TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda De Pessoal Nas Organizações

Pesquisas Acadêmicas: Demanda De Pessoal Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  9.157 Palavras (37 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administraçãopor meio de um estudo sobre as práticas administrativas no Grupo Bradesco.

Uma história guiada pela determinação em oferecer serviços e produtos bancários a todos os cidadãos, em todo o território brasileiro.

 Fundado em Marília em 10 de março de 1943;

 Primeiro banco a colocar seus gerentes na área de atendimento ao público;

 Lança a primeira conta corrente popular e juvenil do País;

 Inicia a expansão para o sul do Brasil com sete agências no Paraná.

O Bradesco é fundado por Amador Aguiar, com uma visão inovadora: ser um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social.Para isso, atende aos imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

Os gerentes ensinam os clientes a preencher cheques e o banco é o primeiro do País a receber o pagamento de contas de energia elétrica.

Com o crescimento das operações, a Matriz é transferida para o centro da capital paulista e as ações do banco começam a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Para Amador Aguiar, fundador do Bradesco, todos, sem exceção, deveriam ter acesso à educação gratuita de qualidade. Essa visão deu origem à Fundação São Paulo de Piratininga, que se tornaria a Fundação Bradesco.

 A Matriz do Bradesco é transferida para a Cidade de Deus em 1957;

 No Paraná, muitas Agências Bradesco chegam antes da energia elétrica;

 Criada a Casa do Acionista para atendimento exclusivo a investidores;

 A Matriz e cinco agências são interligadas por código morse.

Em apenas oito anos, o Bradesco assumiu a liderança entre os bancos privados no Brasil, com seguidos recordes de depósitos.

Durante a década, constrói e inaugura a sua sede, em uma área de 215 mil m² batizada por Assis Chateaubriand de “Cidade de Deus”, em referência à obra literária de Santo Agostinho.

Em 1955, o Bradesco importa as primeiras autenticadoras de caixa daBurroughs, que se tornam padrão de mercado nas três décadas posteriores.No ano seguinte, cria a instituição que daria origem à Fundação Bradesco e que, nas últimas cinco décadas, formou e capacitou mais de 660 mil alunos. Com modalidades de cursos presenciais e à distância, a Fundação já prestou mais de quatro milhões de atendimentos, desde a sua criação.

Nossa pesquisa engendrará e fundamentar-se-á na busca por excelência na gestão. A qual acolherá: Gestão das Informações (o banco prima pelo pioneirismo em todos os aspectos), Gestão de Pessoas (a base de sustentação dos negócios do Bradesco se encontra em nosso reconhecimento do valor do desempenho e do potencial realizador das pessoas), Gestão de Qualidade (premiado pela busca em oferecer produtos e serviços de qualidade).

1) Fundamentação Teórica

Governança de TI e Práticas em Gestão de Qualidade: a engrenagem do gigante Bradesco

Em 2005, Thomas Friedman publicou o livro “O Mundo é Plano”, em que descreve como a globalização mudou a economia graças à Internet e aos softwares de fluxo de trabalho. Alguns dos eventos niveladores foram a queda do muro de Berlim, que suspendeu restrições quanto ao acesso à tecnologia, o Netscape, o outsourcing, o insourcing, o offshoring e as cadeias de abastecimento. Ele escreveu sobre a epifania que teve em um campo de golf na Índia, onde empresários de Bangladesh e do Vale do Silício estavam conectados e trabalhando em colaboração a longas distâncias e em fusos horários diversos.

Thomas Friedman publicou recentemente o artigo “It’s a 401(K) World” (Um Mundo 401(K)) na edição de 30 de abril do New York Times, em que revisita esse mundo e percebe que ele mudou drasticamente. Nesse artigo ele observa que nos últimos dez anos, fomos de um mundo conectado a um mundo hiperconectado. Segue um trecho do artigo em tradução livre:

Sempre fico impressionado com o fato de que o Facebook, o Twitter, o 4G, os iPhones e iPads, a banda larga de alta velocidade, os onipresentes celulares alimentados por redes sem fio e habilitados para a navegação na internet, a nuvem, o Big Data, os aplicativos para celular e o Skype não existiam ou estavam apenas engatinhando há uma década, quando eu escrevi “O Mundo é Plano”. Tudo isso surgiu desde então, e a combinação dessas ferramentas de conexão e criatividade criou uma plataforma global de educação, comércio, comunicação e inovação na qual as pessoas são capazes de lançar iniciativas, trabalhar de forma colaborativa, aprender coisas, fazer coisas (e destruir coisas) com mais pessoas do que nunca.

Isso realmente dá poder ao indivíduo a fazer mais, mas com uma grandediferença: muito mais responsabilidades pesam agora sobre esse indivíduo. É por isso que Thomas faz essa relação com o mundo 401 (K) (referência a um tipo de plano de previdência adotado principalmente nos Estados Unidos), em que as companhias não mais oferecem fundos para a aposentadoria; nós é que temos a responsabilidade de investir em nossa própria aposentadoria. Alguns investirão bem, outros não. Parece que as condições de igualdade previstas no “Mundo Plano” agora se tornaram multidimensionais, com o conhecimento e poder que garantem aos indivíduos.

O futurólogo Ray Kurzwell apontou em um artigo na Time Magazine em março de 2012 que “uma criança na África com um smartphone tem acesso a mais informações que o Presidente dos Estados Unidos quinze anos atrás.” Isso pode ser bastante importante para essa criança, porém, ao mesmo tempo, alguém em uma posição mais adequada poderia utilizar essas informações de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com