TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinções entre a Empresa, o Gerente e o Empreendedor

Projeto de pesquisa: Distinções entre a Empresa, o Gerente e o Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão visa elaborar um plano de negócios para a resolução dos problemas da Cafeteria. Para isso foi feito um estudo intenso, na coleta de dados primário, no campo de trabalho, desde cenário, produtos, atendimento e a pessoas. Mediante isso, um levantamento, secundário de dados externos, em empresas similares e concorrentes.

2. DESENVOLVIMENTO

Nas etapas 1 e 2, foram analisadas as personalidades de cada funcionário da Cafeteria e a maneira de se trabalhar na mesma, com o objetivo de compreender os problemas existentes, e propor alternativas para solucioná-los. A partir desses dados, foi possível identificar os fatores motivadores e desmotivadores dos funcionários, a fim de melhorar as relações interpessoais entre eles e o dono da empresa, sempre com o objetivo de proporcionar melhores resultados para a Cafeteria.

3. ETAPA 1 e 2

Segundo Mariana Pedroso:

Comandar uma empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.

As diferenças entre Empresa, Gestor e Empresário, são:

Empresa - Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

Gestor - O gestor detalha mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas.

Empresário – É o que exerce as atividades da empresa, ele detém a propriedade dos bens de produção, gozando diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.

As empresas são consideradas sistemas abertos, em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Essa interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade.

Definições de Missão, Visão e Valores Organizacionais:

Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência.

Visão: É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço.

Valor: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações

3. ETAPA 1 e 2

Para Alciony Oliveira:

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações

As diferenças entre Empresa, Gestor e Empresário, são:

Empresa - É conceitualmente diferente de estabelecimento, sinaliza um conjunto de recursos e pessoas organizados para a produção ou circulação de bens e serviços.

Gestor - A Gestão é mais intelectual que operacional, ele mostra os benefícios, como também os custos dos processos.

Empresário - Não tem olhos apenas para o seu departamento, mas consegue visualizar a companhia como um todo. Atribui significado pessoal a tudo o que faz, tanto pelo trabalho como pela empresa onde atua. Isso inclui acreditar no negócio e ter a sensação de que a experiência está valendo a pena.

As empresas são consideradas sistemas abertos, é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços.

Definições de Missão, Visão e Valores Organizacionais:

Missão - É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que define o significado a essa existência.

Visão – Trata-se de ver a onde a organização quer chegar, e como fará e que meios utilizará para alcançar esse objetivo

Valor – Os Valores são os princípios morais que estão por trás da cultura da empresa.

3. ETAPA 1 e 2

Para Renata Ferrari:

Para o sucesso de um bom Gestor, ele precisa ter conhecimento técnico, pois precisará decidir sobre assuntos específicos desenvolvidos na empresa. Facilidade para estabelecer relações inter pessoais, pois para desempenhar bem seu trabalho precisará da colaboração das pessoas que compõem a organização. E ser um bom articulador político, pois antes de mais nada a organização é um lugar de disputa de poder, de vaidade e de diferentes interesses.

As diferenças entre Empresa, Gestor e Empresário, são:

Empresa – É um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim econômico.

Gestor – Ele é o responsável por gerir os recursos disponíveis, tanto financeiro, humanos ou administrativos ou todos juntos. Ele está comprometido com a definição de metas e estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com