TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas

Artigos Científicos: Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

20:45

Izabela Lanzoni Gomes

UNIDADE 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Leia atentamente o texto abaixo, e depois responda a quest??o proposta assinalando a alternativa correta:

A Gillette, no mercado h?? mais de 100 anos, nunca foi amea??ada na lideran??a mundial de vendas de aparelhos e l??minas de barbear. Em sua sede, todos os dias funcion??rios chegam de manh?? e se encaminham para uma ??rea com pias e torneiras. L??, se barbeiam com produtos que ainda n??o chegaram ao mercado ??? e talvez nunca cheguem. Mais de 2% de seu faturamento de US$ 10,5 bilh??es destina-se a pesquisa e desenvolvimento. Nem sempre a grande sacada nasce em laborat??rios. Por exemplo: qual a diferen??a entre o Mach 3 e uma de suas vers??es, o Mach 3 Champion? Resposta: a cor. Os tradicionais s??o prateados. O Champion, vermelho ferrari. ???Sempre priorizamos mensagens tecnol??gicas, mostrando a a????o de nossos barbeadores sobre a pele???, diz Toledo. ???Nesse caso, fomos para o lado emocional, com mensagem de bem-estar e sucesso, utilizando a imagem de Emerson Fittipaldi.??? As vendas cresceram 30%. Seria uma edi????o limitada. Virou item permanente do portif??lio.

A Gillette respeitou um princ??pio b??sico no universo da inova????o empresarial. ???Qualquer a????o inovadora deve atender, ao mesmo tempo, a necessidade do cliente e garantir retorno ao acionista???. (Fonte: Reportagem ???Empresas Criativas??? de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto ?? Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edi????o 413, dispon??vel em (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas). acesso em 2 de agosto de 2011.)

O desafio gerencial no Desenvolvimento de Novos Produtos que est?? relacionado com o texto acima da Gillette ??:

Resposta Selecionada:

Corretad. Maximizar a adequa????o ?? necessidade do cliente.

Resposta Correta:

Corretad. Maximizar a adequa????o ?? necessidade do cliente.

Feedback da resposta:

A alternativa correta ?? ???Maximizar a adequa????o ?? necessidade do cliente???, pois a Gillette aproveita produtos j?? lan??ados, diferenciando-os apenas na cor, lan??ando novas vers??es que tragam resultados financeiros a custos baixos.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Observe a legenda abaixo, e depois responda a quest??o proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto

Princ??pio 1 ??? Peneira de ideias.

Princ??pio 2 ??? Evite a monocromia.

Princ??pio 3 - Olhe para fora da janela.

A Oxiteno ?? uma empresa qu??mica do Grupo Ultra que fabrica mais de 400 produtos diferentes, com formula????es ??nicas, que est??o contidos em xampus, cremes dentais ou defensivos agr??colas. Em 2004, o presidente da empresa resolveu montar uma esp??cie de time dos sonhos da ind??stria qu??mica e reuniu seis dos maiores especialistas do mundo para criar um conselho tecnol??gico e cient??fico para a Oxiteno. Buscaram os especialistas de uma mesma ??rea da qu??mica, a dos tensoativos, para que eles pudessem discutir entre si.

O grupo ?? formado por qu??micos com idade de 50 a 60 anos, oriundos da academia da Su??cia, ou da ind??stria, como o italiano Guido Bognolo, ex-Procter&Gamble e ex-ICI. Eles v??m ao Brasil uma vez por ano e, durante tr??s dias, avaliam o portf??lio da Oxiteno, prop??em temas de pesquisa e d??o palestras aos 120 pesquisadores da empresa. Eles ainda servem como uma ponte para tudo que est?? acontecendo no mundo e abrem as portas para a empresa fazer acordos com centros de pesquisa internacionais. Integrar esses papas da qu??mica ao processo de inova????o da empresa sai mais barato do que se poderia supor. Os valores correspondem a cerca de um d??cimo do que um guru internacional de administra????o cobraria por uma palestra de uma hora. Eles n??o v??m pelo dinheiro, v??m pela curiosidade e ficam empolgados em ver como o pessoal da Oxiteno est?? preparado para sugar a car??tida deles. (Reportagem ???Empresas Criativas??? de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto ?? Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edi????o 413, dispon??vel em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)

O(s) princ??pio(s) de Desenvolvimento de um Novo Produto que est??(??o) relacionado(s) com o caso da Oxiteno ??:

Resposta Selecionada:

Corretac. Somente o Princ??pio 3.

Resposta Correta:

Corretac. Somente o Princ??pio 3.

Feedback da resposta:

A alternativa correta ?? ???Somente o Princ??pio 3???, pois o princ??pio de Desenvolvimento de um Novo Produto que est?? relacionado com a experi??ncia da Oxiteno retratada no texto acima ?? que eles foram buscar inspira????o e conhecimento fora da empresa. Logo ?? o princ??pio ???olhe para fora da janela???.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Observe a legenda abaixo, e depois responda a quest??o proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto.

Princ??pio 1 ??? Peneira de ideias.

Princ??pio 2 ??? Evite a monocromia.

Princ??pio 3 - Olhe para fora da janela.

Na 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo, para uma ideia nova tornar-se um produto inovador, uma sugest??o percorre um longo caminho. No mercado, de cada tr??s mil ideias, uma, e apenas uma, transforma-se num produto de sucesso (com dois anos de boas vendas). Antes disso, ela passa por avalia????es t??cnicas e comerciais e recebe uma pontua????o, que determina sua viabilidade e a prioridade de lan??amento. Nenhuma ideia, por mais irrelevante que pare??a, pode ser descartada antes dessa avalia????o criteriosa. Mais: todos os funcion??rios t??m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com