TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo produtos e serviços que beneficiem a vida moderna

Resenha: Desenvolvendo produtos e serviços que beneficiem a vida moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolver produtos e serviços que beneficiam a vida moderna, respeitando o meio ambiente, tem sido a alternativa que muitas empresas adotam para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental. Além disso, a postura adota ajuda a empresa a ganhar a preferência do consumidor devido ao valor agregado aos produtos.

Iniciativas como essas já são realidade em Mato Grosso. Um exemplo é a Mundo Alternativo, empresa que integra a Incubadora Idéia, de Rondonópolis - projeto apoiado pelo Sebrae em Mato Grosso - e que vem trabalhando dentro dessa perspectiva, pesquisando e trazendo para o mercado produtos diferenciados, orgânicos e ecologicamente corretos. Entre eles, o refrigerador de ar ecológico.

Segundo Marcelo Rodrigues, administrador e sócio da empresa, a idéia de trazer o refrigerador de ar ecológico foi estratégica. “Numa região quente com a nossa, ele pode ser a solução ideal para quem quer viver com conforto, mas sem agredir o meio ambiente”, constata, referindo-se às altas temperaturas da região.

Licenciado pelo Greenpeace, o Ecobrisa é indicado para uso comercial e doméstico em áreas de até 20 metros quadrados. A tecnologia de resfriamento é baseada na evaporação de água. Fato que, segundo Rodrigues, torna o equipamento melhor para a saúde dos usuários e mais adequado ao meio ambiente.

“O Ecobrisa é mais saudável porque não utiliza CO2 (Dióxido de Carbono), gás ligeiramente tóxico usado nos condicionadores de ar comuns”, explica. “Além disso, a constante renovação do ar evita a concentração de ácaros, odores e poluentes”, acrescenta.

Para Deocleciano Oliveira filho, dermatologista, pneumologista e especialista em doenças alérgicas, esta é a alternativa recomendada para quem sofre de problemas alérgicos. “O ar condicionado é o que movimenta os causadores de alergia, que são os poluentes em geral e, principalmente, os ácaros”, alerta. “Quando em exposição constante a esses agentes, pessoas que sofrem de problemas dessa natureza, podem ter quadros agravados, além do risco de certas infecções”, acrescenta.

A falta de limpeza periódica dos filtros é principal causa desse círculo. Nos sistemas de vaporização de água, a lavagem não é necessária, porque o processo se dá gradativamente.

Outra vantagem do produto é a economia de energia elétrica em relação aos outros tipos de refrigeradores de ar. “Com um consumo em média de 95 watts, o que equivale ao consumo de uma lâmpada de 100 watts, a economia pode chegar até 95% com o Ecobrisa”, diz Rodrigues.

Segundo o engenheiro de operação do grupo Rede Cemat, Marcelo Soares, em períodos de verão, nos chamados ‘picos de consumo’, a média de consumo em energia gira entre 500 a 600 megawatts (cada megawatts equivale a 1000 watts/h). “O consumo em períodos quentes é muito alto de forma geral, mas, com certeza, ar condicionado detém uma grande parcela desse consumo”. Soares afirma que qualquer equipamento que utiliza recursos mínimos de energia é válido para economizar. No entanto, deve-se considerar o número de horas que fica ativo.

O professor do Instituto de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edivá Edward Bertoline, diz que sistemas como o do Ecobrisa são os mais indicados para proteção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com