TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desequilíbrio estático

Tese: Desequilíbrio estático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Qualquer rotor possui força e momento resultantes do desbalanceamento. Em alguns casos o momento resultante pode ser negligenciado por ser muito pequeno ou por não afetar o funcionamento normal de determinada máquina. Nestas Condições aceita-se o balanceamento estático. Na imensa maioria das vezes é necessário corrigir também o momento resultante: é necessário usa o balanceamento dinâmico que por si mesmo já envolve o estático.

O Balanceamento dinâmico consiste em medir as duas forças resultantes, nos dois planos de balanceamento e proceder a sua anulação pela colocação de duas massas corretoras.

O mercador oferece muitas balanceadores de alta qualidade que executam com precisão o balanceamento

Desbalanceamento Estático

Dois desbalanceamentos podem possuir a mesma intensidade eposição angular, bem como estar a uma mesma distância do centro de gravidade. O estado idêntico destes dois desbalanceamentos resulta no caso de um desbalanceamento único, de intensidade duplamente maior, que atua diretamente no centro de gravidade, ou seja, neste exemplo, bem no meio do rotor. Apoiando-se este rotor sobre duas facas, ele irá realizar um movimento pendular até que o seu "ponto mais pesado" aponte para baixo. Devido a força da gravidade, este desbalanceamento atua também sem rotação, sendo denominado por isso "desbalanceamento estático". Ele acarreta no deslocamento do eixo de massa do rotor para fora do seu eixo geométrico, fazendo o rotor oscilar em paralelo ao seu eixo de rotação.

Um desbalanceamento estático deve ser compensado no plano do centro de gravidade, através da remoção de material no "ponto mais pesado" ou da adição de massa no lado oposto. A correção do desbalanceamento estático em apenas um plano de correção ocorre, em geral, nos rotores em forma de disco. Desta maneira, recomenda-se, para este balanceamento, todas as máquinas de balancear verticais, uma vez que estes rotores não possuem eixo próprio.

Balanceamento Estático

Nada mais é do que a distribuição uniforme do peso do conjunto, de tal forma que fique em qualquer posição, sem a tendência de girar por si mesmo.

Desbalanceamento Dinâmico

Um rotor real normalmente não possui um único desbalanceamento, mas em teoria muitos, que estão distribuídos aleatoriamente ao longo de seu eixo de rotação.Todos os desbalanceamentos podem ser somados e equivalerem a dois desbalanceamentos resultantes em dois planos arbitrários, onde possuem geralmente diferentes valores e posições angulares. Como este estado de desbalanceamento só pode ser determinado com o rotor em rotação, ele é conhecido como desbalanceamento dinâmico. Este desbalanceamento pode ser dividido em desbalanceamento estático e em desbalanceamento de torque, indiferentemente da influência maior de um ou de outro.

Para a correção integral do desbalanceamento dinâmico, necessitamos obrigatoriamente de dois planos de correção. O desbalanceamento dinâmico ocorre praticamente em todos os rotores. Para realizarmos este balanceamento podemos utilizar tanto máquinas de balancear horizontais como verticais.

Balanceamento Dinâmico

Qualquer rotor possui força e momento resultantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com