TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Desafio Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL – Comunicação e Comportamento Organizacional

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional do curso de Administração, da Universidade Anhanguera – Uniderp.

Profª Tutor .Helenrose A da Silva Pedroso Coelho

Prof° - Jose Roberto Barboza

Alunos:

Jonathas Carlos Custodio RA8520899421

Maria de Lourdes Oddone RA8981238330

Pedro Oliveira RA8546956626

Priscila Lima de Oliveira RA8744984959

Sara Fernanda Batista RA8520899441

Matão, 22 abril de 2014.

.

Sumario

1. Mapeamento de perfil

2. Analise de perfil dos negociadores

3. Análise da situação

4. Desempenho da Gravadora

5. A negociação

6. Negociação final entre Gravadora X Associação de Moradores

1. Mapeamento de perfil

A idéia de uma gravadora ''PSJ MUSIC'', colocar uma filial no bairro Bela Vista no município de Novo Horizonte, onde após pesquisa de mercado, localização seria um ótimo lugar para se abrir uma filial, porem, no bairro desejado se encontra uma Associação de Moradores de classe média, que são contra a construção da gravadora no bairro. Para resolver esse conflito a Gravadora mandou um negociador para conversar com a associação de moradores para saber quais suas reivindicações, para ver se o que poderia ser feito para solucionar a liberação da gravadora no bairro.

Associação de moradores tem um líder que é dirigira por Carlos Henrique, que tem a formação de administrador, seu objetivo é impedir a construção da Gravadora, alega que causará perturbação à ordem pública, argumenta que o bairro não tem a infra-estrutura, falta segurança e barulho ira causa incomoda a vizinhança. Obtêm as informações relevantes, pois o publico desse bairro são pessoas conversadoras e questionadoras, que preza pela tranqüilidade do local. Estímulo que a idéia fixa de que o bairro não necessita dos processos advindos deste empreendimento.

Já o representante da Gravadora, o grande negociador Jorge Andrade é um estrategista tem a experiência em negociar em meio de conflitos. Tem objetivo de obter a liberação do empreendimento de instalara gravadora no bairro. Alega que o processo é inevitável. Estímulo que a gravadora irá pode contribuir para as melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios com todos.

Ambos os negociadores possui perfis diferente, tem como objetivo negociar para chegar a uma negociação de sucesso.

'' Quando as duas partes possuem termos básicos que viabilizam um acordo em algum ponto entres eles, os teóricos dizem que existe uma ''zona de negociação positiva. '' (Shell, 2001 p33, grifo do autor).

2. Analise de perfil dos negociadores

Representando a Associação de moradores Senhor Carlos Henrique,

O grupo conclui após observar o senhor Carlos Henrique, negociador da associação de moradores do Bairro bela vista que seu perfil de negociação se enquadra no ‘’Estilo Restrito, pois independente do resultado para a outra parte, ele busca por um acordo para solução do conflito deixando-o mais difícil, uma vez que o oponente não está interessado em discutir alternativos os dois lados, mais impor uma situação que lhe favoreça.

Após pesquisas concluímos também que o senhor Carlos Henrique negociador da associação de moradores se enquadra, segundo Martinelli na classificação de Gottschalk no estilo duro, pois seu ponto fraco como negociador é que Senhor Carlos não ouve as necessidades dos outros. Diz como as coisas devem ser feitas, porém seu ponto forte é que ele estabelecer posições firmes e claras, não se intimida diante do conflito, aceita assumir ricos.

Conforme mencionou anteriormente o estilo restrito do senhor Carlos Henrique tem como principais características não ser cooperativo e visas à obtenção de ganho. Dessa forma, um resultado positivo em uma negociação só pode ser atingido se o oponente agir de acordo com os interesses do negociador.

Representando a Gravadora o negociador Jorge Andrade,

Concluímos que Jorge Andrade negociador da gravadora possui um ‘’Estilo Ardiloso’’ conforme estilos básicos do modelo JUMP, pois Jorge Andrade possui a combinação entre impulso para a desconsideração, pois um negociador com impulso para desconsideração representa fonte de aborrecimento, pois devem ser evitados ou mantidos à distância, objetiva-se chegar a qualquer resultado.

Segundo Martinelli, na classificação de Gottshalk Jorge Andrade negociador da gravadora tem um estilo NEGOCIADOR, pois seu ponto forte é buscar maneiras de viabilizar as atividades, evitando ofender. É adaptativo, flexível, imaginativo e utiliza todos os fatos e argumentos, com um ponto fraco que deixa em dúvida o Senhor Carlos Henrique, negociador da associação de moradores do bairro, pois Jorge Andrade assume tarefas que não são suas, não se prende demais a nada, frequentemente mantém uma posição rígida, pode parecer artificial e pouco sincero.

[...] estar bem preparado para negociar significa que se é capaz de identificar claramente suas prioridades. É possível aprender informações cruciais no processo de embate, quando um lado tenta convencer o outro. (Sórtino, 2005, P51, apred Covey).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com