TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável A Possibilidade De Agregar Valor A Sua Marca

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Sustentável A Possibilidade De Agregar Valor A Sua Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2014  •  5.629 Palavras (23 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 23

Participantes:

Armando Anacleto de Queiroz Jr.

Cristiano Gregorius

Ivan Pereira de Almeida

Marcelo Diório

Mario Assef

1.O que o Banco almejava no começo do processo de mudança?

Atento às novas demandas do mercado, impulsionadas sobretudo pela vigência do Tratado de Quioto, o Banco ABN-Amro/Real viu no desenvolvimento sustentável a possibilidade de agregar valor a sua marca, oferecendo à própria carteira de clientes e aos potenciais um atendimento diferenciado.

O Banco há alguns anos, vem desenvolvendo no Brasil um notável programa em busca de resultados sustentáveis, em benefício de todos os públicos estratégicos com os quais se relaciona a partir do conceito de interdependência de fatores econômicos, sociais e ambientais.

A iniciativa era importante ao banco como uma parte central da sua cultura e marca. Ela também era importante para a matriz global, para a qual o Brasil era um dos seus principais mercados e um modelo a ser seguido; para diversas ONGs (desde a Friends of the Earth ao Greenpeace) e para o International Finance Corporation do Banco Mundial, que influenciaram os programas do banco; e para o próprio país, uma vez que o Presidente Luis Inácio Lula da Silva esperava o envolvimento do setor privado no esforço para resolver os formidáveis problemas sociais brasileiros

Segundo Fábio Barbosa, presidente da instituição,

“Sustentabilidade se define como um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um período de tempo longo e indefinido.”

Ainda segundo ele, “O desenvolvimento sustentável foi concebido como um conjunto de ações voltadas à solução ou, no mínimo, redução de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social, tais como esgotamento de recursos naturais, desigualdade social ascendente e crescimento econômico ilimitado. Problemas que ameaçam a nossa sobrevivência e demandam ação conjunta de governos, empresas e sociedade para serem superados. Integrar de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando a sua interdependência, é o que o desenvolvimento sustentável propõe”.

Com uma visão bem diferente de seus concorrentes a instituição procurou fazer da isso sustentabilidade a sua bandeira.

MISSÃO:

“Ser uma organização reconhecida pro prestar serviços financeiros de qualidade exemplar aos nossos clientes, gerando resultados sustentáveis e buscando a satisfação de pessoas e organizações, que junto conosco contribuem para evolução da sociedade”

VISÃO:

“Um novo Banco para uma nova sociedade”

“A sociedade em evolução, cada vez mais bem informada e consciente, busca a integração do humano e do ambiental com o econômico em todas as suas decisões.

Nós como organização e como indivíduos, somos agentes dessa evolução.”

Através dessa iniciativa procurou o crescimento da empresa e ser reconhecida como uma empresa de VALOR. O Modelo de Relacionamento tem como centro o cliente totalmente satisfeito, uma meta que deve ser alcançada por uma organização que busca construir relações de longo prazo, por meio de pessoal capacitado e engajado, instrumental competitivo e valores corporativos. Baseado nesse posicionamento transparente o ABN AMRO Brasil aposta em seu crescimento e na criação de uma referência de mercado.

O ABN AMRO considera que a boa governança corporativa, baseada na integridade e na

transparência, é decisiva para a concretização do objetivo estratégico de criar valor sustentável de longo prazo para os públicos relacionados com as atividades do banco acionistas, clientes, empregados e sociedade em geral.

Em 2006, o ABN AMRO Real promoveu um refinamento de sua Visão, sua Missão e seu Modelo de atuação, para refletir de forma mais atualizada o seu jeito de ser, fazer negócios e interagir com o mundo, em relações humanas e comerciais.

A combinação de Visão e Missão a um modelo sistêmico propiciam as condições de segurança, perenidade e reputação para executar sua estratégia em busca de resultados sustentáveis, em benefício do Banco e de todos os stakeholders (O termo inglês stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa outra organização. Estão incluídos nos stackeholders os funcionários, gestores, proprietários, fornecedores, clientes, credores , Estado (enquanto entidade fiscal e reguladora), sindicatos e diversas outras pessoas ou entidades que se relacionam com a empresa.) – públicos estratégicos com os quais se relacionam, a partir do conceito de interdependência de fatores econômicos e ambientais.

A Visão alinha a opinião do Banco sobre o mundo, a sociedade, a sua organização e o seu jeito de ser e fazer, enquanto a Missão auxilia a identificar aquilo que está construindo com seus stakeholders e como fará isso. Assim, todos podem ser mais autônomos, ágeis e aprimorar a execução. Uma empresa cria valor quando esse valor é reconhecido por todos os que se relacionam com ela – e nos vários papéis em que esse relacionamento se dá. Assim, o Banco procura aprimorar seu conhecimento, refinar suas competências na execução de seu papel – essencial na sociedade – de gestão e intermediação de recursos financeiros, servindo de referência para outros.

A satisfação própria e de todos os que interagem com o Banco é a base de um relacionamento produtivo e duradouro. A satisfação com os produtos e serviços, com o relacionamento e o jeito de ser cria um vínculo de qualidade, lealdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com