TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Moderna

Monografias: Vida Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Outro dia uma senhora que é atendente em um supermercado que sou cliente, me disse: Você esta sempre correndo, com pressa não é mesmo? E eu tive que concordar com ela.

Desta forma que estamos vivendo, com muita pressa, com pouco tempo, para família, para um almoço com calma, e tempo para observar elementos simples a nossa volta. A velocidade é o novo padrão de comportamento adotado por quem deseja ter sucesso, ser aceito pela sociedade. Mas nada melhor do que um pouco de lucidez para não sermos simplesmente sugados pelo sistema. Que tal entender bem o que se passa antes de entrar nesse jogo e simplesmente ser consumido, sem mesmo se dar conta de que podemos agir no mundo de maneira diferente?

Há algum tempo atrás, nos anos 80, foi proposto um movimento em sentido contrário à velocidade latente. Foi fundado na Itália, levado para a França e depois para o resto da Europa, o movimento conhecido pelo nome de Slow Food, que significa literalmente "comida lenta", em um evidente contraponto ao "fast food". Hoje, a Slow Food International Association (www.slowfood.com) espalha suas idéias pelo mundo. O movimento, que usa como símbolo um caracol, prega que as pessoas devem voltar a comer e beber devagar, dando-se tempo para saborear os alimentos, transformando a refeição em um momento de encontro e a paz. Acompanhar o preparo do alimento, interagir com a família, sem pressa e com satisfação, essa é a idéia. Slow Food está servindo de base para um movimento maior, inicialmente chamado Slow Europe. Sua ideia é questionar a pressa do mundo, a loucura na sociedade imposta pela globalização e pela velocidade da informação proporcionada pela Internet.

Um sábio disse que, ter uma atitude sem pressa significa colocar mais atenção no que se faz, dedicando tempo ao que o mundo moderno está relegando a um plano secundário: a família, os amigos, o lazer, o tempo livre para simplesmente viver. O resultado é um indivíduo menos estressado e neurótico, mais leve, mais feliz e, por isso mesmo, mais produtivo.

Sei que quando analisado sob a ótica de nossa realidade, parece insano fazer tudo de forma mais lenta, mais o que estamos propondo aqui não é apenas observar os tempos e movimentos, mais, sobretudo planejar melhor nosso dia-a-dia, como nos disse um doas pais da administração o americano Frederick Taylor, no início do século 20, quando criou as bases da administração moderna, "Pense antes de fazer, planeje seu trabalho, organize-se, e só então faça". E com isso tenha uma vida melhor, mais feliz e produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com