TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenhando A Estrutura Organizacional: Especialização E Coordenação

Artigos Científicos: Desenhando A Estrutura Organizacional: Especialização E Coordenação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

Desenhando a Estrutura Organizacional: Especialização e coordenação

Estrutura Funcional

A estrutura Funcional é a base ou fundamento da diferenciação horizontal. Uma organização agrupa tarefas em funções, para aumentar a eficácia com a qual alcança seu objetivo principal: Fornecer produtos de alta qualidade a preços competitivos.

À medida que as funções se especializam, habilidades e capacidades melhoram e as competências essências que dão á organização uma vantagem competitiva aparecem, diferentes funções surgem á medida que ela responde a crescentes necessidades de tarefas complexas .

Vantagens de uma estrutura funcional

A estrutura funcional desenvolve-se primeiro, principalmente porque proporciona ás pessoas a oportunidade de aprenderem umas com as outras e se tornarem mais especializadas e produtivas. Outra vantagem da estrutura funcional é que pessoas agrupadas por habilidades em comum podem supervisionar e controlar o comportamento uma das outras. As pessoas em uma função que trabalham muito próximas umas das outras por longos períodos de tempo desenvolvem normas e valores que lhe permitem ganhar eficiência no que fazem. Elas se tornam membros da equipe em uma competência essencial para uma organização.

Problemas de controle em uma estrutura funcional

As empresas são inicialmente organizadas por funções, porque o desenvolvimento destas em separado permite-lhes gerenciar e aumentar a especialização e a divisão de trabalho de maneira mais eficiente.Uma estrutura funcional cria competências essenciais e aumenta a habilidade da organização para controlar pessoas e recursos. Entretanto, á medida que ela continua a crescer e a se diferenciar, a estrutura funcional cria novos problemas. Com freqüência, os problemas surgem devido ao sucesso da organização, pois as suas capacidades e habilidades aumentam e ela consegue produzir uma variedade melhor e mais ampla de bens e serviços, sua capacidade de servir ás necessidades de sua crescente produção padece.

Problemas de comunicação

A medida que mais funções organizacionais se desenvolvem, cada uma com sua própria hierarquia, elas se tornam cada vez mais distantes umas das outras. Elas desenvolvem diferentes orientações de subunidade que causam problemas de comunicação.

Problemas de mensuração

A medida que as organizações crescem e o número e a complexidade de suas funções aumentam, a informação necessária para mensurar a contribuição de qualquer função ou produto fica mais difícil. E para exercer controle sobre uma tarefa ou atividade é preciso uma maneira de mensurar.

Problemas de Localização

A distribuição geográfica pode apresentar um problema dentro de uma estrutura quando o controle centralizado de uma localidade geográfica impede que produção, vendas e outras atividades se tornem receptivas ás necessidades de cada região. Uma Organização que atua em mais de um local deve desenvolver um sistema de informação e de controle que permita equilibrar a necessidade de descentralizar a autoridade para operações regionais.

Problemas relativos a clientes

Em uma empresa, a habilidade de identificar e satisfazer as necessidades dos clientes pode diminuir um pouco, e as oportunidades de venda podem ser perdidas. Pois a medida que o alcance e a qualidade dos produtos crescem, servir as necessidades de novos tipos de consumidores e fazer produtos sob medida para atendê-los é relativamente difícil em uma estrutura funcional.

Problemas estratégicos

Devido ao crescimento da organização, e na constante busca de soluções de problemas cotidianos os gerentes da alta administração acabam não tendo tempo de se preocupar com os problemas estratégicos de longo prazo que a empresa possa estar enfrentando. Com isso, a organização perde a direção.

Resolvendo problemas de controle em uma estrutura funcional

Os gerentes em alguns casos podem resolver os problemas de controle associados a uma estrutura funcional, como a má comunicação, replanejando-a para aumentar a integração entre funções.

De Estrutura Funcional Para Estrutura Divisional

Se uma organização se limita a produzir pequeno número de produtos similares, produz estes produtos em um ou poucos locais e os vende para um único tipo de cliente principal, gerentes serão capazes de resolver muitos dos problemas de controle associados a uma estrutura funcional. À medida que as organizações crescem, com o passar do tempo, elas começam a produzir mais e mais produtos que, com freqüência, são muito diferentes uns dos outros. Quando uma organização cresce dessa maneira, o que é necessário é uma estrutura que irá simultaneamente aumentar o controle do gerente sobre suas subunidades individuais diferentes, para que estas possam melhor satisfazer as necessidades dos consumidores e produtos e permitir que os gerentes controlem e integrem a operação de toda a empresa, para garantir que todas as subunidades alcancem os objetivos organizacionais.Gerentes ganham novamente o controle quando decidem adotar uma estrutura mais complexa, que é resultado de três escolhas de configuração:

1. Um aumento na diferenciação vertical. Aumentar o número de níveis na hierarquia; decidir quanta autoridade de tomada de decisão centralizar; decidir quanto usar de regras escritas e procedimentos de padrões operantes e normas para padronizar o comportamento de funcionários de nível inferior.

2. Um aumento na diferenciação horizontal. A sobreposição de um agrupamento de subunidades – muito freqüentemente, equipes autogerenciadas de produto ou divisões de produto têm os recursos necessários para atingir seus objetivos.

3. Um aumento na integração. Quanto maior o nível de diferenciação, mais complexos são os mecanismos de integração que eles precisam usar para controlar as atividades organizacionais.

Mudando para uma estrutura divisional

Uma estrutura divisional agrupa funções de acordo com as demandas especificas de produtos, mercados ou clientes. O objetivo por trás da mudança para uma estrutura desse tipo é criar subunidades menores e mais maleáveis dentro de uma organização. O tipo de estrutura depende dos problemas de controle específicos. Se o problema de controle é devido ao número e a complexidade dos produtos, a organização divide suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com