TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre publicidade, marketing e propaganda

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Análise de um anúncio publicitário na Teoria de Lasswell

[pic 1]

Anúncio escolhido: Programa mais médicos do governo federal junto com o ministério da saúde.

Quem?

É o emissor. Que neste caso é o ministério da saúde, ministério da educação e o Governo Federal.

Diz o que?

O conteúdo, tudo que se tem no anuncio publicitário. Desde as palavras, cores, cenário etc. o conteúdo desse anuncio são as pessoas no inferior central do anuncio com impressão de estarem andando para frente, que estaria representando o avanço descrito no enunciado acima. O local é em frente um a Unidade Básica de Saúde de uma cidade modelo com um final de tarde agradável. Com uma jovem estudante, uma médica, um rapaz e uma família que passa ideia de já utilizar o programa mias médicos. No fundo a um casal de idosos abraçados do lado esquerdo e no lado direito um agente de saúde e um médico. Na parte de cima do anuncio há um enunciado com letras azuis, verdes e laranjas e um desenho de um estetoscópio no formato do território do Brasileiro.

Em relação ao estudo das cores, o azul que é a cor predominante no enunciado no superior do anuncio passa ideia de confiança, segurança e ideais. Já a cor verde que também esta no enunciado e a mesma cor é usada para formar o estetoscópio passa ideia de esperança, estabilidade, tranquilidade e também é a cor predominante na bandeira do Brasil. E o laranja é uma cor bem sociável, agradável e chama atenção.

 

Em que canal?

Veiculado desde 17 de agosto de 2015, segundo o canal do YouTube do ministério da saúde (TVSaúde). Sua veiculação não é soa através de vídeos, também esta no formato de televisão, rádio, internet, hotsite, aplicativos para celular e banners. No formato para televisão há dois eixos: sobre saúde e a formação do programa que são de 60 segundos cada. Como é uma propaganda governamental é veiculada em todas as emissoras de canal aberto cadastradas no SECOM (secretaria de comunicação social). No rádio também são dois eixos que falam sobre a infraestrutura e o provimento do programa mais médicos cada um com 30 segundos e para veiculação é o mesmo precoce da televisão.

Na Internet é veiculado por meio de chamadas pequenas com partes do mesmo anuncio a cima. É utilizada no twitter, facebook, instagram e blogs do ministério da saúde. E como aplicativo mobile fica disponível para download  gratuito no site do governo federal e tem proposito de utilizar sua geolocalização para achar um UBS (unidade básica de saúde) mais próxima de você e que contenha o programa mias médicos.

Também está veiculada em formato de hotsite que são sites de curta duração e tem objetivo de destacar uma ação de comunicaçã, e em banner espalhados pelas unidades de saúde, que foi  onde encontrei tal anuncio publicitário.

A quem?

Por ser uma propaganda governamental é inicialmente é desenvolvida a toda população. Mas também tem seu publico alvo que são os jovens adolescentes que estão para escolher sua graduação e  interessados na graduação em medicina, as população que ainda não conhecem o programa mais médicos ou que nunca foram em uma UBS.

Com que efeito?

O efeito é o objetivo do anuncio, que é conscientizar a população sobre os avanços do programa mais médicos nas unidades básicas de saúde Brasil, e chamando a população mais jovem a se interessar pela medicina assim ajudando o brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com