadas por seu envolvimento com causas nobres, outra é produzir evidencia tangível de suas intenções. Recentemente, o Walmart adotou uma postura verde, uma das providencias foi passar a dar preferencia a fornecedores que usam caminhões de baixo consumo de combustível. A adoção desse tipo de medida demonstrou que o programa é serio.

Mesmo gastando com causas sociais, é possível ter lucratividade acima da media? Sim. Uma empresa tem de decidir se quer olhar o curto ou longo prazo. Com frequência, empresas que se fixam em lucrar no curto prazo são perdedoras em um horizonte mais longo. Você pode tentar ganhar dinheiro pagando o menor salario que puder, escolhendo fornecedores baratos e espremendo todos os demais custos. Mas essa estratégia não vai durar muito, porque acabara gerando uma força de trabalho, fornecedores e produtos de baixa qualidade. As firmas vencedoras e mais lucrativas são aquelas que se aproximam do marketing 3.0, o que significa também mirar o longo prazo. Suas marcas são mais valiosas e seus consumidores são mais fieis. Evidencias recentes mostram que o valor das ações de negócios 3.0 cresceu 45%, ante 12% dos outros. Esses são os pontos importantes para uma empresa criar, conquistar e dominar mercados.

Passo 3:

O mercado é composto por desejos e necessidades, cada um deles pode ser alcançado pelos consumidores e parte do profissional de Marketing dar ao mercado o que o mercado deseja, são muitos estudos feitos, Pesquisas realizadas, planejamentos, estratégias, conhecimento sobre seu público-alvo etc. A maior diferença que pode ser percebida é que um desejo é um sonho almejado, um pouco diferente disso é uma necessidade, pois a necessidade é o básico que um consumidor precisa, é uma comparação difícil de ser entendida porque normalmente as pessoas confundem os termos, mas sabe-se que uma pessoa tem necessidade por estar vestido, alimentar-se ou locomover-se, isto é uma necessidade do ser humano, por sua vez usar a melhor roupa de certa grife, comer em um restaurante luxuoso e andar com o carro mais caro que o dinheiro pode comprar deixa bem claro o que é um desejo.

Cabe ao profissional de Marketing dar ao seu consumidor o produto ou serviço desejado, Posicionado corretamente seu produto, usando a estratégia correta para atingir o público-alvo e fazer com que seus produtos ofertados sejam consumidos. O maior desafio que um profissional de Marketing pode encontrar é quando um desejo transforma-se em necessidade, a forma como o produto é visto pelo consumidor muda, suas características devem ser alteradas e o ciclo de vida do produto diminui drasticamente, como exemplo existe o telefone celular (ou telefone móvel), que há alguns anos era um artigo altamente desejado pelos consumidores e hoje é indispensável a todos, até mesmo uma pesquisa recente já forneceu um resultado esperado, o telefone celular já possui mais unidades vendidas que os telefones fixos, esta é uma mudança de conceito que pode pegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com