TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Endógeno

Monografias: Desenvolvimento Endógeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

Relatamos neste documento aspectos sobre os vários temas importantes para os criadores de Esperantina e Território dos Cocais. Especificamos pontos relevantes e atuais do processo de desenvolvimento local. O intuito é focar objetivamente para tomada de decisões, partindo de uma iniciativa endógena de desenvolvimento.

1. - Projeto da Usina do Leite via Fundação Banco do Brasil

a) Produção de queijo, iogurte

Os sócios desejam que a proposta de laticínio inclua a condição de produzir queijo e iogurte.

Justificamos. Estes itens têm maior prazo de validade, bom preço, considerável demanda, alem de múltipla variedade de pontos de vendas. As características destes produtos são fundamentais para tornar mais viável os negócios do laticínio.

b) Prefeituras e a compra local

Que o SEBRAE realize um trabalho técnico (consultorias, capacitações) junto à prefeitura de Esperantina e a diretoria da AMARE para preparar e consolidar a proposta de compra do leite de cabra do laticínio.

Justificamos este pedido pelo fato de que os parceiros citados são, de inicio, os únicos elementos comerciais responsáveis pelo deslanchar de todos os negócios do leite. São, portanto, um elo da cadeia que não tendo conhecimentos, prática ou mesmo cultura acerca da compra local, precisam de uma atenção especial e assessoria urgente.

c) Criadores sem DAP

Uma parcela de produtores não tem acesso à DAP, qual será a forma viável para aquisição de matrizes para estes produtores para que participem do projeto?

2. - Sem ADRS

A ação do ADRS na cadeia do caprino em Esperantina está acontecendo na forma do voluntariado e da doação. Por um lado a presidente da AOVICAPRE se desloca – de forma restrita – nas propriedades, do outro lado o retorno que tem é a doação de combustível. Financeiramente pelo trabalho de agente houve um repasse de R$500,00 da prefeitura no mês de agosto/2009.

Há, portanto, dificuldades para o trabalho do ADRS, provocando mesmo um desgaste. Diante desta realidade sugerimos a análise da proposta de contratação de ADRS via FBB/SEBRAE para atuar no projeto Aprisco e Leite de Cabra.

3. - Treinamentos

Temos a necessidade de uma programação de capacitações para 2009/2010 que atendam as ações do PPM 2010, manejo em geral, Indústria de Laticínios, de peles, de carne e também a biodigestão de esterco.

4. - Trator

É necessário efetivar uma parceria para produzir o plano de atividades e o plano de gerência para o trator da AOVICAPRE.

Esta será uma iniciativa estratégica devido a importância e multiplicidade dos serviços que o trator da AOVICAPRE terá para todas as pessoas das diversas cadeias produtivas de Esperantina.

A realização de trabalhos planejados para atividades e uso do trator deve ampliar consideravelmente os resultados da ação local. Citamos aqui o potencial para produção de silo, preparação de terras para pastagens e lavoura em geral com especial atenção ao milho e mandioca que resultam em excelentes alimentos para rebanhos.

5. - Projeto Produtivo (PCPR)

O projeto inicial apresentado ao CCPR – substituído pelo trator – tem uma grande importância para o trabalho coletivo dos produtores. Os equipamentos propostos no projeto – e relacionados abaixo - permitirão a construção de uma unidade técnica referencial com construção civil, máquinas e semoventes melhorados, além das ferramentas ideais para manejos.

O projeto produtivo é uma reivindicação que a diretoria do CCPR já sinalizou positivamente para contribuir no desenvolvimento da cadeia do ovino caprino.

INVESTIMENTOS

01 Forrageira com motor diesel

01 Carreta para acoplamento de equipamento agrícola

01 Ensiladeira com motor diesel

01 Centro de manejo

01 Galpão

01 cerca de arame farpado com 9 fios 500 metros

01 Enfardadeira

02 Elastrador

03 Mochador

02 Maleta para equipamento

02 Balança de varão

04 Burdizzo para ovinos e caprinos

02 kit Casqueamento (tesoura, torquesa e faca de casquear)

02 Pistola dosadora de vermifugação com estojo

01 Lança Chama com botijão

01 Pulverizador costal 20L

SEMOVENTES

15 Matrizes ovinas

15 Matrizes caprinas

07 Reprodutores ovinos (raça Santa Inês)

22 Reprodutores caprinos (raça Anglo Nubiano, Boer, Saanen)

6. – Prêmio Produtor Modelo 2010 (caprino, caju, peixe)

O Prêmio Produtor Modelo deve ser lançado o mais breve possível para que tenha o tempo necessário de sensibilizar a participação do maior numero de produtores.

Convém lembrar que uma das regras do concurso é a aplicação do premio em produtos do setor ou que se justifique no desenvolvimento da atividade.

Precisamos identificar de que forma as instituições parceiras podem contribuir com o caixa da premiação.

Os temas foram ampliados para três categorias. E os prêmios, totalizados em R$7.200,00, ficaram assim estimados.

Posição

Categoria PREMIAÇÃO

1º 2º 3º 4º a 10º

Caprinovinocultores 1.000 500 200 700

Cajucultores 1.000 500 200 700

Piscicultores 1.000 500 200 700

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com