TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Artigos Científicos: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

O presente trabalho apresenta os principais indicadores que medem o desenvolvimento econômico de um país. Analisamos a situação dos países que tem grande mercado emergente, que formam o grupo chamado de BRICS, composto por Brasil, Rússica, Índia e China, e como mostram as análises, simbolizam a mudança no poder econômico global.

Palavras-chave: PIB. Índice. Crescimento.

ABSTRACT

This paper presents the main indicators that measure the economic development of a country. We analyze the situation of countries that have large emerging market, which make up the group called BRICS, comprising Brazil, Russia, India and China, and as shown by the analysis, symbolize the shift in global economic power.

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é entender a ascensão das economias do BRIC, a sua importância crescente para a economia global e as disposições que conformarão o seu desempenho.

ETAPA 1

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país dividida pela população total do Brasil, cresceu 1,8% em 2011, em relação ao ano anterior. Com a expansão registrada em 2011, o PIB per capita alcançou R$ 21.252, em valores correntes. De acordo com o IBGE, em 2010, o PIB per capita havia crescido 6,5%, enquanto a economia havia registrado expansão de 7,5%.

Tomando como medida o coeficiente de Gini, que mede a desigualdade na distribuição da renda em 187 países, apenas sete nações apresentam distribuição pior do que a do Brasil, segundo dados da ONU: Colômbia, Bolívia, Honduras, África do Sul, Angola, Haiti e Comoros. O coeficiente usado nesta comparação para o Brasil é de 53,9. Quanto mais perto de 100, maior a desigualdade. A Suécia, com coeficiente de 25, é um dos países com menor concentração de renda.

Apesar dessa péssima posição no quesito desigualdade de renda, o desempenho em outros aspectos do desenvolvimento medido pela ONU põe o Brasil em uma posição melhor no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Brasil tem progredido no IDH e sua posição geral, em 84º lugar, põe o país no grupo de alto desenvolvimento humano, mas ainda longe do grupo mais seleto com desenvolvimento considerado "muito alto". A lista de 47 países dessa elite é começada pela Noruega.

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador de grau de concentração especial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica - um estado, uma região ou mesmo todo um país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz - um dos investimentos analíticos mais usados para compreender e desigualdade.

Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem os seguintes passos:

1° Ordena -se a população por renda domiciliar per capta

2° No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%

3° No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

Cálculo e Análise do Índice de Gini

O Índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha da perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC.

a

G =--------

a + b

A análise do Índice de Gini para o Brasil revela que o país possui, historicamente, uma das piores distribuições de renda do mundo. Com base nos dados do Índice de Gini, o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006 aponta o Brasil como um exemplo de melhoria na distribuição de renda se comparado aos anos anteriores, dada a queda apresentada pelo índice, o que retrata uma melhoria na distribuição de renda do país.

Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH )

O Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH ) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991 vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto ( PIB ) per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0 ( zero ) a 1 ( um ) e representa uma medida conjunta de três dimensões de desenvolvimento humano:

1. a renda, medida pelo PIB per capta, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada pais;

2. a longevidade, medida pelos números der expectativa de vida ao nascer:

3. a educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

No Brasil, o índice pode ser consultado no Atlas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com