TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão e análise crítica do filme e do livro o Monge e o executivo

Resenha: Discussão e análise crítica do filme e do livro o Monge e o executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Resenha  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 8

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL

MARKETING – MÓDULO BÁSICO

JUNIOR OLIVEIRA SANTOS – RA 223502013

PORTFÓLIO 02

ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

JUNIOR OLIVEIRA SANTOS

PORTFÓLIO 02

ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Marketing da Faculdade ENIAC para a disciplina de organização e Processos Gerenciais.

Prof. Silivia Aparecida Raimundo Ferreira.

Guarulhos

2013

Respostas

.............................................................................................................

Parte I – Discussão e análise crítica do filme e do livro O Monge e o Executivo.

1. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método como seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento. Realize uma pesquisa e responda, se os acontecimentos no filme: o amor é contagioso; há visão empreendedora e justifique. (pontuação máxima 1,0)

No filme existe uma visão empreendedora pois a partir do momento que o ator consegue ter um envolvimento diferente interagindo com os pacientes, por ter várias competências de um empreendedor. Ele tinha capacidade de inovar, tinha iniciativa, criatividade, ele tinha visão de futuro e já imaginava a proporção que aquele trabalho traria para a qualidade de vida dos pacientes, além dele organizar a demanda e de gerenciar a equipe onde o mesmo formou um time com os melhores profissionais, ele refaz as técnicas usadas pelos médicos fazendo com que os pacientes se sentissem felizes e tranquilos apesar de todos os problemas de saúde. E a partir disso ele conseguiu conquistar todos com o seu respeito, quebra de paradigmas, autoconhecimento, criatividade, atendimento, inovação, influência e persuasão, envolvimento, comprometimento, empreendedorismo e Liderança Empreendedora, e é claro com uma alta dose de humor.

2. Apresente dois conceitos de liderança através de citações. Faça uma reflexão e pontue quais os estilos de liderança que são apresentados no filme, e as respectivas características predominantes de cada um desses estilos. (pontuação máxima 1,0)

Conceito 1. Liderança e seus tipos, por Vangevaldo Conceito - Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.

Conceito 2. por Drucker Drucker(1996) - dizia que a liderança podia ser nata ou aprendida, portanto um gerente deve procurar qualificação criar a capacidade de identificar como motivar sua equipe de uma forma consistente, para que essa produza sempre além das expectativas.

Ambas as citações nos revelam que um empreendedor deve possuir algumas características como a de ouvir, a de aprender, antes de passar seus conhecimentos, um bom líder deve ouvir, aprender primeiro.

3. No livro o Monge e o Executivo, no capítulo dois o autor mostra a necessidade e flexibilidade que um líder tem de ter em saber identificar os velhos paradigmas e se adaptar aos novos. De forma simples ele explica que o que são paradigmas. E em tempos passados, mas precisamente no período da burocratização, as estruturas internas das empresas eram exigentes, de modo a determinarem a seus empregados toda a atenção voltada para o nível hierárquico mais alto, fazendo com que todos ficassem preocupados em atender as vontades do presidente, e somente dele, visando assim apenas o lucro. Voltando para as empresas atuais, os novos paradigmas, como afirma o livro, arranjam uma nova estrutura, esta baseada na liderança servidora, pois todos tendem a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência deste empenho. Tendo como base o filme: o amor é contagioso e o livro o monge e o executivo, você na qualidade de líder faça uma analise comparativa das duas realidades organizacionais.

(pontuação máxima 2,0)

O livro O Monge e o Executivo nos da a possibilidade de tere uma visão humana de como, na verdade, deve ser o relacionamento pessoal e entre os grupos nas organizações e empresas, sejam elas familiares, na amizade, nos governos etc. É possivel notarmos, que o autor se utilizou, de porpósito, de um ambiente muito diferente e interessante para passar-nos lições de liderança. Um mosteiro onde todos os frades possuem o mesmo “cargo”: ninguém é pior ou melhor que ninguém. Porém, um reitor, o líder, que é responsável por dar a palavra final em todos os assuntos. O filme O amor é contagioso relata a história de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com