TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda

Resenha: Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Demanda

É a quantidade de uma mercadoria ou serviço que consumidores desejam adquirir em um determinado tempo.

Ex: Natal (Panetone) Pascoa (Peixe) etc.

Um bem possui demanda porque possui utilidade; satisfazem as necessidades humanas por um tempo, logo o valor de um bem se forma por sua demanda; quando o preço de uma mercadoria aumenta, a quantidade consumida diminui, mais quando o preço diminui sua quantidade aumenta.

Existem diversas variáveis que direcionam as escolhas, como sua renda, gostos e preferencias.

A curva de demanda leva em consideração a quantidade de bens e serviços que todos os consumidores gostariam de adquirir, sendo levado em consideração fatores como renda, gosto e preço de bens relacionados.

A redução da demanda de algum bem e serviço pode ser creditada ao aumento de preços, a redução do poder aquisitivo de sua renda.

A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população e etc.

Da mesma forma, pode-se esperar que para a maioria dos bens, uma elevação da renda do consumidor esteja associada a uma elevação das quantidades compradas. Essa é a regra geral, e os bens que têm essa particularidade são chamados bens normais. Os exemplos incluem a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som ou domésticos, etc. É comum vermos uma pessoa ao receber aumento salarial pensar “agora vai sobrar um pouquinho para eu poder comprar mais roupas” ou algo similar.

A demanda de um determinado bem ou serviço também depende dos hábitos e preferências do consumidor. Estes, por sua vez, dependem de uma série de circunstâncias tais como idade, sexo, tradições culturais, religião e até educação. Mudanças nesses hábitos e preferências podem provocar alterações na demanda desse bem. A moda esta ai para comprovar essa afirmação.

Além disso, a demanda de um produto pode ser afetada pela variação no preço de outros bens. Isso ocorre em relação aos denominados bens complementares e bens substitutos.

- Bens complementares:

São aqueles que tendem a aumentar a satisfação do consumidor quando utilizados em conjunto. Neste caso, a elevação no preço de um deles produz uma redução na demanda de outro, e uma diminuição no preço gera um aumento na demanda do outro. É no caso, por exemplo, do pão e da manteiga. Assim, um aumento no preço do pão tende a reduzir a demanda de manteiga. Devemos observar que a complementaridade pode ser técnica, caso da caneta tinteiro e tinta, automóvel e gasolina, ou psicológica, tal como restaurante com música.

- Bens Substitutos:

Também denominados de concorrentes, por sua vez, são aqueles cujo consumo de um pode substituir de outro. Nesse caso haverá uma relação direta entre o preço de um e a demanda do outro bem. Em outras palavras, uma elevação do preço de um bem produzirá aumento na demanda do outro bem (e uma redução no preço de um provocará redução na demanda do outro). A manteiga e a margarina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com